MATO GROSSO
“O cardápio servido na minha escola tem gostinho de comida de mãe”, destaca estudante
MATO GROSSO
Rafaela de Jesus, de 16 anos, do 2º ano do ensino médio, é uma das estudantes que elogia o cardápio da alimentação na escola. Convicta, ela contou: “Os pratos servidos na minha escola têm o gostinho de comida de mãe. Vemos que tudo é feito com carinho e isso me deixa muito satisfeita. Além do lanche de entrada, almoço na escola e saio satisfeita quando vou para a empresa onde trabalho no período da tarde”.
A estudante, também do 2º ano, Pamela de Laura Inácio, 16 anos, enfatizou sobre o cardápio diversificado e garante que não fica um dia sem comer. “O sabor da comida das tias da cozinha é excelente e parece que estou comendo em casa”. Ela considera a alimentação escolar importante tanto para manter o corpo ativo quanto para a mente ficar tranquila. “Com fome não dá para estudar, né? ”, brincou.
“Vemos que tudo é feito com carinho e isso me deixa muito satisfeita”, diz Rafaela de Jesus Crédito: Gabriel Aguiar – Seduc / MT
Ela completou contando sobre o menu de cada dia, que é elaborado com base em temperos naturais, respeitando os componentes nutricionais e promovendo hábitos alimentares saudáveis aos estudantes. “Esse modelo de alimentação na escola, que é bem melhor do que o de anos atrás, trouxe mais qualidade ao cardápio e facilidade na preparação da comida, acredito”.
O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, disse que a alimentação escolar desempenha um papel fundamental na vida de muitos estudantes em situação de vulnerabilidade social, pois garante inclusão social, sendo a única refeição completa e balanceada do dia para muitos deles.
Conforme Alan, nas escolas com três turnos, são oferecidas três refeições diárias, enquanto nas unidades de tempo integral são oferecidas quatro refeições diárias. Nas escolas agrícolas de tempo integral, a alimentação vai à mesa cinco vezes diariamente.
“Com alimentação variada e de qualidade, nossos estudantes se desenvolvem melhor, além de apresentarem melhor aprendizagem e rendimento escolar”, explicou.
Segundo ele, o investimento do Governo de Mato Grosso na alimentação escolar demonstra o compromisso com a educação e o bem-estar dos estudantes, proporcionando refeições balanceadas e mais saborosas.
O Estado investirá em torno de R$ 160 milhões na alimentação escolar para o ano letivo de 2024 nas 647 escolas da rede. No ano passado, o investimento foi de R$ 150,5 milhões. “Tivemos um aumento de recursos da ordem de R$ 9,5 milhões para este ano”, finaliza o secretário.
EducAção 10 Anos
A política Alimentação Escolar é uma das 30 políticas educacionais desenvolvidas pela Seduc, que compõem o Plano de EducAção 10 anos. O objetivo do plano é posicionar a Rede Estadual de Ensino entre as mais bem avaliadas do país até 2032.
O plano de alimentação dos mais de 320 mil estudantes das 647 escolas da rede estadual inclui cardápios elaborados por nutricionistas, universalização do atendimento, educação alimentar e nutricional, e apoio à agricultura familiar.
Com mais de 1.200 estudantes divididos em 40 turmas, a escola oferece três refeições diárias Crédito: Michel Alvim – Secom / MT
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).
O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior - índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).
A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.
No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.
A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.
Dificuldades
As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.
As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).
Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.
Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.
“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.
Dados da pesquisa
O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.
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