Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Desenvolve MT participa de Encontro Estadual de Agentes de Crédito no Paraná

Publicados

MATO GROSSO

Representantes da Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT participam, em Foz do Iguaçu, do 8º Encontro Estadual de Agentes de Crédito Fomento Paraná e Sebrae/PR, entre os dias 27 e 30 de novembro. O evento reúne agentes de crédito que atuam em mais de 300 municípios com operações de acesso ao crédito por meio de salas de empreendedor, prefeituras e outras estruturas públicas.

O objetivo da participação é conhecer e trocar experiências de como é realizado o trabalho da agência de fomento do Paraná em parceira com o Sebrae no Estado, atuando diretamente nos municípios. Os agentes são responsáveis por colocar me prática, articular o ambiente, e apoiar o empreendedor local que busca crédito para fomentar o seu negócio. A proposta da Desenvolve MT é implantar o modelo do Paraná em Mato Grosso.

Neste ano, o encontro tem como tema a importância do planejamento na atuação do agente de crédito. No Paraná, o modelo de negócio já existe há 20 anos atuando com excelência e modelo para as demais agências do país, e há oito anos são realizados os encontros com palestras, capacitações e premiações.

Leia Também:  Em Cuiabá, 95% dos adultos estão vacinados

O diretor de Crédito da Desenvolve MT, Hélio Tito de Arruda, participa da imersão no Paraná. Ele lembrou que os agentes de crédito desenvolvem um papel importante no desenvolvimento da economia local. “Estamos vivenciando uma experiência fantástica com o Sebrae Mato Grosso, que está presente conosco nesta imersão, buscando nos ajudar a cada vez mais democratizar o acesso ao crédito em Mato Grosso”, comentou.

Atualmente, a Desenvolve MT, possui 37 agentes de crédito conveniados que atendem os empreendedores nos municípios e entidades parceiras ligadas ao comércio e indústria. A expectativa para o próximo ano é que as parcerias possam ser ampliadas e um modelo de negócio estruturado possa ser implantado com as prefeituras e Sebrae Mato Grosso igual é feito no Paraná.

A superintendente de crédito ressaltou a importância do evento. “Estamos conhecendo como é desenvolvido o trabalho da Fomento Paraná com os agentes de crédito, que hoje é um modelo de sucesso para todas as agências do Brasil, estamos entusiasmados para implantar em 2024 na Desenvolve MT, ampliando ainda mais o trabalho que já é realizado atualmente”, contou Elizandra Helman.

Leia Também:  Jovem é sequestrada por 3 homens e estuprada por um deles em Cuiabá

A programação do evento segue até o final do dia 30.11, cerca de 500 pessoas participam, com palestras e oficinas, troca de experiências e reflexões sobre o cenário da economia, além de premiação para os agentes de crédito destaque neste ano pelos serviços prestados ao empreendedor de seu município.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Sebrae/MT promove AI Tour para capacitar líderes e empreendedores em Inteligência Artificial

Publicados

em

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) e a plataforma StartSe promovem a AI Tour, uma jornada prática de capacitação voltada para líderes e empreendedores interessados em aplicar a Inteligência Artificial (IA) em seus negócios. O evento conta com imersões sobre ferramentas como ChatGPT, Gemini, Leonardo AI e Promptly, abordando fundamentos, boas práticas e aplicações reais para acelerar estratégias e otimizar processos. A Inteligência Artificial é uma das prioridades da instituição.

De acordo com o diretor técnico do Sebrae/MT, André Schelini, a iniciativa realizada entre os dias 28 e 29 de agosto representa uma oportunidade única para que empresários adquiram diferenciais competitivos. “O objetivo é preparar gestores para atuar com inovação, otimizando processos e garantindo maior competitividade e vantagens estratégicas para seus negócios”, destacou. Entre os principais benefícios estão a redução de custos, aumento da produtividade e a automatização de tarefas, liberando gestores para decisões mais estratégicas.

A capacitação permite que os participantes compreendam o impacto da IA na gestão operacional, aprendam a criar agentes autônomos, desenvolvam projetos com o AI Canvas e descubram como proteger modelos de IA. Segundo o gerente de Inovação do Sebrae/MT, Lucas Moreira, a metodologia foi pensada para gerar resultados imediatos. “Será uma imersão prática e de alto impacto, com aplicações que empresários poderão implementar já durante a jornada”, afirma.

Leia Também:  Jovem é sequestrada por 3 homens e estuprada por um deles em Cuiabá

Assessoria especializada

Além do AI Tour, o Sebrae/MT mantém outras iniciativas de apoio à transformação digital dos pequenos negócios. Em Cuiabá, a Sala de Inteligência Artificial, instalada na Agência Sebrae Cuiabá, no Goiabeiras Shopping, oferece atendimento especializado, consultorias e acesso a tecnologias aplicáveis ao dia a dia das empresas. A estrutura faz parte da estratégia de inovação do Sebrae, que busca democratizar o acesso às ferramentas digitais e estimular uma cultura de experimentação entre empreendedores.

O Sebrae/MT já capacitou 199 professores e atendeu cerca de 1.600 clientes em ações voltadas ao uso da Inteligência Artificial em diferentes áreas de negócios. Até o momento, foram realizadas 10 palestras sobre IA aplicada ao marketing digital, vendas, atendimento e gestão, que reuniram aproximadamente 1.000 participantes, além de cinco workshops voltados ao aumento de vendas no ambiente digital e à gestão multissetorial, com mais de 100 empreendedores.

A programação segue até novembro, com a oferta de 13 novos workshops multissetoriais que devem envolver cerca de 300 pessoas.

Fenômeno em expansão

Conforme aponta pesquisa do Setor de Inteligência de Dados do Sebrae/MT, 17% dos empreendimentos em Mato Grosso já utilizam alguma solução baseada em IA, principalmente em áreas de impacto rápido e mensurável. O atendimento ao cliente lidera as aplicações, com 85% das empresas usuárias automatizando interações, seguido pela gestão financeira (56%) e pelo marketing com análise de dados (54%). Outras áreas, como controle de qualidade (25%), automação de processos (19%) e desenvolvimento de produtos (15%), também começam a ganhar espaço.

Leia Também:  Motociclista passa em alta velocidade em quebra-molas, cai e morre ao quebrar o pescoço

O estudo também identificou as principais barreiras para a popularização da tecnologia. A falta de conhecimento técnico foi apontada por 67% dos empresários, seguida da resistência à mudança (55%), da ausência de dados para treinar sistemas (52%) e dos altos custos (42%). Essas dificuldades são mais frequentes em setores como logística, recursos humanos e qualidade, que, apesar do alto potencial de ganhos, ainda são pouco explorados.

Outro desafio está na qualificação. Apesar de metade dos empresários se declarar otimista com o futuro da IA, apenas 6% afirmam ter uma estratégia definida para adotá-la, e 26% pretendem investir em treinamentos. Para enfrentar esse cenário, o Sebrae/MT tem ampliado sua oferta de capacitações, consultorias e soluções práticas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA