MATO GROSSO
Kalil Baracat lidera intenções de voto em Várzea Grande com quase 58%
MATO GROSSO
Segundo a pesquisa do Instituto Gazeta Dados, se as eleições fossem realizadas hoje, o prefeito de Várzea Grande e candidato à reeleição, Kalil Baracat (MDB), seria eleito com 57,96% das intenções de voto na modalidade estimulada. Esse resultado representa um aumento de 1,72% em relação à pesquisa anterior, divulgada em 27 de agosto, quando Kalil tinha 56,2%. O atual prefeito está 37,88 pontos à frente da segunda colocada, do PL, que aparece com 20,13% das intenções de voto. Em terceiro lugar está o candidato do PT, com 2,80%, e o último colocado é do PSOL, com apenas 0,76%.
Na modalidade espontânea, onde os entrevistados mencionam seus candidatos sem que opções sejam apresentadas, Kalil Baracat também lidera com folga, subindo de 31,1% para 47,52%, um crescimento de 16,42% em cerca de um mês. A diferença para a segunda colocada, do PL, é de 31,1 pontos percentuais, pois ela aparece com 15,29%. O candidato do PT tem 0,89%, e o último, do PSOL, registra 0,13%. Além disso, 4,84% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum candidato, enquanto 31,3% não souberam ou preferiram não responder.
Em relação à rejeição dos candidatos, o do PSOL é o mais rejeitado, com 14,91%, seguido pela candidata do PL, que passou de 10,3% para 14,01%, representando um aumento de quase 4 pontos percentuais. O candidato do PT tem 5,35% de rejeição, e Kalil Baracat registra 12,74%. Outros 14,01% disseram que não votariam em “nenhum deles”, enquanto 38,98% não souberam ou não quiseram responder à pergunta sobre rejeição.
A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de setembro em 87 bairros de Várzea Grande, com 800 entrevistados. Ela está registrada no TRE sob o número MT-04240/2024, e possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
MATO GROSSO7 dias atrás
Fábio Jr. traz para Cuiabá turnê que celebra seus 50 anos de carreira
-
AGRONEGÓCIO3 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO3 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
ARTIGOS2 dias atrás
Impactos da LGPD nas relações de trabalho e empresariais