Embora o canal israelense i24News tenha divulgado nesta terça-feira (10) que 40 bebês foram encontrados mortos na comunidade de Kfar Aza, em ataque do Hamas que teve início no sábado (7), as Forças Armadas do país não confirmaram a informação através dos canais oficiais.
MUNDO
Hamas decapitou 40 bebês? Veja o que se sabe sobre o massacre em Kfar Aza
MUNDO
O tenente-coronel Richard Hecht, porta-voz dos militares, afirmou na conta oficial do órgão de defesa que era muito cedo para fornecer um número total de baixas no local, mas disse que “crianças, bebês e idosos foram brutalmente massacrados no modo de ação do ISIS”.
Kfar Aza fica no sul de Israel, nas proximidades da Faixa de Gaza, a cerca de cinco quilômetros de distância do território palestino (assista à retirada de corpos abaixo). Até agora, as Forças Armadas estimam cerca de mil israelenses mortos no conflito, no total. Outros 130 são reféns.
- A informação do número de bebês, com alguns decapitados, foi dada pela correspondente Nicole Zedeck durante reportagem feita no local.
“Um dos comandantes aqui disse que, ao menos, 40 bebês foram mortos. Alguns deles foram decapitados, ele disse que nunca viu um ato de brutalidade desta forma”, disse a jornalista.
- Depois, Nicole republicou em seu perfil nas redes sociais trecho da cobertura do i24News que menciona as 40 crianças assassinadas dizendo que o número era incerto.
“Os soldados disseram que acreditam que 40 bebês/crianças foram mortos. O número exato de mortos ainda é desconhecido”, escreveu.
Em outro trecho da cobertura do i24News, o subcomandante de unidade David Ben Zion diz que bebês tiveram as cabeças retiradas, sem especificar o número.
“Eles são agressivos, são muito maus. Eles cortaram fora a cabeça de mulheres e crianças”, relata sobre o Hamas.
Para a agência de notícias turca Anadolu, um porta-voz do Exército de Israel disse que não é possível confirmar que “o Hamas decapitou bebês” (veja mais informações sobre o ataque em Kfar Aza na reportagem abaixo).
Entenda o conflito entre Hamas e Israel
No último sábado, uma série de ataques do Hamas contra Israel em uma intensidade nunca vista antes espalhou tensão no mundo todo, mas a tensão entre israelenses e palestinos dura mais de 70 anos.
Os conflitos misturam política e religião. Em 1947, a ONU aprovou a divisão da Palestina em dois Estados e Israel foi criado, mas os palestinos não aceitaram. Israel afirma que Jerusalém é a capital, já os palestinos reivindicam o mesmo para a parte oriental da cidade.


MUNDO
Pior Incêndio de Los Angeles: Aviões, Bombeiros e Caminhões no Combate ao Fogo
Los Angeles enfrenta o incêndio mais destrutivo de sua história, que já consumiu bairros inteiros e obrigou milhares de moradores a abandonar suas casas. Uma força-tarefa composta por aviões-tanque, caminhões e bombeiros foi mobilizada para combater o fogo e dar apoio às vítimas.
O incêndio teve início na terça-feira (7), em Pacific Palisades, e se espalhou rapidamente, atingindo quase 1.200 hectares. A região, conhecida por abrigar mansões de bilionários e celebridades, foi gravemente afetada.
Até quinta-feira, as chamas continuaram a se alastrar incontroláveis, com vários focos atingindo áreas turísticas e Hollywood. Pelo menos 1.900 imóveis, incluindo casas, empresas e escolas, foram destruídos. Aproximadamente 130 mil pessoas foram orientadas a evacuar, enquanto 400 mil residências ficaram sem energia elétrica. O saldo até o momento é de pelo menos cinco mortos.
A operação de combate ao incêndio conta com aviões, helicópteros e caminhões de bombeiros. O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o envio de 10 helicópteros e dezenas de veículos para reforçar a operação. Além disso, o governo federal enviará cinco aviões-tanque para ajudar no combate às chamas.
Crise no abastecimento de água
As autoridades locais pediram à população que economizasse água depois que alguns hidrantes secaram. Bombeiros enfrentam dificuldades para garantir o abastecimento na região de Pacific Palisades, o que foi destacado pela chefe do Departamento de Água e Eletricidade de Los Angeles, Janisse Quiñones. Ela explicou que a cidade dispõe de três grandes tanques de água, cada um com capacidade para um milhão de galões (aproximadamente 3,78 milhões de litros), mas a situação de abastecimento segue crítica. Imagens mostraram aviões bombeiros retirando água do mar para combater as chamas. Além disso, algumas áreas estão sendo orientadas a ferver a água potável devido à contaminação.
Ajuda aos desalojados
A Casa Branca está monitorando a situação e enviou recursos para auxiliar os desalojados. Voluntários têm se mobilizado para distribuir alimentos, roupas e cobertores em abrigos temporários, como o Centro de Convenções de Pasadena, onde centenas de pessoas receberam apoio da Cruz Vermelha.
Assistência financeira e remoção de veículos
O governador Gavin Newsom informou que o apoio federal também incluirá o envio de recursos financeiros para os governos locais, a fim de cobrir os custos de resposta ao incêndio. Imagens de TV mostraram tratores removendo carros abandonados das estradas para permitir a passagem dos veículos de emergência.
-
MATO GROSSO6 dias atrás
H.Bento alia atendimento humanizado à excelência em ortopedia, cirurgia de coluna, bariátrica, geral e medicina intensiva
-
MATO GROSSO5 dias atrás
No Fórum de Lisboa, Dauto Passare defende cooperação internacional para o desenvolvimento sustentável
-
MATO GROSSO4 dias atrás
ACS prega união de associações militares e cobra revisão do percentual remuneratório
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
ARTIGOS6 dias atrás
Dia do Hospital: Importância dessas instituições para a saúde da sociedade
-
ARTIGOS6 dias atrás
A escola de hoje e os alunos de agora
-
ARTIGOS4 dias atrás
A fiscalização ambiental e o papel central do órgão licenciador