Search
Close this search box.
CUIABÁ

EM TRÊS ANOS

Investimentos do Governo de MT refletem na redução de 96% de focos de calor no Pantanal

Publicados

MATO GROSSO

A região do Pantanal mato-grossense registrou uma redução de 96,5% no número de focos de calor entre 2020 e 2022, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Em 2020 foram registrados 13.207 focos, enquanto no ano passado foram 462.

“Os índices positivos são a prova de que o Governo de Mato Grosso trabalha intensamente no combate aos incêndios florestais, ao investir na nossa corporação com a entrega de novas unidades, viaturas e equipamentos para os nossos bombeiros. Sem o investimento do Governo do Estado, essa redução de 96% não seria possível”, afirma o comandante do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, tenente-coronel Marco Aires.

Nos últimos quatro anos, o Governo de Mato Grosso destinou mais de R$ 185 milhões para o combate de crimes ambientais. Já em 2023 será disponibilizado, ao todo, R$ 77,4 milhões. Esses recursos fazem parte do Plano de Ação do Comitê Estratégico para o Combate ao Desmatamento Ilegal, Exploração Florestal Ilegal e aos Incêndios Florestais (CEDIF-MT).

Leia Também:  Secel e Unemat ofertam curso de qualificação a gestores municipais de esporte e lazer

O montante vai possibilitar a contratação temporária de brigadistas, locação de quatro aeronaves, aquisição de uma nova plataforma própria de imagens de satélite de alta resolução para monitoramento ambiental e o custeio das operações de respostas e fiscalização em campo, bem como a aquisição de equipamentos permanentes, consumo e serviços necessários às equipes.

“Preservar o meio ambiente é um compromisso que o Governo do Estado assumiu desde o início da gestão Mauro Mendes e o Corpo de Bombeiros atua para cumpri-lo da melhor forma possível”, afirma o comandante.

Além dos investimentos em equipamentos e outros recursos, o Governo também investe em cursos aos militares, a fim de garantir uma equipe muito mais capacitada nas ações de combate. Neste ano, por exemplo, mais de 30 militares foram capacitados no 9º Curso de Geoprocessamento Aplicado aos Incêndios Florestais (9º CGIF).

“O Corpo de Bombeiros monitora diariamente os focos de calor via satélite, o que será melhorado com a implantação da plataforma de predição de incêndios contratada pelo Estado. Com esta plataforma e cursos realizados durante a fase de preparação, teremos equipes melhores preparadas para analisar os dados gerados e, assim, planejar ações contra os incêndios florestais dentro de cada regional”, explica o comandante.

Leia Também:  VÍDEO: Carro despenca na trincheira da Cidade Verde, em Cuiabá

Redução segue em 2023
Neste ano, o Pantanal mato-grossense segue registrando redução no número de focos de calor. Entre 1º de janeiro e 5 de junho, o bioma reduziu em 17% os focos em relação ao ano passado. Foram registrados 43 focos durante este período em 2023 e 52 focos em 2022.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lojas Bebel apresenta sua primeira coleção de fabricação própria regional no Cuiabá Fashion Week

Publicados

em

A moda Plus Size de Cuiabá ganha um novo e importante capítulo neste sábado (15), com a participação das Lojas Bebel no Cuiabá Fashion Week, evento que acontece às 19h30, na Sala VIP da Arena Pantanal.

Desta vez, a Bebel vai subir à passarela com um motivo a mais para comemorar: a marca vai apresentar ao público sua primeira coleção de fabricação própria em Cuiabá, um marco para o segmento Plus Size e para a moda local.

Durante anos, a empresária Herika Nayllon, fundadora e proprietária das Lojas Bebel, precisou viajar constantemente para São Paulo e Goiânia em busca de peças exclusivas e com o caimento ideal para o público Plus Size. Em algumas ocasiões, chegou até a fabricar parte das coleções fora do estado, sempre com o objetivo de oferecer qualidade e estilo às suas clientes.

Agora, esse sonho se tornou realidade. A produção própria da Bebel foi instalada em Cuiabá, dentro da loja localizada na Rua Pedro Celestino, consolidando um passo importante na história da marca.

“Trazer nossa fabricação para dentro de casa é uma conquista enorme. Sempre quis produzir em Cuiabá, gerar oportunidades aqui e oferecer às nossas clientes peças únicas, com o carinho e o olhar de quem entende o universo Plus Size”, destaca Herika Nayllon.

Leia Também:  VÍDEO: Carro despenca na trincheira da Cidade Verde, em Cuiabá

A coleção que será desfilada no Cuiabá Fashion Week é totalmente desenvolvida e confeccionada em Cuiabá, marcando uma nova fase da Bebel, mais próxima, mais autêntica e ainda mais conectada às mulheres reais.

Além de ser um momento de celebração da moda, o desfile também apresenta ao público as novidades que chegam às vitrines da loja para o fim de ano, com looks exclusivos e pensados especialmente para valorizar todos os corpos e estilos.

Com essa conquista, a Bebel reforça seu compromisso em representar e empoderar o público Plus Size, mostrando que a moda inclusiva também é sinônimo de elegância, atitude e autoestima.

Mais informações:

Evento: Cuiabá Fashion Week
Data: Sábado, 15 de novembro
Horário: 20h
Local: Sala VIP – Arena Pantanal
Coleção: Fabricação própria das Lojas Bebel (Cuiabá – MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA