MATO GROSSO
DPEMT suspende atendimento presencial em 26 Núcleos no interior por falta de sinal de internet
MATO GROSSO
Atendimento à população dessas comarcas continua disponível de maneira remota, via WhatsApp: 65 99963-4454
Na tarde desta quarta-feira (11), foi suspenso o atendimento presencial em 26 Núcleos da Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) devido à falta de sinal de internet.
A decisão da Segunda Subdefensoria Pública-Geral autorizou o teletrabalho aos servidores e defensores lotados nesses núcleos no dia de hoje. Caso o problema persista, a decisão pode ser prorrogada.
O atendimento à população continua disponível de forma remota, por meio do número único de WhatsApp (chatbot): 65 99963-4454, no horário regular de expediente do órgão – de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Nos outros horários, fins de semana e feriados, os casos urgentes são atendidos em sistema de plantão (clique aqui para acessar os contatos).
De acordo com a Diretoria de Governança Digital (DGDI), o problema de conexão à internet foi causado por um rompimento da fibra óptica da empresa Oi e ainda não há previsão de retorno.
Segue abaixo a relação dos núcleos com atendimento presencial suspenso temporariamente (que seguem com atendimento remoto):
1. Núcleo de Alta Floresta
2. Núcleo de Araputanga
3. Núcleo de Arenápolis
4. Núcleo de Barra do Bugres
5. Núcleo de Cáceres
6. Núcleo de Campo Novo do Parecis
7. Núcleo de Canarana
8. Núcleo de Cláudia
9. Núcleo de Comodoro
10. Núcleo de Diamantino
11. Núcleo de Guarantã do Norte
12. Núcleo de Juína
13. Núcleo de Mirassol D’Oeste
14. Núcleo de Nova Mutum
15. Núcleo de Peixoto de Azevedo
16. Núcleo de Pontes e Lacerda
17. Núcleo de Poxoréu
18. Núcleo de Primavera do Leste
19. Núcleo de Santo Antônio do Leverger
20. Núcleo de São Jose dos Quatro Marcos
21. Núcleo de Sapezal
22. Núcleo de Sinop
23. Núcleo de Sorriso
24. Núcleo de Tangará da Serra
25. Núcleo de Tapurah
26. Núcleo de Vera
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.