MATO GROSSO
Sons ouvidos por equipe de busca podem ser pedidos de socorro
MATO GROSSO
Autoridades estão em busca do submarino Titan, pertencente à empresa OceanGate Expeditions, que sumiu no Oceano Atlântico durante expedição aos destroços do Titanic enquanto levava cinco pessoas a bordo. O contato com a embarcação foi perdido neste domingo (18).
De acordo com a CNN e a revista Rolling Stone, que citaram memorandos internos do governo dos EUA, foram ouvidos estrondos debaixo d’água durante a busca, quatro horas depois que dispositivos de sonar foram implantados.
Ainda não há informações sobre a data e o momento em que os sons foram escutados.Na madrugada desta quarta-feira (21), a Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou que as equipes de resgate detectaram “ruídos subaquáticos” onde o submarino desapareceu. O primeiro Distrito da Guarda Costeira dos Estados Unidos, afirmou no Twitter:
“A aeronave P-3 canadense detectou ruídos debaixo d’água, na área de busca. Como resultado, as operações de ROV (Veículo Operado Remotamente, na sigla em inglês) foram realocadas na tentativa de explorar a fonte dos ruídos”.
A divisão marítima militar informou que as buscas pelo ROV “retornaram resultados negativos, mas que as buscas continuam”.Em postagem nas redes sociais, o presidente do Explorers Club, Richard Garriott, divulgou uma declaração esperançosa sobre a missão de busca e resgate do submarino desaparecido:
“Há motivos para esperança, com base em dados de campo – entendemos que prováveis sinais de vida foram detectados no local. Acreditamos que [a Guarda Costeira dos EUA] está fazendo todo o possível com todos os recursos que tem”.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.