MATO GROSSO
Índia Moema: o poema do século XIII que inspirou tática de Botelho
MATO GROSSO
O presidente da Assembleia Eduardo Botelho usou um poema escrito em 1781 como metáfora para sua cada vez mais provável saída do União Brasil.
“Eu não tenho vocação para fazer papel da índia Moema. Você conhece a história da índia Moema? Daquela que ficou nadando no rio e morreu afogada atrás do Caramuru. Eu não tenho vocação para isso”, disse.
Escrito por Santa Rita Durão, o poema “Caramuru” conta que Moema morreu afogada ao tentar seguir o barco em que estavam sua irmã Paraguaçu e o português Diogo Álvares Correia, o “Caramuru”.
Os três haviam vivido um triângulo amoroso, mas “Caramuru” decidiu voltar para Portugal levando consigo apenas Paraguaçu.
Na vida real, Botelho tenta ser o candidato do União à Prefeitura de Cuiabá, mas não tem o apoio do governador Mauro Mendes, que prefere o atual chefe da Casa Civil, Fábio Garcia.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.