Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

Com o auxílio da Defensoria, associação de catadores de recicláveis firma contrato com a Prefeitura de VG

Publicados

MATO GROSSO

Coleta seletiva será realizada em 63 bairros e loteamentos de Várzea Grande.

Na última quinta-feira (24), após intervenção do Grupo de Atuação Estratégica em Direitos Coletivos (Gaedic) dos Catadores de Recicláveis, da Defensoria Pública Estadual (DPEMT), foi firmado um contrato entre a Prefeitura de Várzea Grande e a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Unidos Várzea-grandenses (Catauni), para a coleta seletiva dos resíduos sólidos urbanos do município, por 12 meses, no valor mensal de R$ 45 mil.

O contrato prevê a execução de serviços de coleta seletiva, reciclagem e educação ambiental, compreendendo as atividades de coleta de resíduos porta a porta, com rotas pré-estabelecidas, transporte, separação, prensagem, reutilização e comercialização dos resíduos recicláveis, atendendo às necessidades do Município.

Conforme explicou a defensora pública Cleide Nascimento, os catadores são pessoas em situação de vulnerabilidade social que durante muitos anos realizaram a coleta seletiva no Lixão de Várzea Grande, que foi fechado em 2022 – cerca de 200 famílias tiravam o sustento do trabalho no local.

Leia Também:  VÍDEO: Comandante da Polícia Militar em São José do Rio Claro, Tenente-coronel Cristiano Vasconcelos, foi exonerado do cargo após dois sargentos morrerem dentro do quartel

A DPEMT atende as quatro associações de catadores de Várzea Grande desde 2018 e, após diversas tratativas junto ao Município e ao Ministério Público, em 2022 ocorreu a formalização de um acordo para a contratação das associações para fazer a coleta seletiva e a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos.

“A Catauni foi a terceira associação a assinar o contrato para a prestação de serviço da coleta. Tenho certeza de que não só ganha o Município com esse contrato, como também o meio ambiente. Serão mais resíduos coletados, triados e destinados às indústrias, melhorando em muito os impactos no meio ambiente”, afirmou a defensora, que integra o Gaedic Catadores de Recicláveis.

O termo de contrato foi assinado pelo secretário municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana de Várzea Grande, Breno Gomes, e pelo presidente da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis Unidos Várzea-grandenses, Zito Valdomiro de Campos.

De acordo com o documento, serão atendidos pela associação de catadores de recicláveis 63 bairros e loteamentos localizados nas regiões Centro Norte, Centro Sul e Leste (Cristo Rei/Ponte Nova/Parque do Lago).

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Polícia procura por pedreiro que matou mulher com picareta

Publicados

em

Antônio Sousa de Jesus, 57, é procurado por matar a companheira com uma picareta, na noite de quarta-feira (20), em Rondonópolis (212 km ao Sul). O homem fugiu com uma motocicleta Honda CG 125 após o crime.

 

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Rondonópolis (DHPP) realiza buscas pelo paradeiro do homem e divulgou  uma foto do acusado para que a população ajude na localização e prisão do autor do feminicídio.

 

Leia também – Homem é achado com corda no pescoço e membros amarrados em vala de escoamento

 

A vítima, Francisca Pereira da Silva,38, foi agredida dentro de casa, no bairro Jardim Vetorasso, no final da noite do feriado, pelo companheiro, o pedreiro Antônio de Jesus. Ele usou uma marreta e depois uma picareta para desferir os golpes contra a mulher.

 

A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada ao Hospital Regional de Rondonópolis, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu logo após dar entrada na unidade de saúde.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está liberado em meia pista para veículos leves

 

Francisco fugiu em uma motocicleta Honda CG 125 logo após o crime.

 

Informações que possam levar ao paradeiro de Francisco, podem ser denunciadas para a Polícia Civil por meio do disque denúncia no número 197, ou no telefone da DHPP: (66) 98156-0028.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA