MATO GROSSO
Programa SER Família participa da 56ª Expoagro com serviços e informações para população
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) está presente na 56ª Exposição Industrial, Comercial e Agropecuária de Mato Grosso (Expoagro), com um estande de divulgação do Programa SER Família, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes, e suas vertentes.
A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, destacou que a participação na Expoagro aproxima a população das ações do SER Família. “Fiquei feliz com essa parceria, pois ela aproxima a população das ações que desenvolvemos e desperta nas pessoas a vontade de saber mais sobre os temas que envolvem a comunidade. O programa SER Família Inclusivo, um dos braços do SER Família, foi criado com princípios baseados na Superação, Esperança e Respeito, e a família como base, com essa ideologia que podemos motivar as pessoas a desenvolver boas ações também. Estou ansiosa para conhecer o espaço”, contou a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.

Grasi Paes Bugalho, e integrante do MT Mamma – Setasc/MT
A exposição do programa, tal qual divulgação de ações das entidades envolvidas no SER Família Inclusivo, ajudam na garantia de preservação da inclusão e respeito para a população em relação aqueles que possuem alguma deficiência.
Para a diretora pedagógica da APAE, Patrícia Alves Ramiro, o serviço é essencial para reforçar esta inclusão.
“Devemos mostrar para a sociedade que toda pessoa com deficiência, na verdade, pode fazer várias coisas que muitas das vezes se pensa que por possuir uma deficiência ela seja incapaz de fazer. Na verdade eu sempre falo: deficiente, porém eficiente. Então, hoje aproveitamos o espaço para mostrarmos nosso trabalho, mostrar a desenvoltura deles enquanto pessoa, isso é importante, é a questão da inclusão. A gente vai quebrando barreiras e mostrando a cada dia que a gente é capaz de muito mais. Basta acreditar e confiar no potencial de cada um”, explicou.
O programa SER Família Inclusivo, bem como as associações que cuidam da Pessoa com Deficiência (PCD), auxiliam no resguardo de direitos e na promoção de políticas de igualdade para este grupo. Este tipo de ação inclusiva, permite mudanças de vida para quem é atendido, como é o caso de Marilene Regina Farias Maciel, uma das assistidas pelo MTmamma.
“Para mim é muito bom, até porque expande a nossa instituição para todo mundo e mostra para as pessoas que também temos nossos direitos, mesmo em tratamento. Eu, sou assistida desde 2021, com duas semanas de frequência, comecei a participar e aprender a dançar, e é um estímulo muito contagiante para os atendidos pela associação. Essas atividades de inclusão mudaram muitas coisas para mim, mudou o meu jeito de viver. Infelizmente, a gente tem uma doença, ela está aí, mas se a gente deixar ela tomar conta, a gente não vive, né? Então, por isso eu sou assim, feliz e de bem com a vida”, concluiu Marilene.
Programação – Estande Programa SER Família:
- 16/07 – SER Família Criança
- 17/07 – SER família Idoso
- 18 a 21/07 – SER Família Capacita e Sine-MT
- 20 e 21/07 – SER Família Mulher
- 20 e 21/07 – Piano Gente
Com supervisão de Layse Ávila
Fonte: Governo MT – MT


MATO GROSSO
Audiência pública sobre obras inacabadas do BRT em Cuiabá é marcada pela ausência do governo estadual

Na tarde desta sexta-feira (14), a Câmara Municipal de Cuiabá sediou uma audiência pública convocada pela Comissão de Obras, com o intuito de discutir os avanços e os desafios das obras do BRT na cidade. Presidida pelo vereador Alex Rodrigues, a audiência contou com a presença dos vereadores Dídimo Vovô, Ildes Taques, Demilson Nogueira, Dilemário Alencar, Jefferson Siqueira, Eduardo Magalhães, Paula Calil e Daniel Monteiro.
O evento também reuniu representantes de diversas entidades e órgãos importantes, como Paulo Cesar (Diretor de Trânsito da SEMOB), Kamila Auxiliadora (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), Juliano Brustolin (Vice-presidente da Comissão de Acompanhamento Legislativo), Junior Macagnam (Presidente da CDL), Sebastião Belém (Secretaria de Obras Públicas), José Ademir dos Santos Junior (Empresa J. Prime), Pedro Aquino (Presidente da ASSUT – MT e da Associação dos Usuários do Transporte Público de Cuiabá), Álvaro Bezerra (Diretor da ACEC), Nicolau Cesar (Diretor da SEMOB) e Mauro (Pastoral do Imigrante).
Apesar da ampla participação de autoridades e especialistas, a audiência foi marcada por uma ausência significativa: o governo do estado, responsável pelas obras, não enviou nenhum representante. A ausência foi bastante impactante, considerando que foram 45 dias de organização para a devida audiência. A falta de explicações sobre o andamento da obra e os atrasos no cronograma gerou revolta entre os presentes.
O presidente da Comissão de Obras, Alex Rodrigues, não escondeu a frustração com a ausência do governo estadual. “A política seria da resultado, a politicagem não. Gostaríamos de saber pelos responsáveis o prazo, o cronograma e o projeto, mas isso não vai diminuir o trabalho da Câmara Municipal de Cuiabá. Vamos continuar nosso trabalho e convidá-los para a próxima reunião da comissão de obras”, afirmou Alex Rodrigues, ressaltando que a população está cobrando respostas sobre o andamento da obra. “Quem nos elegeu está cobrando, que é o povo. O povo não está aqui na audiência porque está trabalhando, tem hora para chegar e sair. E o BRT era para ser um auxílio no dia a dia das pessoas”, completou.
Os impactos das obras inacabadas
Os atrasos nas obras do BRT têm gerado sérios impactos no trânsito de Cuiabá, com reflexos visíveis em várias regiões da cidade. A situação é especialmente crítica em avenidas como a do CPA e Fernando Corrêa, onde as obras têm causado congestionamentos e dificultado o deslocamento da população. A Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), um dos principais pontos críticos da obra, ainda não conta com uma solução definitiva para os alagamentos que comprometem a operação dos ônibus elétricos planejados para o sistema.
Além disso, os atrasos têm origem em um impasse entre o governo do estado e o Consórcio Construtor BRT Cuiabá, liderado pela Nova Engevix Engenharia e Projetos S/A. O consórcio, contratado em 2022 por R$468 milhões, afirma que o anteprojeto da obra não previu soluções essenciais, como a macrodrenagem da Prainha, o que tem dificultado a execução do cronograma e gerado mais atrasos.
Propostas de soluções e próximos passos
Durante a audiência, os vereadores presentes reafirmaram seu compromisso em buscar soluções para destravar a obra e atender às necessidades da população cuiabana. Como próximo passo, os membros da Comissão de Obras Públicas realizarão uma visita técnica aos canteiros de obra para avaliar de perto os avanços e os desafios enfrentados pelo projeto.
“Nosso compromisso é com os cuiabanos. Essa obra precisa andar e atender às necessidades da população”, enfatizou Alex Rodrigues. A visita técnica servirá para que os vereadores possam verificar, pessoalmente, o andamento da obra e buscar alternativas para acelerar sua execução.
A audiência pública foi uma tentativa de dar transparência ao processo e de envolver a população nas discussões sobre o futuro do BRT. A participação dos cidadãos é essencial para que suas demandas sejam ouvidas e consideradas nas decisões que impactam o desenvolvimento da cidade. A Câmara Municipal de Cuiabá continuará a realizar reuniões e audiências sobre o tema, buscando uma solução definitiva para as obras inacabadas que afetam o cotidiano dos cuiabanos.
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