AGRONEGÓCIO
Exportações de frutas brasileiras recuam em 11% no primeiro semestre de 2022
AGRONEGÓCIO
Devido ao clima desfavorável, nos primeiros seis meses de 2022, a fruticultura brasileira contabilizou uma redução de 11% em valor e volume nas exportações de frutas. Esse fator foi um dos principais a afetar as exportações de frutas, como manga, uva e maçã.
As dificuldades climáticas, como a chuva, presentes no Vale do São Francisco (VSF), impactaram na produtividade da manga e da uva, causando a redução dos volumes exportados e a queda dos preços pagos no mercado externo. Já no caso da maçã, a baixa foi motivada pela quebra de cerca de 30% na safra por causa da estiagem nas áreas de produção no Sul do Brasil, que gerou a queda na produtividade e diminuição do tamanho das frutas.
Outro fator que corroborou para este caimento no volume dos embarques de maçã, é a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, visto que a Rússia é um dos principais destinos da fruta produzida no Brasil.
Por outro lado, no caso das frutas como melão, limão e melancia as exportações apresentaram um aumento no primeiro semestre do ano se comparado com o mesmo período do ano anterior. Nas exportações de melão, por exemplo, a média do semestre somou mais de U$ 56,1 milhão em faturamento, representando um aumento de 7% e totalizando 94,1 mil toneladas de frutas embarcadas, 9% a mais que em 2021.
Já a melancia registrou um acréscimo de 20% no volume e de 32% em valor. Semelhantemente ao caso do melão, este crescimento tem como justificativa o aquecimento do consumo de melancia na Europa. Para o limão, a média total foi de S$ 75.9 milhão, com aumento de 12% no faturamento.
As exportações de limão somaram aproximadamente 90 mil toneladas de frutas, 14% a mais que no mesmo período do ano anterior. Esse aumento tem como base, conforme a Abrafrutas, o crescimento da área plantada, pela entrada de novas players no mercado de exportação, além da maior busca pela fruta para aumentar a imunidade por causa da Covid-19.
Diante disso, e com previsão de clima favorável, o diretor da Abrafrutas, Eduardo Brandão, acredita em uma possível melhora para os próximos meses e espera que, no segundo semestre, o setor possa alcançar os mesmos números de exportações do mesmo período de 2021.
Fonte: AgroPlus
AGRONEGÓCIO
Contagem regressiva para a “noite das patroas” na 57ª Expoagro de Cuiabá: Ana Castela e Maiara & Maraísa prometem show inesquecível
A expectativa só cresce para um dos momentos mais esperados da 57ª Expoagro de Cuiabá. No sábado, 12 de julho, a arena de shows do Centro de Eventos Senador Jonas Pinheiro será palco de uma noite histórica com duas potências do sertanejo feminino: Ana Castela e a dupla Maiara & Maraísa. Juntas, elas prometem agitar o público com uma apresentação memorável que já está entre os destaques da edição deste ano.
Os ingressos estão quase esgotados, e quem quiser garantir presença precisa correr. As entradas podem ser adquiridas online pelos sites www.blackticket.com.br e q2ingressos.com.br, além dos pontos de venda físicos: Prime Eventos (Shopping 3 Américas), Casa de Festas (Pantanal Shopping) e Livraria Janina (Várzea Grande Shopping). Os valores variam entre R$ 70 (meia-entrada ou ingresso solidário) e R$ 500 (inteira no camarote open bar Brahma).
A “noite das patroas” é parte da programação musical da Expoagro 2025, que acontecerá de 11 a 20 de julho. Realizada pelo Sindicato Rural de Cuiabá, a feira contará com dez noites de shows para todos os gostos. Entre os nomes confirmados, estão Léo Santana e Ferrugem (sexta, 18/07), além de Zé Neto & Cristiano e Hugo & Guilherme (sábado, 19/07).
A programação também inclui momentos dedicados à fé. A noite gospel será na segunda-feira, 14 de julho, com Silvani Chaves, Yuri Lima, Banda Voz da Verdade e Arimateia Music. Já o encerramento, no domingo (20), será voltado ao público católico, com apresentações do Padre Adriano Zandoná, Irmã Ana Paula e atrações regionais.
Com exceção dos dias 12, 18 e 19 de julho, a entrada na Expoagro será gratuita. Basta doar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão encaminhados ao programa Sesc Mesa Brasil, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade.
A 57ª edição da Expoagro é fruto da parceria entre o Sindicato Rural de Cuiabá e a Ditado Produções, com apoio do Governo do Estado de Mato Grosso, Assembleia Legislativa (ALMT), Famato, Fiemt e Fecomércio. Um evento que promete reunir música, solidariedade e tradição em uma das maiores festas do estado.