MATO GROSSO
Produtores familiares recebem orientações do Indea durante curso com mato-grossense premiado nacionalmente
MATO GROSSO
Conforme a médica veterinária do Serviço de Inspeção Sanitário Estadual do Indea, Carine Baggio Cavalcante, da Coordenadoria de Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal (CISPOA), os produtores demonstraram a intenção de saírem da informalidade, regularizando os seus estabelecimentos no serviço de inspeção oficial.
“Abordamos a regularização dos estabelecimentos que estão na informalidade, o serviço de inspeção oficial, os selos de qualidade (Selo Arte e Queijo Artesanal) e os sistemas de Inspeção, com o objetivo principal de desmistificar a formalização dos produtos de origem animal”, pontuou.
O secretário estadual de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro, exaltou que Mato Grosso tem avançado no beneficiamento de leite, agregando valor à produção.
“O empenho dos produtores familiares soma-se aos esforços do Governo do Estado para o fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso, sendo que nos últimos cinco anos, já foram mais de R$ 500 milhões em investimentos, sendo que a produção de leite é um dos principais segmentos, com o MT Produtivo Leite”, enfatizou.
Silas começou a fazer queijo durante a pandemia como hobby, mas deu tão certo que continuou e tem se aprimorado.
“Depois que eu ganhei essa medalha, todo mundo começou a conversar comigo, principalmente os produtores, querendo aprender a fazer queijo. Diante da procura, eu resolvi montar esse curso, mas priorizei os produtores da agricultura familiar”, afirmou.
As aulas são quinzenais, na fazenda de Silas, que também fica em Nossa Senhora do Livramento, e terminam na próxima semana, mas continuarão a ser ministradas mensais para a degustação dos queijos produzidos e esclarecimento de dúvidas.
“O objetivo é melhorar a qualidade do produto produzido na região e, assim, melhorar a remuneração das famílias que vivem da agricultura familiar”, pontuou o produtor.
Silas e outros produtores irão participar do 1º Festival de Queijo Artesanal, que será realizado neste sábado (02.03), na Feira de Agricultura Familiar, Gastronomia e Arte de Nossa Senhora do Livramento.
“A qualidade dos queijos produzidos na região tem melhorado muito e o município decidiu fazer o festival de queijos, que vai oferecer queijos para a venda e também para degustação”, disse.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
CONCEEL-EMT participa de evento que discute o futuro da energia no Brasil
Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT estão participando nesta quinta e sexta-feira (28) do XXV Encontro Nacional de Conselhos de Consumidores de Energia Elétrica, realizado em Belém. A cidade, que recentemente sediou a COP 30, volta a receber importantes debates sobre energia, sustentabilidade e justiça social. O evento está sendo realizado no Hotel Princesa Louçã.
A participação dos conselheiros do CONCEEL-EMT tem como objetivo acompanhar de perto as discussões e painéis da programação, que este ano tem como tema central: “Mudanças climáticas e justiça energética: desafios e propostas para acesso à energia limpa e preços justos”.
Durante o encontro, os representantes do conselho estão presentes em mesas redondas, apresentações técnicas e diálogos que abordam temas essenciais para o setor elétrico. A iniciativa reúne representantes de todo o país.
“Participar do encontro nacional é fundamental para aprofundar o debate sobre direitos dos consumidores, acompanhar tendências do setor elétrico e contribuir para propostas que promovam justiça energética, sustentabilidade e preços mais equilibrados”, ressaltou o Benedito Paulo de Abreu, vice-presidente do CONCEEL-EMT.
Sobre o CONCEEL-EMT
O conselho tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.