Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Obras publicadas com recursos de edital do Governo de MT chegam ao mercado literário

Publicados

MATO GROSSO

Mais duas obras de autores mato-grossenses, desenvolvidas com recursos do Governo de Mato Grosso, chegam ao mercado literário. O livro ‘Tribo luminescente’, de Mari Gemma De La Cruz, será lançado nesta quinta-feira (13.06), em Cuiabá. ‘Tempos íntimos’, de Larissa Campos, será apresentado aos leitores em 6 de julho, também na Capital.

E neste mês de junho ainda serão realizadas uma oficina de escrita criativa e uma roda de conversa sobre o desenvolvimento de um roteiro de filme de animação. Os projetos foram selecionados no Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

Lançamento de livros

O livro ‘Tribo luminescente’ será lançado nesta quinta-feira (13.06), às 19h, na Estação 737, localizada perto da Praça da Mandioca, em Cuiabá. A obra foi inspirada no poema ‘O dia da cidade’, de Wladimir Dias-Pino, no qual o poeta conecta versos e linhas para descrever pontos de Cuiabá, formando um grande mapa.

Na mesma linha de pensamento, Mari Gemma, que é artista visual e poeta, traz imagens da luz refletidas no espelho, resultando em grafismos que imitam fragmentos de uma cidade em movimento.

A proposta é desenhar um mapa onde as imagens se associam a palavras e a números, fazendo o leitor interagir com a obra que tem formato de sanfona. As páginas abertas atingem 2,3 metros de comprimento, permitindo a visualização sob diferentes perspectivas.

A escritora Larissa Campos lança no dia 6 de julho, em Cuiabá, o livro de contos ‘Tempos íntimos’. O evento será a partir das 19h, no Espaço Cultural A Casa do Centro, na Praça da Mandioca.

A obra é composta por 24 contos, escritos entre 2020 e 2022, que trazem narrativas e personagens centrados na intimidade. Tema que sofreu influência da experiência vivida no isolamento durante a pandemia de Covid-19. Cada conto conta com um desenho em aquarela produzido pela artista Dani Dias.

Leia Também:  Nascimento pede cassação da concessão, mas deputados aprovam relatório divergente

Este é o segundo livro da escritora Larissa Campos, que também é jornalista e escreveu ‘A Casa do Posto’.

Tanto o livro ‘Tribo luminescente’ quanto o projeto ‘Tempos íntimos’ foram selecionados na categoria publicação de obras literárias, categoria adulto, do Edital Estevão de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense.

Oficina de escrita criativa e bate-papo

Como parte do projeto ‘Tempos íntimos’, a escritora Larissa Campos conduzirá uma oficina de escrita criativa no dia 22 de junho, a partir das 9h, na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá. Nessa primeira atividade foram disponibilizadas 20 vagas gratuitas. A inscrição continua, mas para uma lista de espera para novas vagas.

Também neste mês de junho, o artista Perseu Azul irá conduzir uma roda de conversa sobre o processo de criação do roteiro do filme de animação ‘Walala’. Será no dia 29 de junho, às 15h, em sala virtual. Para participar, é necessário fazer inscrição online.

O projeto ‘Walala’ foi contemplado na categoria ‘Fomento à criação’, e, na roda de conversa, serão apresentados a história, personagens e cenas principais do filme.

O roteiro traz uma floresta impactada pelo agronegócio, onde vive a última nação indígena composta por três pessoas. Walala é a mais nova dentre elas, e também é a principal personagem de um jogo, sem que ela saiba. Ignorando até mesmo que existe vida além da floresta, ela é vigiada pelos jogadores que estão num safári em busca de imagens dela.

Edital de Literatura

O Edital Estevão de Mendonça de Mendonça de Incentivo à Literatura Mato-Grossense foi lançado em 2022 e contou com R$ 2 milhões distribuídos em 67 projetos de criação (incentivo a novos autores), publicação de livros e fomento à leitura (contação de histórias, formação de mediadores e de escritores).

Leia Também:  Bolsistas do Governo de MT são medalhistas no Troféu Brasil de Atletismo 2024

Em 2023, foi lançado o Edital Prêmio Literatura Mato Grosso dentro do leque de seleções públicas viabilizadas com recursos da Lei Paulo Gustavo. A edição conta com R$ 1 milhão de recursos para reimpressão ou reedição de 20 obras de autores mato-grossenses.

Outras obras viabilizadas pelo Edital foram lançadas recentemente, e os autores seguem com o trabalho de promoção dos livros.

‘Um olhar que me consola’, de Bianca Tamashiro, ‘Os viajantes’, de Fabrício Moraes, e ‘A vovó maluquinha’, de Silvana Bazani e Adelle Athena Bazani Ribeiro, já foram publicadas e os autores estão promovendo rodas de conversa e oficinas gratuitas ao público.

Essas ações são contrapartidas do autor, previstas no Edital, para ampliar o acesso das obras literárias à população. Entre elas estão a doação de exemplares, incluindo obras com tradução em Braille ou transcrição em áudio, para distribuição a bibliotecas públicas cadastradas. Uma delas é a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, em Cuiabá.

Serviço:

Lançamento do livro Tribo Luminescente
Data: Quinta-feira (13-06), às 19h
Local: Estação 737, rua Governador Rondon 737 – próximo à Praça da Mandioca – Cuiabá

Oficina Do rascunho ao texto
Data: 22 de junho, a partir das 9h
Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça – Centro de Cuiabá
Inscrições gratuitas para lista de espera: https://forms.wix.com/f/7194524525189398714

Roda de conversa Walala
Data: 29 de junho, às 15h
Local: Transmissão online
Inscrições: WhatsApp (66) 99684-4959

Lançamento do livro Tempos Íntimos
Data: 6 de julho, às 19h
Local: Espaço Cultural A Casa do Centro, na Praça da Mandioca, em Cuiabá
Mais informações: @laricampos10

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Mais de 17,6 mil pessoas com deficiência comandam negócios próprios em Mato Grosso

Publicados

em

Cerca de 17,6 mil pessoas com deficiência (PCD) têm o próprio negócio em Mato Grosso, segundo pesquisa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT). O levantamento, realizado neste ano, mostra que esses empreendedores representam 3,6% do total de empresários mato-grossenses, com predominância de pessoas com limitações motora (36,7%), visual (34%) e auditiva (29,3%).

O estudo aponta que os empreendedores PCD apresentam elevado nível de escolaridade: 46,9% concluíram o ensino médio e 38,1% têm ensino superior ­- índice superior à média estadual. A faixa etária predominante está entre 35 e 44 anos (39,5%), seguida por 45 a 54 (22,4%). O grupo é formado majoritariamente por homens (57%). No recorte racial, há equilíbrio entre pardos (36,7%) e brancos (34%), seguidos por pretos (19%).

A maioria é casada (57,1%) e tem filhos (91,2%), o que reforça a importância da renda do próprio negócio para a estrutura familiar.

No campo econômico, os empresários com algum tipo de limitação atuam em diversos setores. O comércio concentra 31,3% dos negócios, seguido por serviços (25,2%), indústria (21,8%) e tecnologia (14,3%). Moda (17,7%), cosméticos (15%) e alimentação (14,3%) estão entre os principais segmentos.

Leia Também:  Bolsistas do Governo de MT são medalhistas no Troféu Brasil de Atletismo 2024

A formalização é alta: 85,7% possuem CNPJ, sendo a maioria registrada como microempresa (48,4%) ou empresa de pequeno porte (32,5%). Além disso, 70% atuam há mais de três anos e quase metade emprega de dois a cinco colaboradores, o que demonstra maturidade e estrutura consolidada.

Dificuldades

As motivações que levam pessoas com deficiência a empreender mesclam necessidade e realização pessoal. Para 40,8%, a decisão está ligada à necessidade financeira, enquanto 34% enxergam oportunidades de mercado e 32% buscam autonomia. A frustração com o mercado de trabalho tradicional (23,1%) e o desejo de realizar um sonho (15%) também aparecem com destaque.

As mulheres tendem a empreender mais por necessidade (54%), enquanto os homens se movem principalmente pela percepção de oportunidade (48,8%).

Na jornada empreendedora, os desafios enfrentados são múltiplas e revelam tanto desafios estruturais quanto específicos. Burocracia (44%), concorrência acirrada (39%) e falta de capital inicial (33%) estão entre as principais dificuldades. Além disso, 21% relataram barreiras diretamente ligadas à deficiência, como acessibilidade e preconceito, e 22% mencionaram dificuldades para equilibrar a vida pessoal e profissional.

Leia Também:  Funcionários de terceirizada da Prefeitura protestam na Câmara

Entre as mulheres, questões de gênero e maternidade ganham relevância, enquanto os homens apontam custos e juros elevados como maiores obstáculos.

“O Sebrae apoia todos os empreendedores, porque acredita que o empreendedorismo é um caminho de inclusão e autonomia para todas as pessoas, independentemente de suas condições. Quando um empreendedor PCD empreende, ela inspira e transforma o seu entorno”, afirma Liliane Moreira, analista técnica do Sebrae/MT. “A inclusão produtiva das pessoas com deficiência é uma questão de equidade e também de fortalecimento da economia, pois amplia talentos, gera inovação e promove uma sociedade mais justa”.

Dados da pesquisa

O levantamento foi realizado entre 3 e 31 de janeiro de 2025, por meio de entrevistas telefônicas, com 147 empreendedores (formais e informais) que possuam alguma deficiência no estado de Mato Grosso. O estudo apresenta uma taxa de confiança de 95% e margem de erro de 4%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA