Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Escola Técnica Estadual de Sinop forma 28 novos profissionais em diferentes áreas

Publicados

MATO GROSSO

“Sinto que o curso ajudou no meu desenvolvimento profissional”, disse Johnny Clayton Salvador, de 34 anos, aluno do curso de técnico em logística da Escola Técnica Estadual de Sinop. O profissional é um dos 28 alunos formados na noite desta quinta-feira (31.08). Ao todo três cursos foram finalizados: agricultura, agropecuária e logística.

Os cursos foram ofertados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), e tiveram aproximadamente dois anos de duração. Durante o período de formação, os alunos tiveram aulas práticas, teóricas e também realizaram diversas visitas técnicas aplicadas às respectivas áreas de estudos.

“Escolhi o curso porque hoje já atuo na área, no setor de compras, e acredito que ter um conhecimento a mais é sempre uma bagagem extra. Durante o curso, nós tivemos práticas de logística reversa, e vários outros assuntos que nos trouxeram um conhecimento maior sobre a área”, disse o novo técnico em Logística.

Assim como Johnny, outros formandos também tiveram o curso como uma oportunidade para alavancar a carreira profissional. Esse é o caso do Darlei Vinicius Bones Rosa, de 28 anos, formado no curso de Agropecuária. Já atuando na área da elétrica, o novo técnico encontrou na Escola Técnica uma oportunidade para transformar sua carreira profissional.

Leia Também:  "Máquinas entregues pelo Governo melhoram o dia a dia de moradores, alavancam produção e a economia", afirma prefeita

Darlei durante a cerimônia de colação de grau realizada na Câmara de Dirigentes Lojistas de Sinop. | Foto: Marcos Salesse/Seciteci-MT

“Escolhi esse curso em busca de conhecimentos na área agrária. Como o mercado cresce bastante na nossa região, vi que tem uma defasagem muito grande de mão de obra nessa área, então resolvi articular em cima desse conhecimento, aí eu conheci a escola e hoje estou me formando”, contou Darlei.

Natural do Rio Grande do Sul, o profissional afirmou ainda que para além dos conhecimentos adquiridos, também encontrou na Escola a possibilidade de se sentir acolhido. Foi durante o período de aulas que Darlei formou laços de amizade que segue levando para a vida.

“É gratificante concluir o curso porque me senti muito acolhido, fiz muitas amizades por aqui, inclusive com os professores. Agora que dei esse primeiro passo, me sinto preparado para ingressar na área que me formei. Vejo que a Escola fez o máximo para que nós, alunos, pudéssemos nos aprofundar nesse conhecimento e deu certo”, compartilhou o estudante.

Leia Também:  Produtores de café recebem apoio do Governo de MT para análise profissional e melhoria da qualidade dos grãos

Com a formatura em Sinop, já são mais de 80 novos profissionais formados pelas Escolas Técnicas Estaduais nas áreas de Turismo, Administração, Agricultura, Agropecuária e Logística apenas no mês de agosto.

Para o servidor da Seciteci Endrigo Antunes Martins, que na cerimônia representou o secretário de Estado Allan Kardec, os números mostram o compromisso do Governo do Estado com a qualificação profissional.

“Muitos já estão atuando no mercado de trabalho e o curso vem justamente para possibilitar que eles sigam atuando e também possam progredir na carreira. Isso mostra o quanto a Educação Profissional é transformadora e fundamental para o desenvolvimento do nosso estado”, declarou Endrigo.

Durante a cerimônia estiveram presentes o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Klayton Gonçalves, a secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra da Conceição Donato Ferreira, e a vereadora Professora Graciele. Também estavam presentes a diretora na Escola Técnica Estadual de Sinop, Ivanir Latanzi de Oliveira e todo o corpo técnico.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  VÍDEO: "Cada vereador precisa se posicionar e dar o seu voto amanhã " afirma Vereador Luiz Fernando sobre cassação de vereadora petista

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA