Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Parceria do Governo com prefeitura fomenta produção de café por agricultores familiares de Colniza

Publicados

MATO GROSSO

Maior produtor de café de Mato Grosso, Colniza tem expandido e fortalecido a cafeicultura entre os agricultores familiares, com a entrega de mudas e de kits de irrigação, realizada em parceria entre a Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf) e a prefeitura do município.

Somente em 2023, a estimativa é atingir 1 milhão de mudas distribuídas na região.

Em Colniza, mais de 5,5 mil famílias vivem da agricultura familiar e a maioria delas planta café. Algumas delas começaram a priorizar a produção do grão após incentivo do Governo do Estado, pelo programa MT Produtivo Café.

Almir Almeida priorizou o plantio de café após receber kit de irrigação – Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Na propriedade do agricultor familiar Almir Almeida, pela primeira vez, o café teve preferência depois que ele foi beneficiado com um kit completo de irrigação da Seaf. Ele foi um dos 30 produtores do município que receberam o equipamento.

“Isso ajuda muito nós que somos pequenos produtores e não temos condições de criar gado e o café é que vai garantir a renda da nossa família”, afirmou.

Leia Também:  Interventor exonera membros da Empresa Cuiabana de Saúde e nomeia substitutos em policlínicas, UPAs e HMC

O prefeito de Colniza, Milton de Souza, disse que todo o investimento para melhorar a produção é importante. “Para o município, é um incentivo muito grande para alavancar a nossa produção de café, considerando que hoje somos a capital de café do estado”, pontuou.

No município, são produzidos pelo menos 49 milhões de pés de café em 15 mil hectares de área.

Além dos kits de irrigação, mudas são produzidas e distribuídas gratuitamente aos produtores familiares.

Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

No município, são colhidas 100 mil sacas do grão por ano. Parte da produção fica em Colniza.

Em uma das indústrias instaladas no município, de propriedade do empresário Edson Alves, são beneficiados 12 mil kg de café.

“Para mim, foi um ato de sobrevivência. Precisava fazer algo para me manter e daí tive essa ideia e, graças a Deus, tem dado certo”, contou.

Mato Grosso mais que dobrou a produção de café nos últimos quatro anos – Foto: Christiano Antonucci/Secom

Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção em Mato Grosso aumentou mais de 100% nos últimos quatro anos.

Leia Também:  Advogado morre após ser agredido com soco em discussão por jogo do Palmeiras na final do Mundial

“Temos avançado muito na produção de café. Conseguimos dobrar a quantidade colhida de 2019 para cá e, neste ano, atingimos 245,8 mil sacas produzidas no Estado. Os investimentos continuam para melhorar ainda mais”, completou a secretária de Agricultura Familiar de Mato Grosso, Teté Bezerra.

Assista abaixo a reportagem sobre a produção de café em Colniza:

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026

Publicados

em

A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.

Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.

Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.

Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.

Leia Também:  Interventor exonera membros da Empresa Cuiabana de Saúde e nomeia substitutos em policlínicas, UPAs e HMC

Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.

A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA