MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso realiza trocas de comando de dois batalhões
MATO GROSSO
No 1º Batalhão de Bombeiros Militar de Cuiabá, o tenente-coronel BM Mario Henrique Faro Ferreira, transmitiu o comando para o tenente-coronel BM Paulo César Crivelli. A solenidade aconteceu na sede do Batalhão e contou com a presença de autoridades, familiares e membros da corporação.![]()
Durante a cerimônia, o comandante-geral em substituição legal, coronel BM Ricardo Antônio Bezerra Costa, expressou agradecimento e reconhecimento pela trajetória do tenente-coronel Faro e deu as boas-vindas ao tenente-coronel Crivelli, que assume o comando do 1° Batalhão.
“Gratidão ao tenente-coronel Faro pelo seu trabalho e dedicação durante sua gestão. Sei que ele desempenhou suas responsabilidades com grande comprometimento e contribuiu para o crescimento e desenvolvimento do Batalhão. Agora, é com grande confiança que nomeamos como novo comandante o tenente-coronel Crivelli. Tenho certeza de que ele trará sua experiência e contribuição para o crescimento, qualificação e melhoria do atendimento à população de Mato Grosso”, disse.
Em seu discurso de despedida, o tenente-coronel Mario Henrique Faro Ferreira, destacou os desafios e conquistas durante sua gestão e agradeceu à equipe pelo apoio e dedicação ao longo de sua jornada.
“Agradeço a todo efetivo que não mediu esforços para trabalhar em prol do cidadão, diante das mais complexas ocorrências. Destaco aqui o trabalho de toda a equipe do batalhão, que garante que o serviço funcione, meu respeito a todos que se dedicam para garantir um serviço de qualidade. Aos oficiais que estiveram comigo, os que passaram e os que continuam, meu sincero muito obrigado”, declarou o tenente-coronel.
A segunda troca de comando ocorreu no 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande, onde o tenente-coronel BM Rafael Ribeiro Marcondes encerrou sua administração, transmitindo as responsabilidades para o tenente-coronel BM Rogério Quinteiro Barcellos. A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e reconhecimento do trabalho realizado pelo comandante anterior.
“Gostaria de reconhecer e agradecer ao tenente-coronel Marcondes pelo seu dedicado trabalho à frente do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande. Sob sua liderança, o Batalhão alcançou avanços significativos na infraestrutura e nos processos operacionais. Agradeço por seu compromisso e dedicação em garantir a segurança e o bem-estar da população. Agora, assume essas responsabilidades o tenente-coronel Quinteiro. Confiamos em sua capacidade de liderança e de dar continuidade ao excelente trabalho realizado até então. Estou certo de que, sob sua administração, o 2º Batalhão continuará a se destacar na prestação de serviços de qualidade à comunidade. Desejo-lhe sucesso em sua nova função e que possamos trabalhar juntos em prol da segurança de todos”, falou o comandante-geral em substituição legal.![]()
O tenente-coronel Marcondes teve a oportunidade de fazer sua fala, expondo sua gratidão e transmitindo uma mensagem de encorajamento para o próximo comandante.
“A medida que passo o bastão para o próximo comandante, tenho plena confiança de que o 2° Batalhão continuará a prosperar e a cumprir sua missão com excelência. Este é um momento de renovação e oportunidade, uma chance para novas ideias florescerem, novos laços se formarem e novos sucessos serem alcançados. Para o próximo comandante que assumirá esta responsabilidade, peço que mantenha vivo o espírito de camaradagem, respeito mútuo e trabalho em equipe que sempre foi a essência desta unidade. Gostaria de agradecer a cada membro do 2° Batalhão, suas famílias e entes queridos por apoio inabalável ao longo destes dois anos”, discursou o tenente-coronel Marcondes.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.