Search
Close this search box.
CUIABÁ

MATO GROSSO

VÍDEO: Advogado José Eduardo Cardozo Protocola Pedido de Cassação contra Prefeito Eleito de Sorriso

Publicados

MATO GROSSO

O advogado José Eduardo Cardozo, contratado pelo vereador Damiani da TV, protocolou um pedido de cassação da chapa do prefeito eleito de Sorriso, Alei Fernandes, sob suspeita de compra de votos. Caso a justiça eleitoral acate o pedido, novas eleições poderão ser realizadas para o cargo de prefeito no município.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Empresários visitam lavoura e indústria em Campo Verde para conhecer cenário de investimentos
Propaganda

MATO GROSSO

Seduc lança cartilha de política antirracista para professores e alunos da Rede Estadual

Publicados

em

Por

Objetivo é promover e combater o racismo nas práticas pedagógicas e no ambiente escolar.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) lançou, na manhã desta quarta-feira (04.12), a cartilha “Mato Grosso: Por uma Educação Antirracista”, juntamente com um curso de formação para os servidores da sede administrativa da pasta e as 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

O objetivo do curso, que prossegue até esta quinta-feira (05.12), é desenvolver ações educacionais com política antirracista na Rede Estadual de Ensino. Com o tema: “Formação por uma educação antirracista: Desafio para integrar a diversidade étnico-racial no currículo escolar”, o evento conta com apresentações artísticas e palestras.

A educação antirracista busca promover e combater o racismo nas práticas pedagógicas e no ambiente escolar, além de reconhecer a diversidade étnico-racial como um aspecto fundamental na formação cidadã dos estudantes.

O secretário Alan Porto explicou que a distribuição da cartilha e a formação se tornam essenciais para garantir que o currículo escolar esteja em consonância com as diretrizes da legislação em vigor e possibilitar uma educação inclusiva.

Leia Também:  PM prende suspeito de furto de gado e recupera parte do dinheiro da venda de animais

“Há um ano, analisávamos os dados relativos ao mapa da violência. Entre os pontos de atenção da mediação escolar, estavam injúria racial, racismo e preconceito. Não podemos admitir que, no século 21, ainda convivamos com essa situação. Então, o que estamos fazendo aqui é corrigir erros que já deveriam ter sido corrigidos há muito tempo”, destacou o secretário.

Alan Porto acrescentou também que o reconhecimento das histórias e da diversidade cultural brasileira contribuirá com a criação de metodologias e práticas pedagógicas. Com isso, os estudantes poderão se sentir representados de forma significativa à trajetória e as contribuições de povos afrodescendentes e indígenas para a construção da cultura brasileira, bem como latino-americana.

A coordenadora da Educação do Campo de Quilombola, Ruthnéia Cavalcante, disse que a Formação Antirracista da Seduc é um marco importante, diante da necessidade de debater o racismo na escola, principalmente das raças marginalizadas, como a negra, indígena e cigana.

“É importante tratarmos esses temas na escola porque sabemos que ninguém nasce racista. Se aprendemos a odiar, também podemos aprender a amar e a respeitar as pessoas como elas são. Essa cartilha vai para as escolas com uma linguagem simples, com vários atrativos e recursos acessíveis aos alunos”, finalizou.

Leia Também:  PM desarticula quadrilha de facção criminosa e apreende R$ 32 mil de tráfico de drogas

A cartilha

Com 29 páginas, a cartilha leva o leitor a interagir com os conteúdo por meio de QR-Code, conceitos sobre temas relativos, destaque para leis antirracistas, termos e expressões, sugestão de atividades e de leitura, entre outros.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA