MATO GROSSO
Escola Pública de Trânsito já capacitou 479 profissionais no Curso de Atualização de Agente
MATO GROSSO
Concluíram o curso 366 policiais militares de diversos Comandos Regionais, 77 agentes municipais de Colíder, Lucas do Rio Verde, Rondonópolis e Sorriso, além de 36 servidores do Detran-MT.
A capacitação é ofertada durante todo o ano de 2023, por meio de dez turmas. As aulas são ministradas por servidores do Detran-MT e do Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário da Polícia Militar, com o objetivo de ressignificar conceitos e práticas de fiscalização de trânsito para aprimorar a atuação dos profissionais que executam as atividades de fiscalização, operação, policiamento e patrulhamento de trânsito municipal em seu dia a dia.
O curso possui carga horária de 32 horas/aulas e é realizado na modalidade de ensino à distância, através da plataforma virtual da Escola Pública de Trânsito (www.escola.detran.mt.gov.br).
Segundo a coordenadora da Escola Pública de Trânsito do Detran-MT, Renata Freitas, a ampliação das ações de segurança viária demanda o investimento constante na qualificação dos seus agentes, a fim de que possam, efetivamente, garantir o cumprimento das leis de trânsito em defesa da vida.
O diretor coronel PM Januário Antônio Edwiges Batista, Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militar, evidenciou a importância de um aprimoramento constante dos policiais militares que atuam como agentes de trânsito, em virtude de diversas alterações no Código de Trânsito Brasileiro.
“Com a capacitação, preparamos nossos policiais para alcançarem a excelência no atendimento a população, contribuindo com a prevenção e conscientização das pessoas sobre a responsabilidade de todos para um trânsito mais seguro, satisfazendo assim os anseios da sociedade”, disse.
Escola Pública de Trânsito
A Escola Pública de Trânsito do Detran-MT é responsável pela oferta e certificação de cursos na área de trânsito. Os cursos promovidos pela Escola destinam-se à formação de servidores públicos vinculados aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, profissionais credenciados, professores da rede pública e particular de ensino e sociedade em geral; envolvendo a construção de conhecimentos na área de segurança viária e temas como educação, engenharia, fiscalização e psicologia de trânsito.
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.
De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.
“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”
A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.
“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.
“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou
Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.
“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
FPA-MT quer agenda com governador para apontar falhas no sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO6 dias atrás
Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial
-
MATO GROSSO14 horas atrás
Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais
-
MATO GROSSO15 horas atrás
AACCMT destaca a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil