Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Veja o passo a passo para solicitar adesão a sistema da Seaf que garante percentual do ICMS para agricultura familiar

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) preparou um passo a passo para orientar as prefeituras municipais a preencherem o formulário de adesão ao Sistema Estadual Integrado da Agricultura Familiar (SEIAF-MT), de acordo com os critérios da Lei Complementar n° 746, de 25 de agosto de 2022. A lei estabeleceu normas relativas ao cálculo dos Índices de Participação dos Municípios (IPM) para a distribuição dos recursos arrecadados com Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O SEIAF-MT é uma ferramenta de coleta de dados primários sobre a agricultura familiar do Estado de Mato Grosso para subsidiar a formulação, implementação e monitoramento de ações e políticas públicas voltadas ao segmento.

Para a adesão, o prefeito municipal deverá preencher o formulário de adesão disponível no site da SEAF e assinar eletronicamente o Termo de Adesão, até o dia 31 de dezembro deste ano.

Segue abaixo o passo a passo para realizar a adesão:

  • 1º passo: Acessar o site institucional da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar;
  • 2º passo: Na página inicial, clicar no banner de notícia do SEIAF-MT;
Leia Também:  Lei Seca fiscaliza 113 veículos e prende nove pessoas por embriaguez ao volante


3º passo: Clicar no local indicado para baixar o Termo de Adesão, em formato PDF;

4º passo: Baixar o arquivo do Termo de Adesão e salvar o arquivo no computador;

5º passo: Abrir o arquivo com o Adobe Acrobat ou outro programa que leia arquivos em PDF (Observação: As linhas referentes aos dados do município são editáveis, portanto podem ser digitados os dados diretamente no arquivo PDF. Não  há necessidade de converter o arquivo para Word).

Não se deve preencher o número do Termo. Este é um número de controle da equipe do SEIAF MT. Deixar esse campo em  branco.

Exemplo de preenchimento de informações:

6º passo: Após leitura dos itens do Termo de adesão, o (a) prefeito (a) deve assinar o documento  eletronicamente. O Termo de adesão não deve ser impresso. A assinatura deverá ser exclusivamente eletrônica. Pode ser utilizada a assinatura eletrônica da conta <<GOV.BR>>.

7º passo: Após a inclusão das informações e assinatura eletrônica pelo (a) prefeito (a) no Termo de Adesão, retornar ao site da Seaf e clicar no mesmo banner:

Leia Também:  Sema-MT apreende 431 kg de pescado ilegal durante operação em Santo Antônio de Leverger

8º passo: Anexar o Termo de adesão preenchido e assinado eletronicamente pelo(a) prefeito(a) e após a inclusão do arquivo assinado, clicar em enviar:

9º passo: Ao clicar em enviar, se todos os campos tiverem sido preenchidos corretamente,  aparecerá a seguinte mensagem no topo do formulário:

10º passo: Após análise do termo de adesão e formulário enviado pela prefeitura, a  equipe do SEIAF-MT enviará ao e-mail cadastrado pelo município a confirmação da adesão.

Em caso de dúvidas, os municípios podem entrar em contato pelo e-mail  seiaf@agriculturafamiliar.mt.gov.br  ou pelo (65) 3613-6260.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil

Publicados

em

Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.

A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.

Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.

“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.

Leia Também:  VÍDEO: Família de idosa muito doente e que perdeu todos os benefício sociais pede ajuda para sobreviver. Para cuidar da mãe a filha dela fez até empréstimos junto a agiotas.

Sobre o CONCEEL-EMT

O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA