MATO GROSSO
Governador abre leitos pediátricos em Sinop e vistoria obras em 5 municípios do Nortão de MT
MATO GROSSO
O deputado estadual Dilmar Dal Bosco, representante da região, acompanhará as agendas do governador no Norte do Estado. Também está previsto integrarem a comitiva o senador Jayme Campos, a deputada federal Flavinha Rodrigues, os deputados estaduais Nininho e Valter Miotto, os secretários de Estado Marcelo de Oliveira (Infraestrutura), Gilberto Figueiredo (Saúde), César Roveri (Segurança), Laice Souza (Comunicação), Alan Kardec (Ciência e Tecnologia) e o comandante-geral da Polícia Militar, Alexandre Mendes.
A agenda do governador inicia às 7h, em Sinop, para a abertura dos 30 leitos pediátricos no Hospital Regional, sendo 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 15 em Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) e cinco de retaguarda infantil.
Ele e a comitiva seguem para Alta Floresta, onde entregarão armamento para os policiais militares, às 9h. Na sequência, Mauro Mendes vistoria as obras de construção do novo Hospital Regional de Alta Floresta, que já está 18% executada. Ele atenderá a imprensa logo após a vistoria, no canteiro de obras do hospital.
Ainda no município, o governador entrega o asfalto novo dos bairros Jardim Renascer e Boa Nova e vistoria as obras de asfaltamento dos bairros Jardim Oliveiras e Jardim Universitário, executados em parceria com a prefeitura.
Após o almoço, ele segue para Carlinda para vistoriar as obras de asfaltamento das Ruas Ipês, Palmeiras e Figueiras, das Avenidas Arapongas e Antônio Castilho e de Rotatória, e as construções da nova Escola Municipal e do Laboratório e Farmácia Popular.
Às 15h30, o governador vistoria a construção da Ponte Rio Teles Pires, com 693 metros, entre Carlinda e Novo Mundo. Essa será uma das maiores pontes do Estado, com investimento de R$ 48,3 milhões.
Em Novo Mundo, Mauro Mendes se reúne com lideranças locais na Prefeitura, às 17h30, e em seguida, vai para Guarantã do Norte, onde irá pernoitar.
No sábado (19), ainda em Guarantã, o governador e comitiva iniciam a agenda às 7h, com vistoria às obras de ampliação e reforma do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário, construção do Centro de Tratamento Renal e de drenagem de águas fluviais nas Ruas Amoras e Tamburis, além das reformas as Escolas Estaduais Guarantã e Albert Einstein.
Às 9h30, já em Matupá, Mauro Mendes fará a vistoria das obras de asfaltamento em 31 km da MT-322, entre Matupá e Carlinda, que recebe investimento na ordem de R$ 41 milhões, e das construções da Escola Técnica Estadual, de 50 casas populares e da Delegacia da Polícia Civil.
Confira a programação completa:
Sexta-feira, 18/08
SINOP
7h – Implantação de 30 leitos pediátricos no Hospital Regional
7h30 – Entrevista no local
ALTA FLORESTA
9h – Entrega de armamento para Polícia Militar
9h30 – Vistoria às obras do novo Hospital Regional
10h30 – Entrega do asfalto novo nos bairros Jardim Renascer e Boa Nova
11h – Vistoria às obras de asfaltamento nos bairros Jardim Oliveiras e Jardim Universitário;
12h – Entrevista na TV Nativa
13h – Almoço
CARLINDA
14h30 – Vistoria em obras:
– Asfaltamento das Ruas Ipês, Palmeiras e Figueiras; Avenidas Arapongas e Antônio Castilho; e de Rotatória
– Construção da nova Escola Municipal
– Construção do Laboratório e Farmácia Popular
15h30 – Vistoria da construção da Ponte Rio Teles Pires, com 693m (entre Carlinda e Novo Mundo)
NOVO MUNDO
17h30 – Reunião com lideranças na Prefeitura
GUARANTÃ DO NORTE
Pernoite
Sábado, 19/08
7h – Vistoria às obras:
– Ampliação e reforma do Hospital Municipal Nossa Senhora do Rosário
– Construção do Centro de Tratamento Renal
– Construção de drenagem de águas fluviais nas Ruas Amoras e Tamburis
– Reforma e ampliação da Escola Estadual Guarantã
– Reforma geral da Escola Estadual Albert Einstein
MATUPÁ
9h30 – Vistoria às obras:
– Asfaltamento em 31 km da MT-322, entre Matupá eCarlinda
– Retomada da construção da Escola Técnica Estadual
– Construção de 50 casas populares
– Construção de Delegacia da Polícia Civil
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura

A falta de mão de obra é um problema que atinge diversas cadeias do setor produtivo, na suinocultura não é diferente, e a escassez de mão de obra e a alta rotatividade de colaboradores afetam diretamente a produtividade e o custo de produção em uma granja. Com a relevância do tema, o médico-veterinário, especialista em Liderança, Engajamento e Produtividade na Suinocultura, Leandro Trindade, apontou os principais desafios e oportunidades para atrair e reter talentos durante o 4º Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso.
De acordo com levantamento realizado pela Metodologia Boas Práticas de Liderança (BPL), idealizado por Trindade, a rotatividade dentro das granjas, fenômeno cada vez mais constante, tem elevado os custos da atividade. “O impacto no negócio é direto, e o custo pela substituição de um colaborador pode chegar a 300% do salário anual dele. A repetição de processos, o tempo gasto com treinamento, instabilidade e queda de produtividade são reflexos dessa constante troca de funcionários”, explicou.
Ainda segundo o levantamento, realizado entre 2012 e 2025 em entrevistas nas granjas, a remuneração inadequada não é um dos principais fatores para a falta de engajamento dos colaboradores.
“Chefe ruim (87%), falta de reconhecimento (78%), condições de trabalho (61%), comunicação ineficaz (58%) e só então remuneração inadequada (39%) montam o ranking de principais causas de afastamento dos colaboradores das granjas. Isso mostra a importância de escolher um líder capacitado para lidar com equipes”, pontuou.
Trindade completa que atualmente o ambiente de trabalho tem maior peso na escolha do colaborador do que o salário. “Clima respeitoso, oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional, jornada de trabalho que permita cuidar da vida pessoal, infraestrutura e reconhecimento do valor do trabalho são pontos que precisam ser trabalhados e colocados como prioridade para conseguir incentivar e engajar um colaborador”.
O vice-presidente da Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e suinocultor, Moisés Sachetti, a pauta abordada durante o evento foi muito bem recebida pelos participantes, visto que é um problema recorrente no setor produtivo.
“É um problema enfrentado não só aqui em Mato Grosso, mas no Brasil. É um problema crescente no agronegócio brasileiro, afetando a produção e a eficiência do setor. Este fenômeno é resultado de uma combinação de fatores, como a falta de qualificação da mão de obra disponível, condições de trabalho no e até mesmo de gestão de pessoas”, afirmou Sachetti ao reforçar que é preciso atenção para evitar que o problema se agrave e acabe comprometendo a produção do setor produtivo.
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Kickboxing: a arte marcial que transforma vidas e agora projeta Mato Grosso no cenário nacional
-
MATO GROSSO5 horas atrás
Condomínio residencial clube ganha destaque em meio à valorização do mercado imobiliário em Cuiabá
-
MATO GROSSO3 horas atrás
“Churrasco da Construção” une setor de materiais e atrai mais de 600 participantes em Várzea Grande
-
MATO GROSSO1 hora atrás
Especialista dá dicas de como superar escassez de mão de obra na suinocultura