MATO GROSSO
Exame Certificador oportuniza conclusão dos estudos para mais de 35 mil jovens e adultos em MT
MATO GROSSO
Até o momento, mais de 50 mil exames já foram agendados, sendo que 35.644 foram aplicados. O número representa um crescimento de 62% em relação a 2022, quando 22.010 exames foram realizados. Os dados consideram o período de fevereiro (início do ano letivo) a outubro.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, observa que os números demonstram o compromisso do Governo do Estado em oportunizar e garantir a elevação da escolaridade da população jovem e adulta.
“A aprendizagem é um direito fundamental de todos, independentemente da idade ou das circunstâncias, e a Seduc busca promover a integração e acessibilidade para que todos possam participar do programa”, afirma.
O Exame Certificador é um dos componentes da política de educação de jovens e adultos prevista no Plano Educação 10 Anos, que objetiva colocar a educação pública de Mato Grosso entre as mais bem avaliadas no país até 2032.
Por meio do exame, qualquer pessoa com idade acima de 15 anos tem a chance de completar sua formação educacional, adquirindo conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal. Além disso, a certificação abre portas para novas oportunidades, como ingressar em cursos técnicos, faculdades e concursos públicos. Até o momento, 37 escolas aplicam o exame em todas as regiões do Estado.
“Com o comprometimento da Secretaria de Educação e a participação ativa da sociedade, o Exame Certificador tem se consolidado como uma importante iniciativa para a educação, proporcionando uma segunda chance para aqueles que desejam concluir seus estudos e conquistar um futuro melhor”, finaliza o secretário.
Saiba mais sobre o exame certificador aqui. Já a relação de escolas que aplicam o exame pode ser conferida aqui.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.