Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Sistema Fecomércio-MT promove cultura, educação, solidariedade e energia limpa durante a feira

Publicados

MATO GROSSO

O Sistema Fecomércio-MT, por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em Mato Grosso (Senac-MT) está participando da 55ª Expoagro de Cuiabá com diversas atrações para a população.

Até o próximo domingo (16), o público poderá aderir aos benefícios concedidos a empresários e trabalhadores do setor, se informar sobre capacitações em diversas áreas e contribuir com o combate à insegurança alimentar por meio projeto Sesc Mesa Brasil.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o evento reúne milhares de pessoas e movimenta a economia local. “Os trabalhadores e empresários do comércio correspondem a grande parte do público da Expoagro. As entidades são motivadas pelo setor, então é uma oportunidade de estarmos presentes por meio das ações e serviços das entidades que compõem o Sistema Comércio no estado”, afirma.

A abertura da Expoagro, no último sábado (8), exaltou a cultura regional com um show do grupo de dança Flor Ribeirinha, proporcionado pelo Sesc-MT. Na área de exposições, o stand do Sistema Fecomércio-MT conta com equipes realizando novos cadastros nos benefícios ‘Cartão Sesc’ e ‘Cartão do Empresário’, apresentando o projeto ‘Sesc na Empresa’ e demais serviços que beneficiam a população e trabalhadores do comercio de bens, serviços e turismo.

Leia Também:  Atuação de Botelho aumenta produção de grãos em Cuiabá

Dedicado à educação profissional, o Senac-MT está presente expondo os cursos de capacitação e aperfeiçoamento disponíveis em diversas áreas para jovens e adultos, nas principais atividades empregadoras e geradoras de renda. São oportunidades de qualificação para vendas, finanças, gastronomia, tecnologia da informação, beleza e idiomas.

Ação Social

A solidariedade é o diferencial desta edição da feira que, por meio do projeto Sesc Mesa Brasil, recebe doações de alimentos não perecíveis com o ingresso solidário. O projeto, que combate a fome e o desperdício de alimentos, distribuiu, no último mês, 66,7 toneladas de mantimentos para 140 instituições sociais, totalizando 30.646 pessoas beneficiadas no estado.

Energia limpa + economia

Outra ação realizada pelo Sistema trata da sustentabilidade, por meio de energia limpa e renovável. Em parceria com o Grupo Energisa, a Fecomércio-MT promove a (re)energisa, que possibilita ao assinante, além de diminuir o impacto no meio ambiente, reduzir os custos com a energia elétrica em até 18%.

O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Segunda-feira (28): Mato Grosso registra 725.112 casos e 14.860 óbitos por Covid-19

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA