MATO GROSSO
Dia de campo mostra clones de café Robustas Amazônicos para o cerrado mato-grossense
MATO GROSSO
O encontro apresentou os resultados preliminares do estudo da seleção de 52 clones dos cafeeiros Robustas Amazônicos. Nesse ano será colhida a primeira safra para verificar os materiais genéticos mais produtivos e adaptados nos principais polos produtores de café localizados nas regiões Norte e Noroeste de Mato Grosso.
O Dia de Campo foi realizado pela Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), por meio da Empaer, em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Prefeitura de Tangará da Serra e Fundação de Amparo à Pesquisa Assistência Técnica e Extensão Rural de Mato Grosso (Fundaper).
Durante o evento, foram mostradas as boas práticas agrícolas referentes ao preparo da área e manejo de pragas e doenças.
O pesquisador da Empaer e coordenador do Projeto de Pesquisa de Validação de Clones Coffea Canephora para o Estado, Wininton Mendes, pontua que o objetivo é chamar a atenção dos cafeicultores quanto aos aspectos relacionados ao manejo sustentável da lavoura, para obtenção de maior eficiência dos cultivos.
Mendes relata que o trabalho de pesquisa começou em 2020, e a primeira colheita de avaliação será feita nos próximos meses, com clones de ciclos precoce, médio e tardio. A finalidade da pesquisa é identificar os melhores clones para compor a tecnologia de produção do café Robusta no Estado de Mato Grosso.
“No final de 2024, teremos resultados dos materiais genéticos mais produtivos com informações importantes para a tomada de decisão do produtor rural”, afirma.
O pesquisador da Embrapa, Marcelo Curitiba Espíndula, comenta que, para implantação da lavoura, é necessário que o produtor faça um planejamento com a escolha e preparo das mudas, época de plantio, preparo do solo, como identificar corretamente as principais pragas da cultura e quanto aos aspectos relacionados ao manejo sustentável da lavoura e a obtenção de maior eficiência dos cultivos.
“Dia de Campo é uma excelente oportunidade para os produtores de café se atualizarem sobre as tecnologias disponíveis, para aprimorarem a produção e a qualidade dos grãos de café”, comenta.
Os visitantes percorreram quatro estações de difusão de conhecimento. Na primeira, o coordenador do Campo Experimental de Tangará da Serra, Welington Procópio, abordou sobre a produção de mudas clonais de qualidade.
Da segunda a quarta estação, a equipe da Embrapa apresentou sobre a implantação da lavoura: tratos culturais e manejo nutricional com João Maria Diocleciano; manejo integrado de pragas e doenças, com José Nilton Medeiros Costa; e na última estação com Marcelo Curitiba Espíndula, que mostrou o desempenho agronômico dos Robustas Amazônicos no cerrado mato-grossense.
O presidente da Empaer, Renaldo Loffi destaca que o trabalho de validação de clones de café possibilita ao produtor maior segurança na implantação da lavoura com materiais genéticos testados e avaliados pela Embrapa, e a condução dos experimentos pelos pesquisadores e técnicos da Empaer nas diferentes regiões do Estado.
Para avaliar o desempenho dos materiais genéticos, foram instaladas duas unidades de pesquisa nos municípios de Tangará da Serra e Sinop, para a escolha das melhores cultivares com maior adaptação nos principais polos produtores de café.
De acordo com o presidente da Empaer, o Dia de Campo oferece ao agricultor informações técnicas com orientações sobre gestão da atividade cafeeira, bem como planejamento do cultivo do café e demais assuntos relacionados ao campo para um bom plantio. Ele elogiou o trabalho e a participação dos agricultores para desenvolver a cafeicultura na região.
“Nos próximos anos teremos resultados satisfatórios oferecendo novas tecnologias voltadas para atender a agricultura familiar e gerando lucro e renda”, enfatiza Loffi.
Participaram da solenidade o prefeito municipal Vander Masson, o deputado estadual Dr. João José de Matos, secretário adjunto da Seaf, Clóvis Figueiredo Cardoso, presidente da Câmara de Vereadores, Romer Yamashita, secretários municipais de agricultura, produtores rurais, estudantes, técnicos e pesquisadores.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá

A população que utiliza os serviços públicos de saúde de Cuiabá poderá contar com acesso gratuito à internet via Wi-Fi nas unidades da rede municipal. A medida foi garantida com a aprovação e sanção do Projeto de Lei de autoria do vereador Alex Rodrigues, que autoriza a Prefeitura a contratar empresas especializadas para fornecer o serviço.
A nova lei tem como objetivo ampliar o conforto, melhorar a comunicação e promover a inclusão digital de pacientes e acompanhantes. O vereador explicou que a proposta surgiu a partir do diálogo com a população, que muitas vezes precisa acessar documentos, pedir ajuda ou simplesmente manter contato com a família enquanto aguarda atendimento médico.
“Sabemos que a internet é fundamental, principalmente para o acesso à informação. Essa lei nasce da escuta e da necessidade real de quem utiliza o SUS”, afirmou Alex Rodrigues durante a cerimônia de sanção.
O prefeito Abilio Brunini destacou a importância da iniciativa e a colaboração da Câmara Municipal na criação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população. “Parabéns aos vereadores por suas iniciativas. A internet nos postos de saúde é mais que conforto, é dignidade e acesso à informação”, disse.
Com a sanção, a Prefeitura de Cuiabá está autorizada a iniciar os trâmites para viabilizar o serviço. A lei será publicada na Gazeta Municipal e passa a ter validade legal em todo o município.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO3 dias atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
“Exames simples de raio-X podem ajudar no diagnóstico de câncer ósseo em crianças e adolescentes”, orienta especialista
-
GERAL1 dia atrás
Trump assina tarifa de 50 % sobre todas as importações de produtos brasileiros para os Estados Unidos: confira como isso afeta o Brasil
-
MATO GROSSO8 horas atrás
Roupas, calçados e perfumes lideram intenções de compra para o Dia dos Pais em Mato Grosso
-
MATO GROSSO7 horas atrás
Agora é Lei! Projeto do vereador Alex Rodrigues garante Wi-Fi gratuito nas unidades de saúde de Cuiabá