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Empreendedores de MT selecionados em etapa estadual da Expo Favela participam de feira em SP

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Empreendedores de favelas de Mato Grosso irão representar o Estado neste final de semana na edição nacional da Expo Favela, em São Paulo. Essa é considerada a maior feira de negócios que reúne, exclusivamente, empreendedores e startups de comunidades de periferia, e é uma oportunidade para que expositores divulguem seus produtos e fomentem novos negócios.

A participação dos Mato-grossenses na feira, entre os dias 1º e 3 de dezembro, conta com apoio do Governo do Estado. A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) é a maior investidora do projeto desde a etapa estadual, realizada em julho em Cuiabá.

Os 10 empreendedores foram selecionados entre os 60 expositores da Expo Favela MT para participar da fase nacional; sendo eles: Anjos da Lata, Vôcontigo, Chioma Beleza da Natureza, Cuiabaneria, Artista Cientista, Reflorescer, Grupo Tibanaré, Dialektisch Fermentados, Geração Marker e Movimento Vambora.

O presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT), Anderson Zanovello, destacou a importância do incentivo do Governo do Estado ao empreendedor das comunidades periféricas. “Esse projeto só aconteceu graças a importante parceria do Estado que através da Secel acredita no pequeno empreendedor e têm levado investimentos para nossas favelas e periferias”, afirmou.

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O secretário Jefferson Carvalho Neves ressaltou que este é mais um momento de voltar os olhos do Brasil para Mato Grosso. “Ter os nossos empreendedores indo nos representar e se destacando em outras regiões do país, além de ser gratificante, é uma oportunidade de renda, experiência e troca de conhecimento”, declarou.

De todos os empreendedores que vão participar da Expo Favela em São Paulo, os 10 melhores serão convidados a participar de um reality show no programa É de Casa da Rede Globo.

A Expo Favela Innovation Mato Grosso é uma realização da Favela Holding, Cufa-MT, Associação de Desenvolvimento Social das Favelas, Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e MT Criativo, com patrocínio do Sebrae e outras parcerias.

Fonte: Governo MT – MT

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Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

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Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

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A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

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Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

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