MATO GROSSO
Mais de seis mil moradores de Cuiabá receberão cartões do SER Família
MATO GROSSO
“Não é fácil criar os filhos sozinha e essa ajuda que o Governo está dando às famílias carentes é muito significativa. Só quero agradecer ao nosso governador Mauro Mendes pelo trabalho que tem feito. Agradeço também à primeira-dama, dona Virginia, que sem ela idealizar esse programa nada disso seria possível. Ela sabe o quanto é difícil a luta das mulheres, principalmente para nós que somos mães”, disse Thais Isaura Carvalho Barbosa, mãe de duas filhas e uma das beneficiárias do Programa SER Família em Cuiabá.
A moradora do Jardim Umuarama afirmou que o programa vai ajudar não só a sua família, mas tantas outras em todo o Estado. Ela faz parte dos mais de seis mil moradores de Cuiabá que começaram a receber os cartões do Programa SER Família, idealizado pela primeira-dama de MT, Virginia Mendes, nesta terça-feira (09.05) no Ginásio Aecim Tocantins.
O programa é executado pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania (Setasc), por meio da secretaria adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf).
“Infelizmente não estamos em Cuiabá devido a uma missão do governador nos Estados Unidos, mas estou acompanhando as entregas por meio da minha equipe na UNAF e da Setasc. Estou muito feliz por esse dia ter chegado, e vamos cuidar para que os objetivos do programa SER Família sejam alcançados. Agradeço primeiramente a Deus por nos conceder a graça de ajudar as pessoas que mais precisam, ao Governo do Estado por acreditar em nossos projetos, à secretária Grasielle, a todos os servidores envolvidos, e à Segurança Pública por meio da PM e Ciopaer. Estou muito feliz”, ratificou a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.
De acordo com a secretária interina da Setasc, Grasielle Bugalho, a entrega é a concretização de um trabalho pensado com muito carinho pela primeira-dama, Virginia Mendes. Segundo Grasielle, a legislação do Programa SER Família também permitirá que, em datas comemorativas, o Governo de Mato Grosso faça depósitos extras nos cartões.
“É com muita alegria que começamos a fazer a entrega dos cartões do Programa SER Família em Cuiabá e nos outros 140 municípios de Mato Grosso. Na capital, seguiremos com a entrega até sexta-feira, com toda a estrutura para atender a população. A primeira recarga nos cartões estará disponível no dia 12 e no domingo, em comemoração ao Dia das Mães, realizaremos outra recarga no valor de R$ 220”, disse a secretária Grasielle.
Ela ainda ressaltou o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Polícia Militar e do CIOPAER, com a entrega dos cartões do Programa SER Família aos municípios no último fim de semana. Caberá agora, a cada um dos municípios, realizar a entrega dos cartões para os beneficiários por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).
Para Edicleia Aparecida Lima da Silva, beneficiada com o cartão SER Família Inclusivo, o auxílio irá ajudar na compra dos medicamentos do filho autista.
“Ultimamente os remédios estão muito caros e como o meu filho está no espectro autista, vai ajudar muito. Quero agradecer ao Governador Mauro Mendes pelo apoio para nós, principalmente às mães que têm filhos especiais. Que Deus o abençoe e a toda a sua família”, contou.
Dona Marcelina Maria dos Santos, moradora do bairro Altos da Serra 2, confidenciou que está desempregada e às vezes consegue fazer diárias, pois tem problemas de saúde.
“Eu tenho muitas dores na coluna e não tenho saúde para trabalhar. Tenho 55 anos, não sou aposentada e também não tenho ajuda dos filhos. Estou muito feliz com o cartão porque veio em boa hora para comprar comida e remédios. Agradeço à Deus, primeiramente, e também ao governador e à dona Virginia, que estão ajudando muitas pessoas carentes. Que Deus os abençoe cada vez mais, para que eles continuem com este trabalho humano com todos que precisam”, declarou Marcelina.
Cada família beneficiada receberá o cartão conforme informado no momento do cadastro, ou seja, de apenas um tipo de benefício, seja ele somente do SER Família, ou das outras vertentes, como o SER Família Criança, SER Família Idoso, SER Família Inclusivo e SER Família Indígena.
Em Cuiabá, as entregas dos cartões seguem nesta quarta-feira (10), no Ginásio Aecim Tocantins, e na quinta-feira (11.05) e sexta-feira (12.05), na sede da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), localizada no CPA I.
Outras informações, podem ser obtidas com a equipe da Setasc, pelos telefones: (65) 3613-5722 ou 3613-5701 e pelo e-mail: serfamilia@setasc.mt.gov.br
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Utilização de veículos como pagamento de imóveis se torna opção de mercado em Cuiabá
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso
-
ARTIGOS4 dias atrás
Tecnologia, ciência e humanização: o tripé da medicina do futuro
-
ARTIGOS4 dias atrás
Especialista em diagnóstico por imagem explica como a biópsia guiada contribui para o tratamento precoce do câncer de mama
-
ARTIGOS1 dia atrás
Dia do Médico: Desafios, avanços e a missão de cuidar
-
ARTIGOS4 horas atrás
Canetas emagrecedoras: ortopedista alerta sobre impactos na coluna e nas articulações