Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Advogada desencorajou esposa de registrar B.O., diz delegado

Publicados

MATO GROSSO

O delegado titular da Delegacia de Confresa, Victor Oliveira, afirmou que a esposa do ex-deputado Baiano Filho (União) foi desencorajada por sua advogada, Jackeline Condão, a registrar boletim de ocorrência contra o marido por violência doméstica.

Baiano Filho foi acusado de agredir a esposa dentro de uma caminhonete na madrugada de domingo (27). Testemunhas afirmaram terem ouvido os gritos de socorro.

Conforme o delegado, por meio de depoimento de testemunhas, foi possível constatar que a mulher de Baiano tinha interesse em representar contra o marido para garantir medidas protetivas. O delegado revelou, porém, que a advogada teria a aconselhado a não fazê-lo.

“Ela demonstrava um desejo claro de buscar medidas protetivas e Justiça perante a agressão alegada, mas foi a todo tempo desencorajada pela advogada que aparentemente mantinha uma relação próxima com a família”, disse Oliveira. 

 

“A situação levanta questões sobre a possível interferência indevida de um profissional jurídico em um caso sensível e potencialmente criminoso. A conduta dessa advogada foi determinante para a decisão da vítima em desistir de solicitar medidas protetivas de urgência e não realizar o exame de corpo de delito”, completou.

Leia Também:  Três adolescentes são apreendidos após explodirem bombinha em escola de Cuiabá

Victor Oliveira ainda afirmou que, ao término das investigações, o comportamento da profissional será reportado à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para que seja apurada a possibilidade de violação ética em sua atuação no caso.

“A OAB tem o papel de zelar pela ética e conduta dos profissionais da advocacia, e casos como esse devem ser tratados com rigor a fim de garantir a integridade da profissão e a Justiça no sistema legal”, disse.

Roupas trocadas

Imagens gravadas por testemunhas mostram a mulher com vestido verde e sangue no rosto. Ocorre que o delegado plantonista daquela madrugada garantiu que a mulher chegou à delegacia com outra vestimenta e já com rosto limpo, sem qualquer vestígio de sangue.

Victor Oliveira esclareceu que, por conta da falta de provas concretas que sustentassem a materialidade do crime, não foi possível prender o ex-deputado em flagrante.

“A mera circulação de imagens na internet não é suficiente para ser considerada como prova válida. De acordo com o Código de Processo Penal, o exame de corpo de delito é fundamental em casos desse tipo, podendo ser suprido por outros elementos apenas em situações excepcionais – elementos esses que não estavam presentes na ocasião”, disse.

Leia Também:  Após 9 dias internada, morre quarta vítima baleada durante invasão de casa em MT

Na ocasião, a esposa de Baiano se negou a tirar fotos e a fazer o exame de corpo de delito.

Apesar de não haver a prisão, o delegado garantiu que a investigação estão sendo conduzidas “de maneira minuciosa”.

“As investigações estão sendo conduzidas de maneira minuciosa pela polícia civil, que busca coletar todos os elementos necessários para sustentar a materialidade do crime dentro dos parâmetros legais e subsidiar eventual e futura ação penal”, destacou.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Servidores estaduais recebem salário nesta quinta-feira (30)

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA