Search
Close this search box.
CUIABÁ

MUNDO

Hamas decapitou 40 bebês? Veja o que se sabe sobre o massacre em Kfar Aza

Publicados

MUNDO

Embora o canal israelense i24News tenha divulgado nesta terça-feira (10) que 40 bebês foram encontrados mortos na comunidade de Kfar Aza, em ataque do Hamas que teve início no sábado (7), as Forças Armadas do país não confirmaram a informação através dos canais oficiais.  

O tenente-coronel Richard Hecht, porta-voz dos militares, afirmou na conta oficial do órgão de defesa que era muito cedo para fornecer um número total de baixas no local, mas disse que “crianças, bebês e idosos foram brutalmente massacrados no modo de ação do ISIS”.

Kfar Aza fica no sul de Israel, nas proximidades da Faixa de Gaza, a cerca de cinco quilômetros de distância do território palestino (assista à retirada de corpos abaixo). Até agora, as Forças Armadas estimam cerca de mil israelenses mortos no conflito, no total. Outros 130 são reféns.

  • A informação do número de bebês, com alguns decapitados, foi dada pela correspondente Nicole Zedeck durante reportagem feita no local.
Leia Também:  Adesão de europeus à Palestina aumenta isolamento de Israel e EUA

“Um dos comandantes aqui disse que, ao menos, 40 bebês foram mortos. Alguns deles foram decapitados, ele disse que nunca viu um ato de brutalidade desta forma”, disse a jornalista.

  • Depois, Nicole republicou em seu perfil nas redes sociais trecho da cobertura do i24News que menciona as 40 crianças assassinadas dizendo que o número era incerto.

“Os soldados disseram que acreditam que 40 bebês/crianças foram mortos. O número exato de mortos ainda é desconhecido”, escreveu.

Em outro trecho da cobertura do i24News, o subcomandante de unidade David Ben Zion diz que bebês tiveram as cabeças retiradas, sem especificar o número. 

“Eles são agressivos, são muito maus. Eles cortaram fora a cabeça de mulheres e crianças”, relata sobre o Hamas.

Para a agência de notícias turca Anadolu, um porta-voz do Exército de Israel disse que não é possível confirmar que “o Hamas decapitou bebês” (veja mais informações  sobre o ataque em Kfar Aza na reportagem abaixo).

Entenda o conflito entre Hamas e Israel

No último sábado, uma série de ataques do Hamas contra Israel em uma intensidade nunca vista antes espalhou tensão no mundo todo, mas a tensão entre israelenses e palestinos dura mais de 70 anos.

Leia Também:  Putin revoga ratificação de tratado de proibição de testes nucleares

Os conflitos misturam política e religião. Em 1947, a ONU aprovou a divisão da Palestina em dois Estados e Israel foi criado, mas os palestinos não aceitaram. Israel afirma que Jerusalém é a capital, já os palestinos reivindicam o mesmo para a parte oriental da cidade.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MUNDO

Pior Incêndio de Los Angeles: Aviões, Bombeiros e Caminhões no Combate ao Fogo

Publicados

em

Los Angeles enfrenta o incêndio mais destrutivo de sua história, que já consumiu bairros inteiros e obrigou milhares de moradores a abandonar suas casas. Uma força-tarefa composta por aviões-tanque, caminhões e bombeiros foi mobilizada para combater o fogo e dar apoio às vítimas.

O incêndio teve início na terça-feira (7), em Pacific Palisades, e se espalhou rapidamente, atingindo quase 1.200 hectares. A região, conhecida por abrigar mansões de bilionários e celebridades, foi gravemente afetada.

Até quinta-feira, as chamas continuaram a se alastrar incontroláveis, com vários focos atingindo áreas turísticas e Hollywood. Pelo menos 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos. Aproximadamente 130 mil pessoas foram orientadas a evacuar, enquanto 400 mil residências ficaram sem energia elétrica. O saldo até o momento é de pelo menos cinco mortos.

A operação de combate ao incêndio conta com aviões, helicópteros e caminhões de bombeiros. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para reforçar a operação. Além disso, o governo federal enviará cinco aviões-tanque para ajudar no combate às chamas.

Leia Também:  Bombardeio russo impede mais uma vez retirada de pessoas de Mariupol

Crise no abastecimento de água
As autoridades locais pediram à população que economizasse água depois que alguns hidrantes secaram. Bombeiros enfrentam dificuldades para garantir o abastecimento na região de Pacific Palisades, o que foi destacado pela chefe do Departamento de Água e Eletricidade de Los Angeles, Janisse Quiñones. Ela explicou que a cidade dispõe de três grandes tanques de água, cada um com capacidade para um milhão de galões (aproximadamente 3,78 milhões de litros), mas a situação de abastecimento segue crítica. Imagens mostraram aviões bombeiros retirando água do mar para combater as chamas. Além disso, algumas áreas estão sendo orientadas a ferver a água potável devido à contaminação.

Ajuda aos desalojados
A Casa Branca está monitorando a situação e enviou recursos para auxiliar os desalojados. Voluntários têm se mobilizado para distribuir alimentos, roupas e cobertores em abrigos temporários, como o Centro de Convenções de Pasadena, onde centenas de pessoas receberam apoio da Cruz Vermelha.

Assistência financeira e remoção de veículos
O governador Gavin Newsom informou que o apoio federal também incluirá o envio de recursos financeiros para os governos locais, a fim de cobrir os custos de resposta ao incêndio. Imagens de TV mostraram tratores removendo carros abandonados das estradas para permitir a passagem dos veículos de emergência.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA