Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Farmácia de Alto Custo atendeu 11 mil pacientes e entregou 42.802 medicamentos e insumos

Publicados

MATO GROSSO

A Farmácia Estadual do Componente Especializado, conhecida popularmente como “Farmácia de Alto Custo”, realizou 42.802 atendimentos de entrega de medicamentos no primeiro quadrimestre de 2023. O número é 62% maior do que o atendimento realizado no mesmo período de 2019, no início da atual gestão, quando foram ofertados 26.423 atendimentos.

Mensalmente são atendidos aproximadamente 11 mil pacientes com medicamentos e insumos. Os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas são padronizados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e da Relação Estadual de Medicamentos Essenciais (Resme).

“As equipes da SES trabalham incansavelmente para oferecer uma assistência especializada de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso. Tenho convicção que a atual gestão contribuiu muito para que avanços nesta área fossem possíveis”, avaliou o secretário de Estado de Saúde, Juliano Melo.

A sede da Farmácia Estadual está localizada em Cuiabá, mas atende demandas dos 141 municípios do estado e fornece medicamentos para todos os pacientes cadastrados no sistema do Componente Especializado, seja via SUS, convênio ou atendimento particular.

Leia Também:  Procon estadual e unidades municipais debatem proteção e defesa do consumidor em reunião técnica

“Todos os meses, cerca de 11 mil pessoas utilizam os serviços da Farmácia Alto Custo do Estado. A unidade especializada oferece em torno de 200 medicamentos, em mais de 335 apresentações, para tratar mais de 100 protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas”, acrescentou o secretário adjunto de Unidades Especializadas da SES, Luiz Antonio Ferreira.

Caso o cidadão precise de um componente que integra a lista de medicamentos disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o usuário, munido de Receita e Laudo Médico Especializado (LME) e de exames exigidos pelo Ministério da Saúde, solicita o acesso ao medicamento junto à Farmácia Estadual.

Para saber se um medicamento é fornecido pelo SUS e ter acesso a mais informações sobre os documentos necessários e os protocolos de medicamentos, acesse este link.

A Farmácia Estadual está localizada na Av. Tenente Thogo da Silva Pereira, nº 63, bairro Centro Sul, em Cuiabá. A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, ininterruptamente.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Procon estadual e unidades municipais debatem proteção e defesa do consumidor em reunião técnica

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA