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FIT Pantanal movimentou R$ 10 milhões e prospectou mais de R$ 27 milhões em novos negócios

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Em quatro dias, a Feira Internacional do Turismo do Pantanal (FIT Pantanal) reuniu cerca de 65 mil pessoas, movimentou cerca de R$ 9,9 milhões em comercialização de produtos. Cerca de 73% do público participante ainda deu nota 10 para o evento realizado pelo Governo de Mato Grosso em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio-MT). Os dados foram apresentados durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (10.06), no Sesc Arsenal.

Ao todo foram 76 reuniões e 195 negociações que geraram a prospecção de R$ 27,5 milhões em negócios.

Neste ano, o evento reuniu 105 artesãos que comercializaram 4.160 peças e faturaram R$ 210,6 mil em quatro dias. Na edição de 2023, foram comercializadas 2.353 peças e os 65 artesãos participantes faturaram juntos R$ 98 mil. Na Feira da Agricultura Familiar e Turismo Rural (FEAFTUR) os 320 empreendedores rurais de 47 municípios venderam cerca de R$ 550 mil. Além disso, 1,4 mil pessoas passaram pela Cozinha Show Rural.

As rodadas de negócios promovidas pelo Sebrae/MT envolveram 25 operadoras divulgando os atrativos turísticos de Mato Grosso para 15 compradores de turismo em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal e Minas Gerais. Outras 13 agências internacionais dos Estados Unidos, Índia, França, Alemanha, Itália, Portugal, Chile e Peru conheceram os produtos de Mato Grosso nos polos do Pantanal, Cerrado, Amazônia e Araguaia.

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O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, destacou o sucesso da FIT Pantanal e dos resultados do investimento de R$ 3,9 milhões do Governo para a realização da feira. Os números apontam que as comercializações de artesanato e da agricultura familiar superaram os do ano passado.

“São números muito positivos, isso é fruto de um trabalho de união entre o Governo por meio da Sedec, Seaf e a Empaer, Fecomércio, Sebrae e pessoas apaixonadas pelo que fazem como os artesãos. Os números dobraram em negócios aumentaram no artesanato. Isso demonstra o compromisso do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta com o desenvolvimento do turismo e oportunidades aos pequenos. Aí entra o Sebrae com as rodadas de negócios e a prospecção de R$ 27,5 milhões em negócios. Isso é importante, dar oportunidade aos pequenos, para a agricultura familiar ter a oportunidade de mostrar e comercializar seus produtos”, destacou César Miranda.

O secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural, Clóvis Figueiredo Cardoso, disse que a FIT Pantanal é fundamental para colocar a agricultura familiar na vitrine, mostrando que a produção é de boa qualidade, tem produtos inovadores e até mesmo para que os mato-grossenses conheçam que o Estado desenvolve cacau e café de qualidade.

“Desde cosméticos até frutas desidratadas da agricultura familiar estavam ali presentes. Eu comprei torresmo prensado! Nunca tinha visto aquilo na minha vida, eu conheço um torresmo, mas prensado parecendo uma rapadura, de sabor inigualável, é algo inovador. Teve a participação indígena, participação quilombola, todos ofertando seus produtos ao público, isso é Mato Grosso e o reflexo da nossa cultura”.

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Para o presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau Júnior, a FIT Pantanal consolidou Mato Grosso como destino turístico de destaque, promovendo não apenas o setor, mas também a agricultura familiar, a gastronomia, o artesanato e os negócios gerados. Conforme o Instituto de Pesquisa da Fecomércio apontou que a movimentação financeira pode ter chegado a R$ 9,9 milhões com uma Taxa de Retorno de Investimento de 1,56 sobre o investimento para a realização da feira.

“Apesar de essa ser uma mensuração empresarial, ela constata um retorno muito benéfico considerando a capacidade e a diversificação do seguimento e de municípios que a FIT mostrou com esse impacto. Pessoas de diversos locais do estado e do país compareceram a feira movimentando segmentos de hotéis, transportes, impactando também a economia da baixada cuiabana. Agradeço imensamente a parceria do Governo do Estado, o nosso governador Mauro Mendes, que tem investido cada vez mais no nosso turismo”.

A edição 2025 da FIT Pantanal está marcada entre 5 e 8 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal.

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AACCMT lança campanha de arrecadação de brinquedos para o Dia das Crianças

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A Associação de Amigos da Criança com Câncer de Mato Grosso (AACCMT) deu início à campanha de arrecadação de brinquedos em comemoração ao Dia das Crianças 2025. A iniciativa tem como objetivo beneficiar crianças em tratamento contra o câncer, atendidas pela instituição.

As doações podem ser feitas até o dia 3 de outubro na sede da AACCMT, localizada na Rua do Caju, 329, Jardim Alvorada, em Cuiabá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Serão aceitos brinquedos novos ou usados em bom estado de conservação.

A entrega dos brinquedos será realizada no dia 5 de outubro, durante uma programação especial preparada para os assistidos da casa de apoio.

Além de brinquedos, a instituição também aceita doações em dinheiro, que serão utilizadas na organização do evento e na compra de presentes. As contribuições podem ser feitas via Pix, utilizando a chave CNPJ 03.186.621/0001-08.

Sobre a AACCMT
A AACCMT é uma instituição sem fins lucrativos e existe há 26 anos. A associação oferece hospedagem gratuita para crianças com câncer e um acompanhante. Os atendidos vêm principalmente do interior de Mato Grosso, de outros estados, de áreas indígenas e de outros países, que precisam de tratamento em centros especializados de oncologia pediátrica em Cuiabá.

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Doações
Todas as despesas da AACCMT, como água, luz, telefone, alimentação, produtos de higiene e capacitação de voluntários e funcionários, são custeadas por meio de doações, projetos, eventos e campanhas. As doações podem ser feitas pelo telefone: (65) 3025-0800.

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