Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Planejamento municipal tem que acompanhar evolução do estado, aponta Novelli em workshop com gestores

Publicados

MATO GROSSO

O presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT), conselheiro José Carlos Novelli, apontou ser decisiva a implantação da cultura do planejamento municipal para que o setor público acompanhe a evolução do estado, o que mais cresce no país. A fala norteou o workshop do Programa de Gerenciamento do Planejamento Estratégico (GPE).

Iniciada nesta terça-feira (19), a capacitação reuniu gestores de 25 municípios e representantes da Assembleia Legislativa (ALMT), que passaram por treinamento desenvolvido pela equipe técnica do TCE-MT em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).  “Este é o projeto de maior relevância lançado pela atual gestão, diretamente vinculado à nova visão institucional do TCE-MT, que é a de colaborar para que a administração pública seja referência nacional em qualidade e prestação de serviços à sociedade”, pontuou José Carlos Novelli na abertura do evento.

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT
Secretário de Planejamento, Coordenação e Integração do
TCE-MT, Adjair Roque de Arruda.

O titular da Secretaria de Planejamento, Coordenação e Integração (Seplan), responsável pela execução do Programa, Adjair Roque de Arruda, destacou que o objetivo é reduzir erros e dar efetividade às políticas propostas. “Este contato com os professores é fundamental para que os gestores saibam como utilizar as ferramentas disponíveis.”

Leia Também:  Botelho parabeniza Mauro Mendes por duplicação da Rodovia dos Imigrantes: beneficia Cuiabá

Realizada na Escola Superior de Contas, a programação se estende até a quarta-feira (20) e inclui, além da apresentação do GPE, do cronograma de atividades e da metodologia de trabalho, palestras como a do coordenador Programa no âmbito da UFMT, Paulo Ramalho, que tratou sobre gestão para resultados nesta manhã.

Foto: Tony Ribeiro/TCE-MT

Pós-doutorando na Universidade de São Paulo (USP), ele é especialista em modelagem de indicadores de desempenho e chamou a atenção para o avanço do Programa. “É um laboratório que possibilita vermos lá na ponta o resultado do que fazemos na prática. Por isso estamos avançando e já temos municípios de pequeno, médio e grande porte.”

Um destes exemplos é o de Santa Rita do Trivelato (343 km de Cuiabá). “A evolução não para e que a gente tem que acompanhar e ter planejamento. Isso é algo que sempre usei nos meus negócios e vejo que também é válido para a Prefeitura, onde teremos que melhorar cada vez mais o trabalho”, afirmou o prefeito Egon Hoepers durante o evento.

Também participaram do encontro equipes de Arenápolis, Bom Jesus do Araguaia, Brasnorte, Campinápolis, Guiratinga, Ipiranga do Norte, Jaciara, Juruena, Nobres, Nova Marilândia, Novo Mundo, Nova Olímpia, Novo São Joaquim, Porto Alegre do Norte, Porto Estrela, Ribeirãozinho, Rondolândia, Santa Terezinha, Santo Afonso, São José do Rio Claro, Vale de São Domingos, Vera, Vila Rica, Torixoréu.

Leia Também:  Júlio Campos diz que União Brasil tem quadros, e prega cautela na escolha de vice de Kalil “Vamos escolher com paciência, sem precipitação”

 GPE 

Com o intuito de introduzir a cultura do planejamento na administração pública municipal, o GPE estabelece metas para a criação de políticas públicas voltadas à saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social. Para isso, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), o Tribunal faz um diagnóstico sobre a situação dos jurisdicionados, atuando junto aos prefeitos e secretários municipais para aplicação das melhores soluções para os cidadãos.

Lançada em 2022, a proposta conta hoje com 118 municípios adesos. Além da validação dos mapas estratégicos de 100 municípios ainda em outubro deste ano, o TCE-MT ofertou o MBA em Gestão Estratégica por Resultados aplicada à Gestão Pública a dois servidores de cada prefeitura, que também será concluído no próximo mês.

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Júlio Campos diz que União Brasil tem quadros, e prega cautela na escolha de vice de Kalil “Vamos escolher com paciência, sem precipitação”

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA