MATO GROSSO
Edição 2023 da Corrida Homens do Fogo reúne mais de 2 mil participantes
MATO GROSSO
“Correr é deixar todos os problemas para trás. Nunca tive problemas de saúde, mas era sedentária. Um dia, falaram que eu não conseguiria terminar a Corrida de Reis, e fui. Agora, todo mundo em casa corre, até os netos. Todo domingo, sempre que tem, estou nas corridas”, disse Solange Costa.
“Há dois meses, quando abrimos as inscrições, tivemos 2 mil inscritos em tempo recorde. A 35ª edição, então, se consagra como a maior em número de participantes na história da corrida. Só está sendo possível realizar, nessa dimensão, graças a parceria entre o Governo do Estado e o Sesc”, explicou o comandante do 1º Batalhão dos Bombeiros, tenente-coronel Faro.
André Ramos, de Barra do Garças, venceu em primeiro lugar na categoria geral masculina dos 10 km. Ele é um dos beneficiários do Bolsa Atleta, programa do Governo de Mato Grosso que incentiva o atletismo no Estado, e explica que a corrida serviu como um treinamento para o Troféu Brasil, que acontece a partir da próxima quinta-feira (5).
“Eu quero agradecer ao Governo de Mato Grosso por investir no esporte, por meio do Projeto Olimpus. Temos grandes investimentos no esporte, como o Bolsa Atleta, que serve como uma motivação para nos levantarmos todos os dias e treinar. Com o Bolsa Atleta, podemos investir em nós mesmos, comprar nossos materiais, ir para competições nacionais e internacionais fora de Mato Grosso e representar o Estado”, afirmou André.![]()
Outra beneficiária do Bolsa Atleta é Francielly Marcondes. Ela também é de Barra do Graças e conquistou o troféu de primeiro lugar na categoria geral feminina dos 10 km.
Francielly explica que desde que se tornou beneficiária do programa, ela pôde participar de muito mais competições: “O Governo do Estado investe nos seus profissionais, tanto que o Bolsa Atleta é o melhor programa de apoio para nós. É um programa que faz muita diferença. Antes, eu não conseguia viajar para as competições, mas agora eu consigo graças ao programa”, contou.![]()
Já a soldado Juliana Dalila, do Corpo de Bombeiros, foi medalhista do primeiro lugar na categoria militar. Corredora há 10 anos, ela elogiou a iniciativa do Corpo de Bombeiros junto ao Serviço Social do Comércio (Sesc)
“Eu sempre gostei da prática esportiva pelo bem estar e qualidade de vida que traz. É algo que me faz bem. Faz parte de mim. Estou muito feliz com meu resultado porque bati meu próprio recorde nos 10 quilômetros. Sabia que o Corpo de Bombeiros iria fazer uma prova magnífica”, disse a soldado.![]()
Cerca de 60 pessoas foram premiadas com troféus. A competição também premiou os primeiros colocados com prêmios em dinheiro.
Tradição e parceria
A Corrida Homens do Fogo acontece, tradicionalmente, há 35 anos e foi realizada neste domingo em comemoração ao Dia do Bombeiro Militar. A data marca a criação do Corpo Provisório de Bombeiros da Corte, pelo então imperador Dom Pedro II. Este feito se deu através do Decreto Imperial 1.775, de 02 de julho de 1856.![]()
“São 35 anos que o Corpo de Bombeiros faz essa tradicional corrida que está no calendário esportivo do Governo do Estado de Mato Grosso. São 6h30 da manhã, de um domingo, e temos mais de duas mil pessoas aqui. Isso é a prova de que a população busca por uma qualidade de vida e o Governo do Estado investe muito forte em ações como essa”, afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges.
Assim como em anos anteriores, a corrida arrecada alimentos não perecíveis para doar a instituições filantrópicas de Mato Grosso.![]()
“É uma parceria muito bacana porque muito além da prática esportiva, trabalhamos também com a humanidade. Cada um dos corredores doou dois quilos de alimentos que serão doados para instituições de caridade”, explicou o diretor regional do Sesc, Alan Serotini.
Secretária de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, destacou a importância da corrida para a sociedade mato-grossense e parabenizou a iniciativa do Corpo de Bombeiros e Sesc de doação para pessoas em vulnerabilidade social.
“Para nós, é uma alegria poder participar e ver uma corrida que inclui e respeita o direito de todos, principalmente ao final, trazendo sempre um atendimento social, com a doação. É muito importante que o Governo do Estado, por meio das suas secretarias e autarquias, ofereça para a sociedade corridas como a Homens do Fogo, que promovem um impacto social muito forte”, afirmou a secretária da Setasc.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.