GUERRA DO CRIME
Rapaz foi morto pelo CV por integrar facção rival e vender drogas sem autorização
MATO GROSSO
O mandante do homicídio de Deivid Kauan de Souza Lima, de 19 anos, em abril deste ano no município de em Tabaporã (643 km de Cuiabá), teve o mandado de prisão cumprido pela Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira (20), na região do Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães.
O suspeito de 32 anos, que é integrante da facção Comando Vermelho (CV), estava com mandado de prisão decretado pela Vara Única de Tabaporã pelo crime de homicídio e teve a ordem de prisão cumprida pelos policiais do município com apoio da equipe da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
As investigações conduzidas na delegacia de Tabaporã iniciaram no dia 8 de abril após o desaparecimento de Deivid Kauan e de sua companheira no município de Sorriso (420 km de Cuiabá). As vítimas foram abordadas por criminosos por suspeitas de fazerem parte de uma facção criminosa rival ao CV.
Posteriormente, a jovem foi liberada enquanto Deivid Kauan continuava desaparecido, até seu corpo ser localizado no dia 14 de abril após a prisão de um criminoso de 19 anos envolvido na execução ser preso e revelar onde estava o cadáver, numa região de mata a cerca de 17 quilômetros de Tabaporã
Segundo as investigações, o jovem teve a morte decretada por uma facção criminosa, por pertencer a outro grupo criminoso, instalado na cidade de Sorriso e por atuar com o tráfico de drogas em Tabaporã, sem a devida autorização da organização criminosa local.
Durante o trabalho investigativo, quatro envolvidos foram presos, até que os policiais chegassem ao mandante do crime, que estava foragido desde a data dos fatos e foi localizado e preso nas margens do Lago do Manso.
O delegado de Tabaporã, Bruno Palmiro, que presidiu as investigações e coordenou a operação, elogiou a eficiência e o profissionalismo da equipe envolvida. “A prisão do mandante do crime representa um passo importante na busca por justiça para a vítima e seus familiares. A colaboração entre as unidades policiais foi essencial para o sucesso da operação”, disse o delegado.
Após ter o mandado cumprido, o suspeito foi encaminhado ao sistema prisional, onde ficará à disposição da justiça para responder pelo crime de homicídio. As investigações relacionadas ao caso continuam em andamento, para esclarecer todos os detalhes do ocorrido e identificar outros possíveis envolvidos. A Polícia Civil conta com o apoio da população para fornecer informações que possam colaborar com as investigações.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.