Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Mato Grosso tem 29 trabalhos aprovados para o XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno

Publicados

MATO GROSSO

O Estado de Mato Grosso obteve 29 trabalhos aprovados para apresentação no XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno (XVI ENAM), VI Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (VI ENACS) e o I Encuentro Latino Americano y Caribeño de Lactancia Materna (I ELACLAM), que serão realizados entre os dias 14 e 18 de abril em João Pessoa (PB). Os trabalhos foram feitos por profissionais que atuam em Mato Grosso e tiveram apoio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT).

As experiências serão apresentadas por profissionais dos municípios de Cuiabá, Sinop, Tangará da Serra, Alto Araguaia, Barra do Garças e Cáceres, que representam seis Regiões de Saúde de Mato Grosso.

De acordo com o nutricionista e integrante da equipe de Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável da SES-MT, Rodrigo Carvalho, as políticas públicas ligadas à amamentação têm ganhado espaço na Saúde Pública do Estado.

“O reconhecimento dessas experiências também é resultado do trabalho de regionalização destas políticas públicas, promovido pela SES. Em Mato Grosso, há alguns anos tem-se melhorado a gestão desta política com a implementação de ações estratégicas de promoção, proteção e apoio à amamentação em unidades de saúde de todos os níveis de atenção, de forma intra e intersetorial, além do diálogo com outros setores, como a educação, assistência social e comércio”, avaliou.

Leia Também:  Sema apreende madeira ilegal e embarga área de mais de 10 mil hectares em Marcelândia

Dentre os temas a serem apresentados no Encontro Nacional, estão: “O caminho percorrido para fortalecer a estratégia Amamenta Brasil no Norte de Mato Grosso”, “Atenção nutricional durante o pré-natal como estratégia de adesão a alimentação complementar saudável”, “A importância da intersetorialidade nas ações de apoio à amamentação”, “Estratégias de implementação de uma política brasileira voltada à promoção do aleitamento materno e da alimentação complementar saudável na Atenção Primária em Saúde”, entre outros.

Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano

Ao longo de 2023, a Rede Mato-grossense de Bancos de Leite Humano, que é coordenada pela SES, realizou 13.028 atendimentos, entre individuais e em grupo, fez a coleta de 2.954 litros de leite humano e a doação de 2.128 frascos de vidro com tampa, que foram utilizados para distribuir leite aos recém-nascidos.

Satisfeito com o resultado dos trabalhos realizados em 2023, o superintendente de Atenção à Saúde da SES, Diógenes Marcondes, afirma que a equipe continuará fortalecendo as ações para 2024.

“A SES trabalha fortalecendo a rede de coleta para que mais pessoas que amamentam possam se tornar doadoras de leite humano e, consequentemente, ajudar no crescimento saudável dos recém-nascidos hospitalizados”, concluiu o gestor.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Rodrigo Bressane oficializa candidatura a desembargador pelo Quinto Constitucional na OAB-MT

Publicados

em

O advogado Rodrigo Bressane protocolou, nesta sexta-feira (15), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), sua candidatura à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) pelo Quinto Constitucional.

Com mais de vinte anos de atuação na advocacia, Bressane destacou que a decisão de concorrer ao cargo decorre da intenção de contribuir para o aprimoramento do Judiciário e como legítimo representante das bandeiras da advocacia no Tribunal.

“Coloco meu nome à disposição da advocacia e da sociedade mato-grossense com a convicção de que é possível unir experiência, técnica e responsabilidade para servir à Justiça com imparcialidade e respeito aos direitos fundamentais, bem como as prerrogativas dos advogados”, afirmou.

O processo de escolha do representante da advocacia ao cargo de desembargador segue os trâmites definidos pela OAB-MT, com etapas que incluem inscrição, análise de documentação, entrevistas e votação da classe, antes do envio da lista sêxtupla ao Tribunal de Justiça.

Professor da Fundação Getulio Vargas (FGV) em cursos de pós-graduação e MBA, Bressane alia a prática profissional à atividade acadêmica, contribuindo para a formação de novos profissionais de diversas áreas.

Leia Também:  VÍDEO: Médico é demitido e população fica sem atendimento em Rosário Oeste

Participou ativamente de comissões temáticas da OAB-MT, inclusive como presidente da Comissão do Agronegócio, colaborando com debates e propostas para o fortalecimento da advocacia. Sua trajetória também inclui expressiva atuação na área Agroambiental, entre outras áreas.

Representante da advocacia

Bressane afirmou que, caso seja escolhido para integrar o Tribunal de Justiça, será um representante efetivo da advocacia, comprometido em defender as prerrogativas dos advogados e preservar a importância do papel da classe na garantia do Estado de Direito. Segundo ele, trata-se de uma reivindicação justa e antiga dos advogados.

“O ‘advogado no tribunal’ não deve ser apenas um julgador, mas alguém que compreende e protege as condições necessárias para que a advocacia exerça sua função de forma livre e independente”, declarou.

Para ele, a presença de advogados no Tribunal de Justiça, por meio do Quinto Constitucional, assegura uma visão prática das demandas sociais e uma compreensão mais ampla das dificuldades que chegam ao Judiciário.

“O advogado que integra o tribunal leva consigo a experiência de lidar diretamente com as necessidades e expectativas dos cidadãos”, pontuou.

Leia Também:  Seduc lança Sistema de Prevenção do Abandono Escolar na rede estadual de ensino

O Quinto Constitucional é previsto pela Constituição Federal e estabelece que um quinto das vagas nos tribunais seja preenchido por advogados e membros do Ministério Público, indicados pelas respectivas instituições e nomeados pelo chefe do Poder Executivo.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA