Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Melhores equipes do Estado disputam títulos de campeãs dos Jogos Escolares Mato-grossenses

Publicados

MATO GROSSO

As melhores equipes escolares de Mato Grosso disputam, de 01 a 07 de julho, os títulos de campeãs estaduais nas modalidades de basquetebol, handebol, futsal e voleibol. Realizada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), a etapa estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses reúne, em Lucas do Rio Verde (MT), 94 equipes formadas por estudantes de 12 a 14 anos de municípios de todas as regiões do Estado.

A abertura oficial do evento será no domingo (1º.07), às 19h30, no Estádio Municipal Passo das Emas, que fica no bairro Menino Deus, em Lucas do Rio Verde. Com a presença de público e autoridades, a solenidade envolve o acendimento da pira olímpica e a apresentação das delegações municipais, que contam com cerca de 1,5 mil pessoas, entre atletas, técnicos e dirigentes.

“Depois de competirem e vencerem suas etapas regionais, agora os estudantes irão lutar pelo título estadual. Com certeza, será um evento de muita emoção e aprendizados para todos. Nós, da Secel, agradecemos demais pela confiança dos pais, dos municípios envolvidos e a parceria da prefeitura de Lucas do Rio Verde na realização dessa etapa estadual. Vamos juntos fortalecer o desporto escolar”, enfatiza o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.

Leia Também:  Frio segue forte no fim de semana; Cuiabá tem mínima de 13ºC

Participam da disputa estadual todas as equipes campeãs das etapas regionais que foram realizadas nas dez regiões esportivas mato-grossenses, de abril a junho deste ano. Também são incluídos na competição os times escolares da Capital mato-grossense e do município-sede.

Divididas por modalidade e gênero, as equipes representam 43 municípios mato-grossenses, já que alguns tiveram mais de uma equipe vencedora na fase regional correspondente.

Nessa etapa estadual, estarão presentes as delegações de Água Boa, Alto Araguaia, Apiacás, Arenápolis, Barão de Melgaço, Barra do Garças, Cáceres, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Campos de Júlio, Comodoro, Confresa, Cuiabá, Guarantã do Norte, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Itiquira, Juara, Juína, Lucas do Rio Verde, Marcelândia, Mirassol D´Oeste, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Olímpia, Paranaíta, Pedra Preta, Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Portos dos Gaúchos, Poxoréu, Primavera do Leste, Querência, Ribeirãozinho, Rondonópolis, São José do Rio Claro, Sapezal, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Terra Nova do Norte, Várzea Grande e Vila Rica.

Leia Também:  Sesp realiza cadastro biométrico de visitantes em unidades prisionais da região metropolitana de Cuiabá

Etapa Estadual

As partidas da etapa estadual dos Jogos Escolares Mato-grossenses acontecem em diferentes espaços esportivos de Lucas do Rio Verde, de acordo com a modalidade, a partir das 7h30, de domingo (1º.07).

O ginásio da Escola Estadual Ângelo Nadin recebe os jogos de basquetebol e handebol, que também serão disputados nos ginásios Pimpão e Didé Martin. Já o ginásio da Escola Municipal Vinícius de Moraes será palco das disputas de futsal e do voleibol, que também ocorrem nos ginásios Rio Verde e Ernesto Zortéa.

As equipes vencedoras em cada modalidade e gênero garantem vagas para representar Mato Grosso nos Jogos Escolares Brasileiros, que são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).

Neste mês, ainda serão realizadas as etapas estaduais das modalidades esportivas individuais e dos Jogos Estudantis, que abrangem seleções municipais formadas por estudantes de 15 a 17 anos. Respectivamente, essas outras duas competições mato-grossenses ocorrem em Várzea Grande, de 13 a 16 de julho, e em Água Boa, de 21 a 27 de julho.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  VÍDEO: Uma banca só produtos a base ozônio. Foi o que eu encontrei no Shopping Popular de Cuiabá. Acompanhe comigo.

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  Acidente com 17 veículos deixa mortos em estrada de Goiás

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA