MATO GROSSO
Evento formativo abre atividades escolares para o segundo semestre da rede municipal
MATO GROSSO
Profissionais da rede pública municipal de Educação participaram, na segunda-feira (17), do 7º Seminário de Educação Básica. O evento, no formato híbrido, com palestra presencial para 420 gestores, e transmissão da programação pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube, abriu o calendário escolar do segundo semestre com palestra do Prof. Clóvis de Barros Filho.
Antes da palestra, o Coral Infantojuvenil Canto da Gurizada, formado por estudantes dos 4º e 5º Anos de 10 unidades da rede pública Municipal, apresentaram canções da cultura popular regional e nacional no repertório, apresentaram Alecrim dourado, Passaredo, Pomar, De gotinha em gotinha e Rosa Amarela.
A secretária municipal de Educação, Edilene de Souza Machado, lembrou que a rede tem dois grandes momentos. O primeiro, a Aula Inaugural no início do Ano Letivo, onde todos os profissionais participam de formação, e no segundo semestre, o Seminário de Educação Básica. “Durante este evento, analisamos as metas estabelecidas lá no começo do ano, fizemos um balanço do que precisa melhorar, o que já alcançamos e traçamos novas metas para o segundo semestre. Isso a rede faz por inteiro. Todas as unidades traçam suas novas metas a fim de alcançarmos nossos objetivos, no final do ano”, disse ela.
Ao fazer um balanço dos avanços da educação na atual Administração Municipal, a secretária destacou o amadurecimento dos profissionais da Educação. “A rede amadureceu muito, nós crescemos muito. Eu tive o privilégio de estar desde 2017, no início da gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, e ele sempre diz, nós precisamos fazer o melhor na educação. Cuiabá avançou em todos os sentidos, no pedagógico e em infraestrutura. Estamos agora reestruturando a nossa política porque na aula inaugural do ano que vem nós vamos entregá-la novamente, a última edição da gestão Emmanuel Pinheiro com todas as alterações incluindo a rotina universalizada das creches, das crianças até o segundo ano’, disse Edilene Machado.
Palestra
Com o tema Protagonismo e coragem, Clóvis de Barros Filho disse que o professor que assume a responsabilidade pelas suas escolhas e coloca toda a sua lucidez a serviço da sua definição curricular, oferece aos estudantes o que ele tem de melhor, e se apresenta como referência corajosa de quem não se contenta em repetir práticas já consolidadas, com o pretexto de que existe maior facilidade ou comodidade em repeti-las. “Ousar correr o risco de fazer diferente para que haja aperfeiçoamento. É preciso que os profissionais da educação assumam a coragem e a responsabilidade de tomar decisões. Como é sabido, toda a prática curricular pressupõe escolhas. Não é possível ensinar tudo, mas é preciso definir valores em função do tipo de sociedade que queremos para nós. Se não batermos no peito e assumirmos a responsabilidade que é a nossa, de quem é o educador e de quem é o professor, continuaremos sendo atropelados por uma sociedade que, de um modo geral, não nos respeita”, salientou.
A palestra magna foi visualizada por 4.819 profissionais. Durante o período da tarde, pelo canal da Escola Cuiabana no Youtube, foram exibidos relatos de experiências exitosas, implementadas pelos profissionais da educação em unidades da rede com 4.111 visualizações.
Durante o Seminário, em duas oficinas presenciais, os profissionais discutiram os resultados obtidos nas avaliações interna e externa já realizadas, com estudantes do 5º Ano. As oficinas reuniram 112 profissionais.
Participaram da abertura do evento, a secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, o diretor de Gestão Educacional, Marco Antônio Alves Braga, a coordenadora técnica de Ensino, Elijane Gonçalves, a presidente do Conselho Municipal de Educação, Andrea Santos, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público – Subsede de Cuiabá (Sintep-Cuiabá), o presidente do Colegiado de Diretores da Rede Pública, Ednilson Albino de Carvalho, presidente do Colegiado de Diretores da Rede Pública Municipal.


MATO GROSSO
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira

Cuiabá receberá, no próximo sábado (05), o cantor Fábio Jr., com seu projeto “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos”. A apresentação celebra os 50 anos de carreira do artista e marca ainda a estreia oficial do Allure Music Hall, espaço de eventos projetado para se tornar uma referência nacional nesse segmento. O show está marcado para iniciar às 22h, na nova estrutura localizada na Rodovia Helder Cândia, 2044, Ribeirão do Lipa.
Com a turnê que faz uma leitura de sua trajetória repleta de surpresas e sucessos, Fábio Jr. está viajando por todo o Brasil. Na capital de Mato Grosso, o cantor fará apresentação única e promete proporcionar ao público uma experiência impactante e emocionante. Com muita elegância, paixão e romantismo, o projeto “Bem Mais Que os Meus 20 e Poucos Anos” reflete a essência de Fábio, que sempre buscou mostrar que a vida vai além do começo, meio e fim.
A noite especial no Allure Music Hall será embalada por canções eternizadas na memória dos fãs como “Alma Gêmea”, “Só Você”, “Caça e Caçador”, “Felicidade”, “Vida”, “20 e Poucos Anos”, “Senta Aqui”, “Enrosca”, “Esqueça”, “Eu Nunca Estive Tão Apaixonado” e tantos outros hits consagrados. As informações sobre o show e venda de ingressos podem ser conferidas no site www.alluremusichall.com.br.
“Estou em uma fase legal pra caramba, muito feliz e realizado. A melhor forma de celebrar minha carreira e a vida, é no palco com meus fãs, família e amigos. Eles são a razão de tudo. E pensando neles, preparamos um show muito especial e cheio de surpresas. Com certeza, vamos fazer uma verdadeira viagem e reviver essa história juntos, porque o público também faz parte dela”, promete o cantor.
Allure Music Hall
O Allure Music Hall integra o complexo do Buffet Leila Malouf, com capacidade para receber até 7,5 mil pessoas, e foi projetado para se tornar uma referência nacional em eventos. A nova estrutura, já comparada às dos grandes centros, deverá receber shows, congressos, festas e diversos tipos de eventos, nos formatos auditório, com mesas ou até mesmo em pé, como ocorre em concertos musicais.
O espaço é dividido entre pista, mezanino e nove camarotes para até 30 pessoas, além de um camarote premium com capacidade para 200 pessoas. Para os artistas, há três camarins com acesso restrito, equipamentos de som e iluminação de última geração e um palco que segue padrões internacionais. O complexo conta ainda com mil vagas em estacionamento totalmente pavimentado e outras 200 vagas em espaço VIP, com cobertura e elevadores.
-
MATO GROSSO5 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO4 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO3 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS5 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
Aluguel por temporada em condomínios: os benefícios das regras claras
-
ARTIGOS5 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS3 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador