MATO GROSSO
“Crianças que usam bebida de soja são mais saudáveis”, diz presidente de instituição beneficiada pelo Agrosolidário
MATO GROSSO
Programa possibilita auxílio na alimentação e impacta o dia a dia das famílias.
O Programa Agrosolidário, da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja MT), tem sido uma mão estendida a famílias em situação de vulnerabilidade social. A Obras Sociais Seara de Luz, que acolhe 400 famílias, entre crianças e idosos, é um exemplo de como esse auxílio se traduz em mudança de vida.
A bebida de soja, fornecida pelo programa, tem se mostrado um recurso valioso. Para as 80 crianças atendidas pela creche Filantrópica Nina Zaque e para os pacientes acamados da comunidade, ela representa não apenas nutrição, mas um alívio no cotidiano.
Elione Fátima de Almeida Santos, presidente da Seara de Luz, acompanha de perto os resultados dessa parceria. “Observamos que as crianças e idosos que utilizam a bebida de soja apresentam sinais de mais saúde, com mais energia e vitalidade. É algo que toca profundamente quem está aqui, vendo a diferença que faz”, comenta.
A bebida de soja vai além de sua função nutricional. Ela traz uma economia significativa para as famílias, que podem redirecionar o dinheiro que seria gasto com leite para outras necessidades. Elione descreve com simplicidade o impacto prático desse apoio. “Às vezes, o que se transforma em bebida vira bolo, e é o gosto da esperança que faz a diferença. Para muitos, não é apenas um alimento, mas algo que oferece uma nova perspectiva”, ressaltou a presidente da instituição.
Além da doação, a parceria com a Aprosoja MT proporciona oficinas para o aproveitamento da bebida de soja, ensinando as famílias a preparar bolos, batidas e doces, ampliando suas opções alimentares e de receita.
“O auxílio não se resume apenas à alimentação, mas também ao fortalecimento da economia doméstica. Muitas dessas famílias não têm condições de adquirir alimentos com a qualidade e os nutrientes da bebida de soja. Isso se reflete diretamente no dia a dia delas”, observa Elione.
Ela espera que a parceria continue a crescer. “Atendemos famílias inteiras, de crianças a idosos, e sabemos que cada gesto de apoio representa um alívio. Esperamos que essa colaboração siga, trazendo frutos por muitos anos.”
Jorge Diego Giacomelli, 2º diretor Administrativo da Aprosoja MT, também faz questão de acompanhar de perto os projetos que são beneficiados. “Apoiar a Seara de Luz é uma alegria para todos nós. Ver as crianças sendo atendidas, sentir que estamos fazendo a diferença, é algo que nos motiva a seguir em frente.”
A parceria não se limita à doação de alimentos. A cada mês, 200 cestas de alimentos são entregues às famílias atendidas pela Seara de Luz, além do apoio ao Projeto Panetone do Bem realizados em anos anteriores, garantindo a continuidade das ações sociais da instituição. Assim, o ciclo de solidariedade e cuidado se perpetua, oferecendo a essas famílias uma chance de recomeço.
Especial Agrosolidário 15 Anos
Neste mês, em comemoração aos 15 anos do Agrosolidário, iremos divulgar uma série de instituições apoiadas pelo programa da Aprosoja Mato Grosso. Ao longo deste especial, mostraremos como nosso apoio tem transformado vidas e promovido a solidariedade nas comunidades. Cada história refletirá o impacto positivo que a união e a solidariedade podem gerar, destacando a importância de continuar essa missão de transformação social.


MATO GROSSO
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica

Nesta quinta-feira (10), os conselheiros do Conselho de Consumidores da Energisa Mato Grosso (Conceel-EMT) participaram de uma capacitação sobre a nova Tarifa Social de Energia Elétrica, que entrou em vigor no dia 5 de julho. A Medida Provisória nº 1.300/2025 ampliou o alcance do benefício em todo o país, permitindo que famílias de baixa renda tenham acesso a descontos de até 100% no consumo de energia elétrica.
Durante o encontro, foram apresentados os critérios atualizados para o enquadramento na Tarifa Social, os benefícios garantidos pela nova regulamentação, além de orientações sobre como realizar o cadastro e tirar dúvidas dos usuários. A capacitação foi ministrada pelo gerente comercial da Energisa, Roberto Vieira de Carvalho.
“Foi muito importante estar com o time de conselheiros falar sobre a ampliação da desta isenção – somente em Mato Grosso 209 mil famílias já têm direito a esse benefício e ainda há mais 200 mil que podem fazer parte, desde que estejam com os dados do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), atualizado”, disse.
De acordo com as novas regras, clientes com renda por pessoa de até meio salário-mínimo e consumo de até 80 KW/h podem ter isenção total no consumo de energia. A medida alcança também famílias indígenas, quilombolas e clientes com direito ao Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em todos os casos, os clientes só serão cobrados pelo consumo de energia que exceder os 80 KW/h.
Para o vice-presidente do Conceel-EMT, Benedito Paulo de Abreu, a capacitação é fundamental para garantir que a população tenha acesso a informações claras e corretas sobre seus direitos.
“A nova Tarifa Social é um avanço importante para a população mais vulnerável. Nosso papel como conselho é fiscalizar, orientar e garantir que esse benefício chegue a quem realmente precisa”, destacou.
A Tarifa Social de Energia Elétrica é um programa do Governo Federal que concede descontos na conta de luz para famílias de baixa renda, indígenas, quilombolas e beneficiários de programas sociais. Com a atualização das regras, o objetivo é ampliar o acesso ao benefício e garantir maior justiça social na cobrança de energia elétrica.
Sobre o Conceel-EMT
O Conceel-EMT tem como objetivo orientar, analisar e opinar sobre questões relacionadas ao fornecimento, às tarifas e à adequação dos serviços prestados ao consumidor final. O conselho não possui relação de subordinação com a distribuidora Energisa/MT e é composto por representantes das seguintes classes de consumo: residencial, comercial, industrial, rural e poder público.
-
AGRONEGÓCIO4 dias atrás
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Visitantes e trabalhadores da Expoagro contarão com estrutura de atendimento médico avançada do Hospital H.Bento
-
MATO GROSSO4 dias atrás
DIA MUNDIAL DA PELE: SUA PELE FALA, E MERECE SER OUVIDA
-
MATO GROSSO4 dias atrás
Fórum Agro MT solicita suspensão do sistema CAR 2.0
-
MATO GROSSO3 dias atrás
Inteligência Artificial avança entre os pequenos negócios em MT, mas ainda enfrenta barreiras
-
MATO GROSSO2 dias atrás
Essence Urbanismo apresenta o empreendimento Bella Vita durante a 57ª Expoagro, em Cuiabá
-
EDUCAÇÃO1 dia atrás
Literatura para crianças ganha novos voos com Cintia Barreto: escola, arte e representatividade negra
-
MATO GROSSO1 dia atrás
Conselheiros do Conceel-EMT recebem capacitação sobre a nova Tarifa Social de energia elétrica