CUIABÁ
Renivaldo diz que não é cobrador, mas fará elo com prefeitura para pagamento de emendas impositivas
CUIABÁ
O vereador Renivaldo Nascimento (PSDB) se manifestou sobre as recentes críticas em relação à cobrança do pagamento de emendas impositivas da Câmara Municipal em quase R$ 30 milhões, destinadas ao mutirão de cirurgias eletivas para os moradores de Cuiabá. As declarações vieram em resposta à pressão do presidente da Câmara Municipal, Chico 2000 (PL), e da vereadora Maysa Leão (Republicanos), que acusam o prefeito Emanuel Pinheiro de não cumprir com os pagamentos devidos.
Nascimento explicou que, apesar de não ser “cobrador”, pode atuar como intermediário entre a Câmara e a Prefeitura por ser vice-líder do Executivo no parlamento, mas destacou a necessidade de receber toda a documentação relacionada às emendas.
“A Câmara tem que passar toda a documentação encaminhada da Prefeitura para que eu possa me inteirar”, disse o vereador, ressaltando que as emendas neste caso são gerais da Câmara de Cuiabá e não de autoria individual.
Renivaldo destacou que, embora as emendas impositivas devam ser pagas dentro do exercício financeiro de 2024, é necessário um planejamento para que os pagamentos sejam feitos de forma escalonada. Ele mencionou o contexto financeiro complicado da Prefeitura de Cuiabá, que não permitiria a execução imediata de todos os pagamentos.
“Nós estamos dentro do exercício 2024 e essas emendas são impositivas para ser pagas dentro do ano, que vai até dezembro. Então tem todo um planejamento e elas serão pagas. A gente já pode falar isso aí com a maior tranquilidade pelo conhecimento que a gente tem da situação financeira, do estrangulamento que está o orçamento da Prefeitura de Cuiabá para o serviço público necessário. E essa emenda será aplicada nas cirurgias eletivas, mas temos que ver como ela vai aplicar, qual o prazo e qual o valor mensal que vai ser aplicado”.
Em resposta à acusação da vereadora Maysa Leão, que chamou o não pagamento das emendas de “calote” e propôs uma comissão processante por infração político-administrativa, Nascimento criticou a atitude como um “discurso politiqueiro”.
Segundo ele, a Prefeitura ainda está dentro do prazo para execução do orçamento de 2024. “Primeiro não tem a resposta executivo, segundo que eu falei, nós estamos dentro do exercício de 2024, quer dizer, não deixou de cumprir aí do orçamento”, defendeu o vereador.
Renivaldo Nascimento acusou a oposição de tentar desestabilizar o governo municipal com discursos e atitudes que ele classificou como “fake news” e “politiqueiras”. Para ele, a Câmara deveria focar em discussões mais factíveis e relevantes para a população, ao invés de se envolver em confrontos que considera improdutivos.
“Está vergonhoso essa Casa de Leis, realmente está vergonhosa com essas atitudes dessa oposição”, concluiu.
Da Assessoria
Fonte: Câmara de Cuiabá – MT


CUIABÁ
Vereador Alex Rodrigues promove café da manhã com foco no futuro da política mato-grossense ao lado da deputada Janaína Riva
No último sábado (30), o vereador Alex Rodrigues realizou um café da manhã especial com lideranças e apoiadores para debater os rumos da política em Mato Grosso. O encontro teve como destaque a presença da deputada estadual Janaína Riva, que reconheceu publicamente o trabalho desempenhado por Alex e sua equipe na Câmara Municipal de Cuiabá.
Durante o encontro, Alex Rodrigues ressaltou a importância de construir pontes entre o legislativo municipal e estadual, destacando que parcerias sólidas são fundamentais para melhorar a vida do povo cuiabano e mato-grossense.
“Estamos aqui para unir forças e pensar no futuro. Nosso foco é sempre o bem da população, especialmente daqueles que mais precisam”, afirmou o vereador.
A deputada Janaína Riva elogiou a atuação do parlamentar e sua equipe, reconhecendo o comprometimento de Alex com pautas sociais e comunitárias. Ela também reforçou que a união entre mandatos comprometidos é o caminho mais eficaz para transformar a realidade do estado.
Ao final do encontro, Alex e Janaína debateram sobre ideias voltadas para áreas como saúde, assistência social e geração de emprego, reforçando o compromisso de ambos com a construção de um Mato Grosso mais justo e desenvolvido.