Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeira-dama Márcia Pinheiro entrega óculos a estudantes da EMEBC Profª. Hilda Caetano

Publicados

MATO GROSSO

A primeira-dama Márcia Pinheiro entrego, na tarde de quinta-feira (5), 17 óculos do Projeto Enxergar é Humanizar, para estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil do Campo (EMEBC) Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite, localizada no Distrito do Sucuri. Criado em 2018 o Projeto tornou-se uma ação permanente da Secretaria Municipal de Educação, com impacto positivo no desenvolvimento, na qualidade de vida e no bem-estar social dos estudantes atendidos na rede pública municipal de educação.

Márcia Pinheiro falou sobre o Projeto que este ano está beneficiando estudantes do 1º ao 9º Ano, de 85 escolas do Ensino Fundamental. Ela contou que desde o início da atual administração, o prefeito Emanuel Pinheiro quis que a sua gestão tivesse como marca, a humanização. “Porque esse é o encontro de boas ações, de boas práticas para com os cidadãos. A infraestrutura é importante, mas cuidar do nosso bem maior que são as nossas crianças, é fundamental porque eles são o futuro da nossa cidade, do nosso país. Esse projeto atende as crianças e as famílias que muitas vezes não tem condições de comprar os óculos. Isso é dignidade e investimento nas crianças, na Educação”, destacou.

A secretária adjunta de Educação, Débora Marques Vilar disse que cada entrega confirma a certeza de que este é o caminho certo. “Pelos olhinhos que brilham e a alegria de receber e a reação de quando colocam os óculos. A gente pode imaginar a diferença que fará na vida deles, principalmente na vida escolar deste estudante. Estamos no caminho certo. È muito orgulho de estarmos participando de tudo isso. Que ações como esta continuem e possam mudar a vida da população, mas principalmente das nossas crianças”, disse a secretária adjunta, Débora Marques Vilar.

Leia Também:  VÍDEO: Carro perde controle e derruba cinco postes de luz em Cuiabá

Emoção

A alegria e emoção das crianças, mães e avós marcaram a entrega dos óculos. Gercina Fabiana Santana Barros, diretora do CEIC Elzira Cavalcante da Silva e avó da pequena Maria Eduarda comemorou a iniciativa. “Muitas famílias não tem condições financeiras. Isso é se colocar no lugar do outro, é empatia, é um olhar humanizado. Isso vai ajudar na autoestima dos estudantes e no seu desenvolvimento e vai melhorar a Educação”, disse ela. Maria Eduarda, sorridente e orgulhosa dos óculos novos disse que já estava enxergando melhor, mas vai precisar se acostumar. “Gostei muito”, disse ela.

Roxana Conza Alba é peruana e mora em Cuiabá há três meses depois de passar oito anos no Acre. Ela contou que pela primeira vez participou de um Projeto como o Enxergar é Humanizar. “Pensei que seria somente o exame. Já havia feito um orçamento e não teria condições de comprar os óculos. É uma grande ajuda para nós e para as famílias que não tem condições e precisam”. Maria del Rozario, faz o 5º Ano e disse que estava feliz e se acostumando com os óculos novos.

Benedita Conceição Meira, avó da Izabele Conceição Meira, disse que ficou muito feliz com a iniciativa. “Minha neta já tinha problema nos olhos e agora está bem e muito feliz com os óculos novos. Adorei os óculos que ela escolheu”, disse.

Participaram da entrega o subprefeito do Distrito do Sucuri, Walter Arruda, a diretora da EMEBC Profª Hilda Caetano de Oliveira Leite, Rosana Aparecida Pereira Ferreira, entre outros.

Leia Também:  Escola de Governo oferta 300 vagas para curso de Formação e Reforma do Estado Brasileiro

Projeto Enxergar é Humanizar

O projeto idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro compõe as ações do Programa de Alfabetização Cuiabano (ProAC) e resgata um passivo social que afeta o processo ensino de aprendizagem dos estudantes, assegurando a eles o direito básico de escolarização.

No primeiro ano (2018), foram contemplados estudantes dos 1º e 2º Anos do Ensino Fundamental, que passaram por avaliação e monitoramento das aprendizagens. A partir desse monitoramento, os professores identificaram os estudantes que tinham déficit de aprendizagem relacionado à baixa visão.

Com a pandemia, o projeto foi suspenso em 2020/2021.

Em 2022, foi retomado e teve seu alcance ampliado para atender os estudantes até o 6º Ano.  Os estudantes detectados com algum problema visual foram selecionados pelos professores e equipe gestora das unidades educacionais, e passaram por exame de optometria. Esse exame pode detectar falhas de refração ou defeitos da visão (miopias, hipermetropias e astigmatismos), passíveis de correção por meio do uso de óculos.

O Projeto Enxergar é Humanizar já atendeu 300 estudantes (em 2018) e 110 estudantes (em 2022), totalizando 410 estudantes beneficiados.

Este ano (2023), a meta é atender 100% dos estudantes do 1º ao 9º Ano de 85 escolas de Ensino Fundamental, indicados pelos professores, com a entrega de aproximadamente 3.500 (três mil e quinhentas) armações, com lentes antirreflexos.

Cronograma

Até este mês, 43 unidades educacionais já passaram pelo Projeto Enxergar é Humanizar, totalizando 817 estudantes atendidos. Desse total, 597 estudantes já receberam óculos, cujas armações eles mesmos escolheram.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Atletas de Mato Grosso e de Rondônia disputam o cinturão do MT Warriors; confira o card completo

Publicados

em

Os 28 atletas que participarão da segunda edição do MT Warriors Championship já foram definidos, e o card completo contará também com duas lutas femininas. Na disputa pelo cinturão, sobem ao ringue Wesley Almeida (RO) e Mateus Gomes (MT).

O evento, que reúne o melhor do kickboxing profissional em Mato Grosso, será realizado no dia 20 de dezembro, a partir das 19h, no Palácio das Artes Marciais. A entrada é gratuita.

Além da consagração no ringue, os três campeões mais destacados garantirão vagas no WGP Kickboxing, o maior evento da modalidade na América Latina. A premiação total ultrapassa R$ 50 mil, reforçando o caráter profissional e competitivo do campeonato. Participam das lutas atletas de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Campo Grande, Pará, Rio Grande do Sul, Rondônia e Santa Catarina. A pesagem oficial será realizada um dia antes do evento.

“Depois do sucesso da primeira edição, os atletas já se preparam para uma nova disputa que vem impulsionando o crescimento do kickboxing em Mato Grosso”, afirmou o presidente da Federação de Kickboxing do Estado de Mato Grosso (FKBEMT), Mateus Wesley Nogueira Noya.

Leia Também:  VÍDEO: Carro perde controle e derruba cinco postes de luz em Cuiabá

O evento tem chancela da Confederação Brasileira de Kickboxing Profissional (CBKB PRO) e da World Association of Kickboxing Organizations Professional (WAKO PRO), garantindo reconhecimento nacional e internacional aos atletas. A iniciativa conta com o apoio do Governo de Mato Grosso.

CARD COMPLETO MATO GROSSO WARRIORS – 2ª EDIÇÃO

CARD PRELIMINAR
Peso Super Leve – até 69 kg
Nathan Brenno (Novo Extremo – Cuiabá/MT) × Paulo Antônio (Strike 0579 – Cuiabá/MT)

Peso Médio – até 75 kg
Augusto Daniel Costa (Ji-Paraná/RO) × Octávio Augusto (Team Noya – Cuiabá/MT)

Peso Super Leve – até 62,200 kg
Antônio Tadeu (Alto Araguaia/MT) × Luis Souza “Samurai” (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Lery Yuri (Alto Floresta/MT) × Otávio Henrique (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Pena – até 58 kg – Feminino
Thamires Conceição (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT) × Carol Gonçalves (Campo Grande/MS)

Peso Leve Ligeiro – até 64,500 kg
Murilo Dutra (Sapiranga/RS) × Iago Alves (Porto Velho/RO)

Leia Também:  Biblioteca estadual Estevão de Mendonça completa 110 anos de fundação

CARD PRINCIPAL

Peso Leve – até 65 kg – Feminino
Ana Clara (Ponto 1 – Cambé/PR) × Nadia (LTT – Cuiabá/MT)

Peso Super Médio – até 78,100 kg
Cleyton Gomes Nicacio (RJ) × Silvio Augusto (Strike Top Brothers – Cuiabá/MT)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg
Oscar Schmidt (Casa Fight – Chapada dos Guimarães/MT) × Rodrigo Silva da Rosa (Rosa Team – Rio Grande/RS)

Peso Super Leve – até 69,1 kg
Lucas Peixoto Alves de Assis (RJ) × Jeferson Barbosa (Sinop/MT)

Peso Leve – até 60 kg
Alisson Garrido (Passo Fundo/RS) × Wellyngton “Coringa” (Strike Top Brothers – Diamantino/MT)

Peso Cruzador Leve – até 85 kg
Vinicius Coppolo (RJ) × Daniel Junior (RJ)

Peso Médio – até 75 kg (Peso Combinado)
Vanderlei “Vandy” Fernandes (American Killer – Criciúma/SC) × Rangel “Anaconda” (PA)

Peso Meio-Médio – até 71,8 kg – 🏆 Disputa de Cinturão
Wesley Almeida (RO) × Mateus Gomes (C.T. Black Fight – Primavera do Leste/MT)

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA