Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Com apoio de Botelho, Projeto ‘Não É Fuxico, É Arte’ capacita mulheres de Cuiabá

Publicados

MATO GROSSO

Cem mulheres dos bairros Jardim Umuarama, Residencial Nova Canaã e demais bairros da região Norte de Cuiabá capacitadas pelo projeto “Não é Fuxico, É Arte” já estão empreendendo no mercado de trabalho. A iniciativa da qualificação profissional em corte e costura, fuxico e de culinária conta com apoio do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso – ALMT.

Para o deputado Botelho, proporcionar oportunidades de fomentar a economia local é possibilitar transformações reais na vida de muitas mulheres da Capital. “É uma alegria viabilizar cursos de capacitação para gerar mais emprego e renda. Desta forma, estamos incentivando o empreendedorismo feminino e consequentemente, elas vão melhorar as condições econômicas das famílias”, afirmou.

Na gastronomia, receitas tradicionais como doce de banana e chipa de queijo estimularam o desejo de aprender das mulheres beneficiadas. “É gratificante saber que aproveitaram ao máximo as oportunidades que dão condições de saírem da situação de vulnerabilidade social”, destacou o parlamentar.

O presidente da Associação dos Moradores do Altos da Glória, Ed Carlos Santana da Cruz, destaca o fortalecimento comunitário e o incremento na economia local como resultados positivos da iniciativa viabilizada pelo deputado.

Leia Também:  Sema e PM apreendem 58 kg de pescado ilegal em comunidade de Barão de Melgaço

“Através desse curso tive uma abertura na minha cabeça, mais clareza para que eu possa ganhar mais!”, disse Marlu Marcela, que já comercializa os artesanatos. Da mesma forma, Luciene Herculano Faria comemorou. “Só tenho a agradecer porque, com certeza, vou aumentar meus rendimentos”.

Força-tarefa

Além da parceria do deputado Botelho, o projeto “Não é Fuxico, é Arte” é uma realização da Organização Mundial Para a Educação Pré-Escolar (Omep-MT), a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) e Preto Produções.

Legenda 1: Botelho diz que os cursos para o público feminino fortalecem a economia local

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mato Grosso exporta 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países no primeiro semestre

Publicados

em

Mato Grosso exportou, de janeiro a junho de 2025, 368,8 mil toneladas de carne bovina para 77 países. Em comparação com o primeiro semestre de 2024, houve um crescimento de 5,7% nas exportações da proteína, que somaram 348,8 mil toneladas no mesmo período do ano passado. Os dados foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

“Vivemos um momento histórico, com o reconhecimento crescente da cadeia produtiva mato-grossense em qualidade e sustentabilidade. Essa combinação tem gerado confiança nos compradores internacionais e alimentado um otimismo real para batermos recordes ao longo de 2025”, afirma o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade.

Entre os fatores que contribuíram para esse aumento está a ampliação dos mercados de destino, que passaram de 74 em 2024 para 77 em 2025. Entre os países que adquiriram a carne mato-grossense neste ano estão Chile, Rússia, Egito, Filipinas, Arábia Saudita, México, Itália, Espanha, Israel, Líbano, Holanda, Albânia e Turquia.

Leia Também:  Curso de atualização de agente de trânsito está com inscrições abertas

A China continua sendo o principal destino da carne bovina do estado, tendo importado 182,7 mil toneladas, o que representa 49,5% do total. Os Estados Unidos aparecem em segundo lugar, com 26,5 mil toneladas, o equivalente a 7,2% das exportações mato-grossenses de carne bovina em 2025.

A carne bovina produzida em Mato Grosso também está mais valorizada no mercado internacional, com aumento no preço pago por tonelada. No primeiro semestre de 2024, o valor médio era de US$ 4,5 mil, subindo para US$ 5,1 mil neste ano.

“A carne bovina segue como a principal proteína animal exportada pelo estado, o que comprova a força da nossa pecuária. Continuaremos trabalhando para a ampliação de novos mercados, especialmente no Leste Asiático e na União Europeia, onde temos boas perspectivas de expansão em médio prazo”, avalia o diretor de Projetos do Imac.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA