Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Especialistas debatem conservação ambiental e desenvolvimento sustentável no Tribunais em Ação

Publicados

MATO GROSSO

Pensar a conservação ambiental como direito humano é passo crucial no caminho para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, apontaram especialistas que palestraram no Tribunais em Ação, nesta quarta-feira (22). A questão foi debatida junto a representantes de 22 municípios da região Oeste durante o encontro, que é realizado pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) e pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), em Cáceres (220 km de Cuiabá).

Na palestra “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Cidadania Ambiental: uma análise à luz dos ODS”, a juíza titular da Quarta Vara da Comarca de Cáceres, Henriqueta Fernanda Lima, reforçou a necessidade de reconhecimento e mobilização pela causa. “Não só os tribunais, mas toda a sociedade e as empresas, precisam ser impactados pelos problemas ambientais para que, nesse processo, possamos trazer agentes transformadores da sociedade”, afirmou.

O secretário-geral de Controle Externo, auditor público Vitor Pinho, lembrou o avanço do tema na instituição, por meio do trabalho da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Sustentabilidade, presidida pelo conselheiro Sérgio Ricardo. “É preciso conscientizar toda a população. Não basta fazermos o nosso controle técnico diário lá dentro do Tribunal; é preciso participarmos efetivamente a sociedade sobre as decisões governamentais em matéria ambiental e principalmente sobre o impacto delas no agravamento das desigualdades regionais”, afirmou durante a palestra “Sustentabilidade e o Enfrentamento das Desigualdades Regionais.”

Leia Também:  SES realiza coleta de sangue, entrega de cadeiras de rodas e orientação de saúde bucal em Poconé
Crédito: Tony Ribeiro/TCE-MT
Ilustração
Juíza titular da Quarta Vara da Comarca de Cáceres, Henriqueta Fernanda Lima.

Neste sentido, a presidente do Conselho do Meio Ambiente de Cáceres, Beatriz Freire Tavares, destacou que o meio ambiente é responsabilidade de todos. “Uma das nossas funções é acolher pesquisas e projetos de educação ambiental. Existem muitas pessoas, que não necessariamente estão ligadas a órgãos públicos, com propostas interessantes e isso precisa ser levado a frente, porque não podemos apenas esperar pelo poder público.”

Já o diretor presidente da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, Adilson Reis, destacou que o evento foi ao encontro da iniciativa, que está em processo de implantação no município.  “Estamos acompanhando e orientando, principalmente as empresas novas, para os seus processos de licenciamento ambiental. Então, palestras deste nível, acompanhamento do gestor e qualificação dessas ações, vêm em um momento bastante oportuno”, pontuou.

Tribunais em Ação

O Tribunais em Ação propõe a formação técnica a prefeitos, vereadores e servidores públicos de diversos setores por meio de uma série de palestras e oficinas que se estendem até a quinta-feira (23). Além disso, ao longo dos dois dias haverá o compartilhamento de informações e produtos dos tribunais que possuem relação direta com a atuação dos jurisdicionados.

Leia Também:  VÍDEO: Veja quem "Briga" pela presidência da Câmara Municipal de Cuiabá.

Esta segunda edição do programa conta com mais de 800 inscritos dos municípios de Cáceres, Araputanga, Campos de Júlio, Comodoro, Conquista D’Oeste, Curvelândia, Figueirópolis D’Oeste, Glória D’Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D’Oeste, Mirassol D’Oeste, Nova Lacerda, Pontes e Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Rio Branco, Salto do Céu, São José dos Quatro Marcos, Sapezal, Vale de São Domingos e Vila Bela da Santíssima Trindade.

Vale destacar que o Programa conta com a parceria da Prefeitura e da Câmara Municipal de Cáceres, da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e da União das Câmaras Municipais de Mato Grosso (UCMMAT).

 

Secretaria de Comunicação/TCE-MT
E-mail: imprensa@tce.mt.gov.br
Flickr: clique aqui

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Hospitais privados e filantrópicos de MT poderão atender pacientes do SUS para abater dívidas federais   

Publicados

em

Equipe técnica do Ministério da Saúde apresentou nesta terça-feira (02), a representantes e gestores de hospitais e clínicas particulares e hospitais filantrópicos, o programa Agora Tem Especialista, do Governo Federal, que permitirá que essas entidades atendam pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. Durante a reunião, que aconteceu no auditório do Sindicato das Empresas de Saúde de Mato Grosso (Sindessmat), foi apresentado as especificações para que os hospitais possam participar do programa.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa foi criado com objetivo de reduzir as filas de espera no SUS e permitir que hospitais privados e filantrópicos possam oferecer atendimento gratuito a pacientes do SUS em troca de créditos financeiros para abatimento de dívidas federais. O assessor institucional para assuntos federativos da Secretaria de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Adalberto Fulgêncio dos Santos Junior reforçou que o programa visa ampliar o atendimento médico para melhorar o fluxo de cirurgias eletivas e de consultas especializadas.

“É uma movimentação muito vantajosa para os dois lados. Para os hospitais você pode ter vantagem de ter o CND, ou seja, ficar limpo na praça e a possibilidade de prestar serviço sem uma habilitação, com o processo normal, ordinário de habilitação, e ainda criar um vínculo com o SUS. Aquela instituição que se interessou em participar do programa procure o Sindessmat, o primeiro encaminhamento é esse, e vamos averiguar caso a caso, mas sabemos que na maioria deles é bem vantajosa fazer essa transação tributária.”

Leia Também:  VÍDEO: A Serra de São Vicente, na BR 364, entre Cuiabá e Santo Antônio de Leverger, está tomada de fogo.

A diretora executiva do Sindessmat, Patrícia West, destacou o papel do Sindicato em reunir os principais players da saúde privada no estado e o interesse das entidades em contribuir com o programa do Governo.

“Tivemos um auditório lotado, isso mostra o interesse das entidades em participarem do programa e vontade de estarem regulares perante sua situação tributária. O Sindessmat neste momento vai ser um importante elo entre o setor público e privado e vai dar encaminhamento àquelas entidades que queiram aderir ao programa e atender pacientes do SUS”, pontuou Patrícia.

“É uma oportunidade também das entidades conseguirem a certidão negativa, renegociar seus débitos e abrir as portas para criar esse relacionamento com o setor público. É um pontapé inicial para uma parceria importante para aquelas empresas que optarem por fazer a adesão ao programa e o sindicato está à disposição para fazer esse elo com o Ministério da Saúde”, completou

Para o deputado Lúdio Cabral, que também participou da reunião, o Agora Tem Especialista é uma oportunidade ímpar para que o Governo consiga acelerar os atendimentos e com um padrão de qualidade muito alto à população.

Leia Também:  VÍDEO: Veja quem "Briga" pela presidência da Câmara Municipal de Cuiabá.

“O Brasil tem um problema sério, que é o tempo de espera da população para ter acesso a consultas com especialistas, a exames complementares especializados e às cirurgias. Então, a rede de atendimento à população precisa de mais agilidade para dar conta disso e ela precisa ser ampliada, então o objetivo do Ministério da Saúde é ampliar a oferta de serviços nessas áreas, por meio de várias estratégias e da parceria com o setor privado”, pontuou Cabral.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA