Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Kalil Baracat lidera intenções de voto em Várzea Grande com quase 58%

Publicados

MATO GROSSO

Segundo a pesquisa do Instituto Gazeta Dados, se as eleições fossem realizadas hoje, o prefeito de Várzea Grande e candidato à reeleição, Kalil Baracat (MDB), seria eleito com 57,96% das intenções de voto na modalidade estimulada. Esse resultado representa um aumento de 1,72% em relação à pesquisa anterior, divulgada em 27 de agosto, quando Kalil tinha 56,2%. O atual prefeito está 37,88 pontos à frente da segunda colocada, do PL, que aparece com 20,13% das intenções de voto. Em terceiro lugar está o candidato do PT, com 2,80%, e o último colocado é do PSOL, com apenas 0,76%.

Na modalidade espontânea, onde os entrevistados mencionam seus candidatos sem que opções sejam apresentadas, Kalil Baracat também lidera com folga, subindo de 31,1% para 47,52%, um crescimento de 16,42% em cerca de um mês. A diferença para a segunda colocada, do PL, é de 31,1 pontos percentuais, pois ela aparece com 15,29%. O candidato do PT tem 0,89%, e o último, do PSOL, registra 0,13%. Além disso, 4,84% dos entrevistados afirmaram que não votariam em nenhum candidato, enquanto 31,3% não souberam ou preferiram não responder.

Leia Também:  Funcionários de terceirizada da Prefeitura protestam na Câmara

Em relação à rejeição dos candidatos, o do PSOL é o mais rejeitado, com 14,91%, seguido pela candidata do PL, que passou de 10,3% para 14,01%, representando um aumento de quase 4 pontos percentuais. O candidato do PT tem 5,35% de rejeição, e Kalil Baracat registra 12,74%. Outros 14,01% disseram que não votariam em “nenhum deles”, enquanto 38,98% não souberam ou não quiseram responder à pergunta sobre rejeição.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 16 de setembro em 87 bairros de Várzea Grande, com 800 entrevistados. Ela está registrada no TRE sob o número MT-04240/2024, e possui margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Publicados

em

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.

Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.

“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.

Leia Também:  Operação fiscaliza 128 veículos e prende nove pessoas por embriaguez ao volante em Cuiabá

De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.

Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.

“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.

A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.

Leia Também:  Olha as condições das ruas do bairro Jardim Mossoró, região do Coxipó, em Cuiabá. Aqui só não falha o IPTU. Benfeitoria que é necessária não chega

Sobre o Conceel-EMT

O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA