MATO GROSSO
Confira o horário de funcionamento dos museus do Governo de MT para o final de ano
MATO GROSSO
Espaços estarão abertos para visitação, com exceção nos feriados e pontos facultativos, além de datas próximas a depender do equipamento cultural.
Os museus da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) estarão abertos para visitação neste final do ano. As exceções de abertura ocorrem nos feriados de Natal e Ano Novo, e datas próximas, a depender do equipamento cultural. Confira o horário de funcionamento dos museus.
Museu Residência dos Governadores
O Museu Residência dos Governadores estará aberto de segunda a sexta, das 9h até às 17h00. No entanto, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, além de 1º de janeiro de 2025, o museu estará fechado devido aos feriados e pontos facultativos.
O acervo é composto por peças de mobiliário, louças, pratarias e objetos decorativos que oportunizam uma viagem pela história da política do Estado.
A maioria dos itens foi adquirida ainda na década de 1940 por Maria Ponce de Arruda Muller, esposa do interventor Júlio Muller, que governou o Estado de 1937 a 1945.
Museu de História Natural
Já no Museu de História Natural, a programação ocorre de quarta-feira até domingo, das 8h até às 18h. As exceções ocorrem nos feriados das quartas-feiras (25.12 e 01.12), enquanto que, nos dias posteriores, nas quintas-feiras (26.12 e 02.01), o museu estará aberto a partir das 13h.
No local, o visitante poderá visualizar exposições de arqueologia e paleontologia. A exposição paleontológica apresenta fósseis de animais da região, organizados cronologicamente, representando a evolução biológica durante as eras geológicas. A exposição arqueológica conta a história da humanidade por meio de artefatos produzidos pelo homem desde a Pré-história até os dias atuais.
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso
O Museu de Arte Sacra de Mato Grosso estará aberto de quarta-feira até domingo, das 09 até as 18h, e fechado nos feriados das quartas-feiras (25.12 e 01.12).
O museu reúne diversas peças do período setecentista, remanescentes da antiga Catedral do Bom Jesus de Cuiabá, demolida em 1968, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, Nossa Senhora dos Passos, acervo pessoal do bispo Dom Francisco de Aquino Corrêa.
O espaço ainda apresenta a sala do Santo Papa João Paulo II que contém, além de fotos que registram momentos importantes de sua vida, a vestimenta e objetos litúrgicos utilizados pelo Papa durante sua visita a Cuiabá.
Serviço:
Museu Residência dos Governadores – Programação final do ano
Dias abertos para visitação: De segunda-feira a sexta, das 09h até às 17h30
Dias fechados: Terça-feira (24.12), quarta-feira (25.12); terça-feira (31.12) e quarta-feira (01.12)
Museu de História Natural – Programação final do ano
Dias abertos para visitação: De quarta-feira até domingo, das 8h até às 18h
Dias fechados: Quartas-feiras (25.12 e 01.12)
Museu de Arte Sacra de Mato Grosso – Programação final do ano
Aberto para visitação: Quarta-feira até domingo, das 09 até às 18h
Dias fechados: Quartas-feiras (25.12 e 01.12).
MATO GROSSO
Nota do Enem amplia acesso ao ensino superior em 2026
A divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no dia 16 de janeiro de 2026, abriu novas possibilidades para estudantes que pretendem ingressar no ensino superior ainda neste ano. Além de ser o principal critério de seleção para universidades públicas, por meio de sistemas como o Sisu, a nota do exame também é amplamente aceita por instituições privadas como forma alternativa de ingresso, dispensando o vestibular tradicional.
Em faculdades particulares, o uso da nota do Enem tem se consolidado como um caminho mais prático para quem deseja iniciar ou retomar a graduação. A modalidade permite concorrer a vagas em diferentes cursos, com processos simplificados e maior agilidade na matrícula.
Outro benefício importante é que o desempenho no Enem é requisito para programas federais de incentivo à educação, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que possibilita o parcelamento das mensalidades, e o Programa Universidade para Todos (Prouni), responsável pela concessão de bolsas integrais e parciais em instituições privadas.
Além das políticas públicas, algumas instituições oferecem condições especiais para novos alunos que utilizam a nota do Enem, como descontos diretos nas mensalidades, facilitando o acesso ao ensino superior e reduzindo o impacto financeiro da graduação.
Segundo a diretora da Faculdade Serra Dourada, Daiane Oliveira, o exame cumpre um papel fundamental na democratização do acesso à educação. “O Enem amplia as possibilidades de ingresso e permite que o estudante escolha a melhor forma de iniciar sua graduação, seja por meio de bolsas, financiamentos ou benefícios institucionais”, ressalta.
A orientação é que os candidatos fiquem atentos aos prazos e busquem informações diretamente nas instituições de interesse para conhecer os cursos disponíveis, as formas de ingresso com a nota do Enem e as condições oferecidas para novos alunos em 2026.