Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Polícia divulga número para denúncias sobre cobranças de propina no DAE de VG

Publicados

MATO GROSSO

A Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) disponibilizou um número exclusivo para recebimento de denúncias relativas às fraudes, cobrança indevidas e de propinas no serviço de saneamento de Várzea Grande. As denúncias têm sigilo garantido e podem ser feitas exclusivamente pelo número (65) 98144-0355.

A investigação da Deccor apontou diversas fraudes, dificultar o acesso da população várzea-grandense à ligação de água, com problemas artificialmente criados, além de diversas situações de cobrança de propina.

A Operação Gota d’Água foi deflagrada no dia 20 de setembro para desarticular uma organização criminosa instalada na Diretoria Comercial do Departamento de Água e Esgoto do município de Várzea Grande (DAE-VG).

Foram decretados 123 mandados judiciais, entre prisões preventivas, busca e apreensão, suspensão de função pública, sequestro de bens e bloqueio de valores e medidas cautelares diversas.

A principal medida tomada foi a intervenção imediata do Município de Várzea Grande na diretoria comercial do DAE, para restabelecer a prestação regular e efetiva do serviço público de abastecimento de água e esgoto, que foi cooptado pelo grupo criminoso.

Leia Também:  Padrasto é preso em flagrante pela Polícia Civil por suspeita de agressão contra bebê de quatro meses

Servidores e ex-servidores da autarquia foram alvos das decisões judiciais, além de um vereador do município identificado como participante do esquema.

Entre as ações de corrupção cometidas na autarquia de saneamento público foram identificadas a cobrança de valores, por servidores públicos, para a execução de serviços da DAE aos consumidores. Auditorias ainda revelaram prejuízos ao órgão com a exclusão ilegal de débitos e também em razão de diminuição indevida de valores de faturas, tudo mediante recebimento de dinheiro por servidores.

Segundo os elementos probatórios coletados durante a investigação, alguns servidores realizavam o trabalho rotineiro apenas mediante pagamento de propina.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Força Tática de Cuiabá comemora seis anos com entrega medalhas para militares e autoridades

Publicados

em

Por

Solenidade foi realizada no Quartel da unidade, no bairro CPA 2.

A Força Tática do 1º Comando Regional realizou, no final da tarde desta sexta-feira (20.12), a solenidade alusiva aos seis anos de fundação da companhia, em Cuiabá. O evento foi realizado no quartel da unidade e contou com a entrega de 27 medalhas “Mérito da Força Tática” para policiais militares e autoridades civis.

A comandante da Companhia, tenente-coronel Susane Tamanho, destacou o crescimento e a importância da Força Tática ao longo dos anos, sendo uma das unidades responsáveis pelo atendimento rápido a ocorrências complexas em Cuiabá e nas cidades pertencentes ao 1º Comando Regional.

“Hoje, celebramos um marco significativo completando seis anos de operações, reafirmando seu papel fundamental na proteção da nossa comunidade e no enfrentamento às organizações criminosas. Desde sua formação, temos nos destacado como primeira resposta, com agilidade, coragem e comprometimento em cada missão, trazendo alívio e esperança à população cuiabana”, afirmou a comandante.

O comandante-geral adjunto da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel André Willian Dorileo, foi um dos agraciados com a medalha e agradeceu a honraria. O coronel também reconheceu a importância da unidade e homenageou os militares que compõem a tropa militar.

Leia Também:  Politec busca familiares de três mortos já identificados para a liberação dos corpos

“A Força Tática é consolidada como uma importante tropa de patrulhamento tático, presente em todos os Comandos Regionais para pronta resposta, com valorosos combatentes e com energia, dedicação e técnicas de operacionalidade para combater os crimes violentos. Vocês agora, com essa medalha, renovam o espírito de comprometimento com as missões e com as ações e operações de patrulhamento tático em Mato Grosso”, ressaltou o coronel Dorileo.

Também foram agraciados com a medalha “Mérito da Força Tática”, o deputado estadual Elizeu Nascimento; o secretário adjunto de Administração Sistêmica da Sesp-MT, tenente-coronel Thiago Vinicius Pinheiro da Silva; o corregedor-geral da PMMT, coronel Noelson Carlos Silva Dias; entre demais autoridades militares e civis.

A Força Tática do 1º Comando Regional possui, em seu efetivo, cerca de 80 policiais militares, que são responsáveis pelo policiamento tático e ostensivo da Capital e também das cidades da baixada cuiabana, como Chapada dos Guimarães, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.
Em abril deste ano, a unidade recebeu, do Governo do Estado, um novo quartel, localizado no bairro CPA 2, em um investimento de R$ 9,5 milhões de reais em uma área planejada especialmente para treinamentos e capacitações da tropa.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA