MATO GROSSO
Celular explode e causa incêndio em residência em Cáceres
MATO GROSSO
Nas primeiras horas do Natal (25), uma casa em Cáceres, a 225 km a oeste de Cuiabá, foi parcialmente consumida por um incêndio desencadeado pela explosão de um celular enquanto estava sendo carregado. Por sorte, a mãe e seus dois filhos escaparam ilesos, apesar do prejuízo material.
Segundo informações obtidas pelo , a mãe, de 33 anos, dormia na cama com seu filho de 13 anos, enquanto a filha de 10 anos descansava em um colchão adjacente.
A menina teria deixado o celular conectado à tomada, próximo ao colchão, quando uma explosão foi ouvida. Ao acordarem, perceberam que o colchão estava em chamas.
Desesperada, a mulher tentou apagar as chamas com a própria blusa, mas o fogo se espalhou rapidamente. Ela conseguiu resgatar a filha nos braços e evacuar a residência com os filhos. Antes de sair, desligou o padrão de energia da casa, momento em que outra explosão foi ouvida.
O quarto da família foi consumido pelas chamas, mas a intervenção rápida do Corpo de Bombeiros evitou que o fogo se alastrasse ainda mais. Parte da estrutura da casa sofreu danos.
Apesar do susto e do prejuízo material, a família está bem. Alguns documentos e objetos pessoais foram recuperados, mas os documentos das crianças foram perdidos no incêndio. A investigação sobre as causas precisas do incidente está em andamento. Ainda assim, é um alerta para a importância da precaução ao utilizar dispositivos eletrônicos e carregadores.
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.