MATO GROSSO
Alunos do programa SER Família Criança têm dia de diversão em Poconé
MATO GROSSO
As crianças atendidas pelo Programa SER Família Criança, localizado no município de Poconé, distante cerca de 100 quilômetros de Cuiabá, tiveram uma tarde diferenciada nesta quarta-feira (11.10), com a comemoração antecipada do Dia das Crianças.
O programa, idealizado pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, atende cerca de 500 crianças na modalidade contraturno e é gerido pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com o município de Poconé, que é responsável pela execução do programa.
O evento teve início às 13 horas, com a presença de animadores, pula-pula, piscina de bolinha, escorregadores infláveis, distribuição de pipoca e picolé. Em seguida, as crianças realizaram apresentações das atividades desenvolvidas no Programa, como balé, capoeira, dança, atividades físicas, estimulação cognitiva e música.

Créditos: João Reis
A primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, agradeceu a dedicação dos envolvidos no programa e falou sobre a emoção de ver o SER Família Criança comemorando seu primeiro Dia das Crianças.
“São sete meses de atividades do SER Família Criança em Poconé, um projeto que nasceu no meu coração, sempre sonhei em dar essa oportunidade às crianças que não tem acesso, e ver essa primeira comemoração do Dia das Crianças acontecer vibrou meu coração de tanta felicidade. De coração agradeço a secretária Grasi por toda dedicação, a primeira-dama Joelma, as equipes Unaf e Setasc, é maravilhoso ver as coisas dando certo. E nossa perspectiva é expandir o programa e ver essa realidade acontecer em todos os 141 municípios de Mato Grosso”, salientou.
A secretária da Setasc, Grasi Bugalho, que esteve presente no evento representando a primeira-dama Virgnia Mendes, ressaltou que o Programa SER Família Criança, implantado em Poconé, é o primeiro do Estado e é um piloto para que outros possam ser implantados em outros municípios.
“É um grande laboratório, pois muito já foi alterado do projeto inicial para melhorar cada vez mais o atendimento. Desde sua inauguração até os dias de hoje, já estamos colhendo frutos. A primeira-dama de Poconé, Joelma, nos contou sobre crianças que já estavam na rua, cometendo pequenos delitos e que hoje estão no Programa SER Família Criança, e têm outro rendimento na escola e também participam de outros projetos sociais do município. E é isso, dar a oportunidade para que essas crianças tenham uma vida diferente”, disse

Créditos: João Reis
Grasi lembrou que o SER Família Criança contraturno é considerado um programa completo, pois oferece segurança alimentar através de alimentação de qualidade; oferece segurança para as crianças, pois no período em que não estão na escola, que poderiam estar na rua, têm um ambiente para estar e se desenvolver com esporte e com métodos cognitivos, entre outros.
“É um programa completo e que deixa o coração da gente super feliz, e a gente vê que é possível entregar um programa eficiente e de qualidade. Só posso parabenizar as crianças, que Deus continue abençoando todas as nossas crianças, e agradecer a Deus, primeiramente pela oportunidade, e a nossa primeira-dama Virginia Mendes, ao governador Mauro Mendes, por acreditar, idealizar e implementar esse projeto; à primeira-dama Joelma, ao prefeito Tata, ao município de Poconé, a todos os servidores que trabalham e batalham para entregar essa política pública de qualidade. E que esse seja o primeiro Dia das Crianças de muitos que virão”, completou.
A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Emprego e Renda de Poconé, Joelma Gomes, agradeceu a secretária Grasi Bugalho e a toda a equipe da Setasc pelo esforço e empenho para a concretização do Programa SER Família Criança.
“Sou grata, reconheço a sua atenção e carinho por Poconé, o seu trabalho que a gente acompanha, e sabemos do empenho e dedicação não só da secretária, mas de toda a equipe da Setasc”, enfatizou.

Créditos: João Reis
Joelma agradeceu também todo investimento feito no município de Poconé pelo Governo do Estado e pelas iniciativas da primeira-dama Virginia Mendes.
“Virginia Mendes foi uma luz que apareceu aqui no município de Poconé. É uma pessoa que tem feito mudanças na vida de crianças vulneráveis daqui, que tem mudado famílias por meio do SER Família Criança. Eu, como profissional da Educação, como mãe, me emociono por ver quantas crianças podem se alimentar, tem a oportunidade de dançar balé, tem os olhos voltados para elas. E Virginia pode proporcionar tudo isso para nosso município de Poconé”, concluiu.
Além da distribuição de lanches, sucos, picolés e sacolés, todas as crianças também receberam brinquedos como lembrança da comemoração do Dia das Crianças.

Créditos: João Reis
Estiveram presentes no evento as secretárias adjuntas de Programas e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Maciel; e de Cidadania e Inclusão Socioprodutiva (Sacis), Marilene Marchese; servidores da Setasc; a equipe da Unidade de Ações Sociais e Apoio às Famílias (UNAF), e servidores do município de Poconé.

Créditos: João Reis


MATO GROSSO
CONCEEL-EMT reforça orientações sobre a nova identificação das Unidades Consumidoras

O Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) está reforçando as orientações sobre a nova forma de identificação das Unidades Consumidoras (UCs), implantada recentemente pelas distribuidoras em diversas regiões do país. A atualização tem como objetivo padronizar os cadastros, aumentar a precisão nos atendimentos e aprimorar o controle das informações no setor elétrico.
A mudança foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), como parte de um processo mais amplo de modernização dos serviços de distribuição e digitalização do relacionamento com o consumidor. Uma das medidas adotadas pelo conselho é entrega de folder informativo com as orientações sobre a mudança. O prazo de conclusão para a padronização é 31 de dezembro.
Essa padronização traz benefícios diretos para os clientes e para o setor como um todo. Entre eles, está a melhoria no processo de cadastramento no CadÚnico – Cadastro Único, feito pelas prefeituras municipais, para que famílias de baixa renda possam receber o benefício da Tarifa Social. Além disso, a atualização simplifica os atendimentos ao cliente e agiliza a resolução de demandas relacionadas ao fornecimento de energia
O que muda?
O código da sua Unidade Consumidora (UC), que aparece na fatura de energia, passará a ter 15 dígitos, estruturados da seguinte forma:
10 primeiros: número sequencial da distribuidora
3 seguintes: identificação da distribuidora, definida pela ANEEL
2 finais: dígitos verificadores para conferir se o número está correto
O novo número de identificação será exibido nas faturas a partir de 01/12/2025 e a atualização será feita de forma automática, sem necessidade de qualquer ação por parte dos clientes da Energisa.
Segundo o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a nova identificação representa um avanço na modernização do setor. “Estamos em um momento em que a digitalização e a segurança dos dados são essenciais. A padronização das UCs contribui para reduzir erros, garantir mais agilidade no atendimento e proporcionar uma melhor experiência para o consumidor”, afirmou.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.