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Encontro do Senac reunirá representantes de 17 estados, em Cuiabá

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Cuiabá sediará nas próximas segunda e terça-feira, dias 13 e 14, o ‘Encontro de Transparência & Integridade – Etapa Mato Grosso’, uma realização do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do seu Núcleo de Desenvolvimento Corporativo Norte e Centro-Oeste, em parceria com o Sistema Comércio do estado, via Departamento Regional da instituição de educação profissional (Senac-MT).
A partir do tema ‘Estratégias e Ações Inovadoras para Construção de Instituições Sólidas’, o evento reunirá, no auditório da Fecomércio-MT, representantes de 17 unidades da federação para discutir os princípios de integridade, ética e responsabilidade na administração dos recursos institucionais, visando maior eficiência e melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.
No evento, também serão tratadas as principais normas de Governança, Riscos e Compliance (GRC), bem como a utilização estratégica dos mecanismos de controle, destaca José Wenceslau de Souza Júnior, presidente do Sistema Comércio de Mato Grosso.
“Desde que assumimos a liderança do Sistema Comércio no estado, temos nos empenhado em busca de um crescimento planejado, estratégico e sustentável, com impacto positivo para a sociedade mato-grossense, sempre norteados pela ética, responsabilidade e transparência. A realização deste Encontro conflui ao nosso objetivo de consolidar e fortalecer a cultura e os mecanismos de conformidade e integridade para seguirmos avançando na inclusão social por meio da educação profissional”, aponta Wenceslau Júnior,
De Mato Grosso, além de colaboradores do Senac-MT, participarão representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-MT), do Serviço Social do Comércio (Sesc-MT), dos sistemas Famato (Federação da Agricultura e Pecuária) e Fiemt (Federação das Indústrias), Secretaria de Saúde (Ses-MT) e Controladoria Geral (CGE-MT).
E já confirmaram presença emissários dos Senac’s do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Rondônia, Tocantins, Acre, Amapá, Roraima, Rio de Janeiro, Maranhão, Bahia, Alagoas, Ceará e Pernambuco.
Programação
O Encontro terá como convidados especialistas renomados na área de integridade que proporcionarão aos participantes uma compreensão prática e aplicada da importância desta iniciativa para uma gestão transparente e responsável nas instituições.
O sócio e CEO na T4 Compliance, Matheus Cunha, fará duas apresentações, uma sobre ‘Cultura Organizacional de Integridade: um instrumento para o alcance dos objetivos estratégicos‘ e outra relacionada as ‘Métricas de desempenho: maximizando a eficiência por meio de controles estratégicos’.
Ele é advogado com mais de 15 anos de atuação em empresas nacionais e multinacionais, ex-secretário adjunto de Transparência e Combate à Corrupção de Mato Grosso, responsável pela criação do Programa de Integridade da pasta, o primeiro do Brasil no setor público.
Já o especialista em governança, gestão de riscos, compliance, auditoria interna e governança corporativa, Fábio Bastos, palestrará sobre ‘Gestão Integrada de riscos e controles: como gerenciar riscos e implantar controles que defendam a imagem institucional’.
Bastos possui mais de 20 anos de experiência em auditoria de processos, controles internos, gestão de riscos e compliance em entidades de previdência privada, capitalização, seguradoras, bancos, fábricas e empresas de facilities e BPO (Terceirização de Processos de Negócios, em tradução livre).
O evento é gratuito e os interessados podem se inscrever pelo site do Senac-MT: www.mt.senac.brConfira a programação completa aqui.
O Sistema S do Comércio, composto pela Fecomércio, Sesc, Senac e IPF em Mato Grosso, é presidido por José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.
Por Assessoria de Imprensa/Senac-MT (Sistema Comércio de Mato Grosso)
Contato: Maicon Oliveira
Telefone (65) 9 9286-9747 & WhatsApp(65) 9 9909-8332
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Audiência pública em Itanhangá discute qualidade dos serviços de energia elétrica no município

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Os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (CONCEEL-EMT) estiveram na região de Itanhangá, onde participaram de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal, com o objetivo de ouvir a população e debater as principais dificuldades enfrentadas no fornecimento de energia elétrica no município.

Durante o encontro, moradores, produtores rurais, comerciantes e autoridades locais relataram problemas recorrentes, como interrupções frequentes e prolongadas no fornecimento de energia, oscilações que causam prejuízos a equipamentos e atividades econômicas, falta de clareza nas cobranças das faturas, e qualidade dos serviços prestados.

O conselho reforçou seu compromisso de representar os interesses dos consumidores, encaminhando as demandas para a Energisa MT, atuando para promover melhorias no sistema elétrico de Mato Grosso.

“Sabemos que os problemas relatados são recorrentes e afetam diretamente a vida das pessoas, o comércio, a produção agrícola e todo o desenvolvimento do município. O CONCEEL vai levar essas demandas adiante e continuar cobrando ações efetivas que garantam um fornecimento de energia com qualidade, regularidade e respeito ao consumidor”, ressaltou o vice-presidente do CONCEEL-EMT, Benedito Paulo de Abreu.

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Também participaram da audiência, o prefeito Emerson Sabatine, a vice-prefeita Veridiana Cavasin, o presidente da Câmara Irineu Sandeski, vereadores, além do coordenador de relacionamento da Energisa, Jorge Sírio, e o gestor de clientes da Energisa, Eliseu Nascimento.

Representaram o CONCEEL os conselheiros Jefferson Alves (classe Poder Público), Rafael Malheiros (classe Rural), Felipe Xavier (Fecomércio) e Walter Arruda (classe Residencial), que também é presidente da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB).

Sobre o CONCEEL-EMT

O CONCEEL-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

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