Search
Close this search box.
CUIABÁ

HOMENAGEM CRIMINOSA

PM alega que fogos expõem “temor” do CV às forças de Segurança de MT

Publicados

MATO GROSSO

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, reagiu ao foguetório organizado por membros da facção criminosa Comando Vermelho, na noite de terça-feira (24), em Cuiabá, feito em homenagem a Rudiney Rodrigues dos Santos, vulgo “Pinguim ou Motoqueiro”, que morreu após fraturar costelas ao fugir da prisão em Rondonópolis. A pirotecnia foi ouvida por diversos bairros da capital e outras cidades do Estado por volta das 21h00.

Segundo o chefe da PM, manifestações como essa servem para mostrar a força da Policia Militar no combate ao crime organizado. Mendes apontou que o uso de fogos de artifício pelas facções não afronta as Forças de Segurança, muito pelo contrário, expressa que a criminalidade teme a ação dos órgãos de segurança pública, que combate o crime “sem pirotecnia”.

O chefe da PM ressaltou, ainda, que os militares estão trabalhando para identificar os envolvidos, prevenir e coibir atos criminosos. “Vale ressaltar ainda que sinalizações como esta indicam, sobretudo, a intransigência das Forças de Segurança de Mato Grosso no combate ao crime organizado. Pois se vê que por aqui não há descanso nesse combate, ininterrupto, sem trégua. Principalmente, ressalto por fim, que o uso de fogos de artificio pelas facções, longe de afrontar apenas, expressam a temeridade destas em agir, pois sabem que no campo da Segurança Pública não há pirotecnia no combate ao crime organizado”, traz a nota.

MORTE DE PINGUIM

Leia Também:  Escola Cesário Neto inaugura sala para atender ao exame de certificação

Rudiney Rodrigues dos Santos, de 40 anos, conhecido como “Pinguim”, membro do Comando Vermelho, morreu nesta terça-feira (24) no Pronto-Socorro de Várzea Grande. “Pinguim” havia escapado da Penitenciária Major PM Eldo Sá Corrêa, também conhecida como Mata Grande, em Rondonópolis (215 km de Cuiabá), na tarde da última sexta-feira, e acabou fraturando algumas costelas ao pular o muro da unidade.

De acordo com informações da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), o preso fugitivo procurou atendimento em uma unidade de saúde da cidade utilizando um nome falso e assinou um termo para deixar o local no mesmo dia. Posteriormente, ele foi ao PSM-VG, onde não resistiu aos ferimentos e morreu. “Pinguim” era considerado como uma espécie de “juiz” dentro da facção, sendo responsável por ordenar execuções de membros da facção rival Primeiro Comando Capital (PCC) mesmo estando na prisão.

A morte de “Pinguim” foi sentida pelos membros do Comando Vermelho, que organizaram uma queima de fogos, em todo o Estado para homenageá-lo, na noite de terça-feira (24). Durante a noite desta terça-feira, foram registradas soltura de fogos em várias cidades, como Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Itaúna, Juruena, Carlinda, Colíder, Querência, Lucas do Rio Verde, Nova Monte Verde, União do Sul, Marcelândia, Confresa, Nova Ubiratã, Cláudia, Água Boa, Juína, Primavera do Leste, Apeaça, Juara, Nova Bandeirante, Rondonópolis, Canarana, Tapurah, Jaciara, Campo Verde e Rosário. A população dessas cidades ficou surpresa com esses atos.

Leia Também:  Programa SER Família participa da 56ª Expoagro com serviços e informações para população

Alguns moradores chegaram a pensar que se tratava de uma pré-comemoração da partida entre Cuiabá e Corinthians, que ocorrerá nesta quarta-feira, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. No entanto, um comunicado atribuído ao Comando Vermelho foi compartilhado em grupos de WhatsApp, informando sobre o falecimento de Rudiney.

O texto também solicitava um minuto de silêncio e queima de fogos às 21 horas em todas as regiões de Mato Grosso em sua homenagem. “Com uma tristeza infinita no coração que venho comunicar o falecimento de um grande amigo e irmão que certamente marcou as vidas daqueles que puderam conviver com ele. É uma notícia inesperada, mas a morte infelizmente surge a qualquer momento e por vezes leva as pessoas que nos são especial. E por essa grande perda em nossa família, o nosso vise previdente, nos informa através deste a todos da região sul, norte, leste, oeste de MT que as 21: 00 de hoje simultaneamente que todos façam um minuto de silêncio e uma queima de fogos em toda cidade MT e quebradas aqui na capital, por respeito e memória do nosso nobre irmão Rudiney vulgo motoqueiro e que Deus coloque ele em um bom lugar assim seja. SS: CVMT”, diz trecho do texto.

 

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  Escola Cesário Neto inaugura sala para atender ao exame de certificação

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA