MATO GROSSO
Botelho lidera com 40% das intenções de voto, seguido por Abílio com 26% e Lúdio com 15%, revela pesquisa
MATO GROSSO
A 40 dias das eleições, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (União), se destaca na liderança da corrida pela Prefeitura de Cuiabá, com 40,42% das intenções de voto, conforme dados de uma pesquisa estimulada da Exame Dados, realizada entre os dias 19 e 21 deste mês.
O deputado federal Abílio Brunini (PL) aparece em segundo lugar com 26,25% das intenções, ficando 14 pontos percentuais atrás de Botelho. O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) ocupa a terceira posição com 15,67%, 10 pontos atrás de Abílio e 24 pontos atrás de Botelho.
A pesquisa, que entrevistou presencialmente 1.200 eleitores de Cuiabá nas zonas urbana e rural, apresenta uma margem de erro de 2,83% para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. O registro da pesquisa é MT-00680/2024.
O candidato do MDB, empresário Domingos Kennedy, está em último lugar com 2,17% das intenções de voto. Além disso, 13,67% dos entrevistados não responderam e 1,83% afirmaram que votariam em branco ou nulo.
Rejeição
A pesquisa da Exame Dados também analisou a rejeição dos candidatos. Abílio Brunini, do PL, é o que enfrenta maior resistência entre os eleitores, com 33,86% declarando que não votariam nele em hipótese alguma. Lúdio Cabral (PT) aparece em segundo lugar com 18,49% de rejeição, seguido por Botelho com 9,16%. Domingos Kennedy, embora esteja na última posição nas intenções de voto, tem a menor rejeição, com 4,71%.
Segundo Turno
Na hipótese de um segundo turno, Botelho venceria todos os concorrentes. Contra Abílio, ele teria 46,76% contra 28,81%, uma vantagem de 17 pontos percentuais. Contra Lúdio, Botelho venceria por 45,32% a 22,66%, e contra Kennedy, por 48,55% a 5,38%. Em um possível confronto entre Abílio e Lúdio, a disputa seria mais acirrada, com Abílio vencendo por 31,15% a 30,22%, uma diferença dentro da margem de erro.


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO5 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO5 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO5 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica
-
EDUCAÇÃO2 dias atrás
Literatura para crianças ganha novos voos com Cintia Barreto: escola, arte e representatividade negra