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Cineasta afro-americana Cauleen Smith é a homenageada do FestCurtasBH
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O 25° Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte (FestCurtasBH), que começa quarta-feira (11), vai homenagear a cineasta e artista multimídia afro-americana Cauleen Smith. O festival vai até o dia 22 deste mês, com exibições presenciais na Fundação Clóvis Salgado – Palácio das Artes, e online no site do Cine Humberto Mauro. A programação completa do FestCurtasBH pode ser consultada aqui. Todo o festival é gratuito e aberto ao público.
Nascida em Riverside, na Califórnia, no dia 25 de setembro de 1967, Cauleen Smith é mais conhecida pelo longa-metragem Drylongso e por trabalhos experimentais que abordam a identidade afro-americana, especificamente as questões enfrentadas atualmente pelas mulheres negras.
Atualmente, Caullen é professora do Departamento de Arte da Universidade da Califórnia, situada em Los Angeles. “Ela é uma artista multidisciplinar. Trabalha com várias mídias. Na base, ela é cineasta, mas desenvolve trabalhos como exposições, álbuns de música, poesia e performances, além de ser professora. É uma artista bem múltipla e tem uma liberdade muito grande de ir de um meio a outro”, informou nesta segunda-feira à Agência Brasil a curadora do festival, Ana Siqueira.
Diálogo
Segundo Ana Siqueira, a ideia é apresentar vários aspectos do trabalho de Cauleen, englobando sessões de curtas e o longa-metragem Drylongso que, embora tenha sido reconhecido, teve circulação bem limitada. “O filme foi restaurado e está sendo redescoberto agora e aclamado, porque na época não teve o reconhecimento devido”, disse Ana. Cauleen estará presente no festival no dia 19, no Palácio das Artes, onde conversará com o público, às 21h, e sobre seus filmes e instalações mais recentes. “Dá para conhecer os pensamentos dela, de muita liberdade artística.” Esta é a primeira vez que a cineasta vem ao Brasil.
No dia 22, às 17h, será aberta a mostra Cauleen Smith – As possibilidades cotidianas da imaginação, seguida da exibição do filme Drylongso, com classificação para 14 anos. Às 20h, haverá sessão de filmes premiados.
Segundo a curadora do evento, Cauleen é muito conhecida no mundo. “Ela tem muita circulação no exterior, mas, no Brasil, foi exibida de forma mais pontual. Nunca veio ao Brasil. Seu nome dela chegou para nós em um momento em que estávamos lidando muito com o cinema negro”, ressaltou Ana.
Desde 2018, o trabalho de Cauleen Smith vem sendo acompanhado pela curadoria do FestCurtasBH, mas sua vinda esbarrou na pandemia de covid-19. Agora, chegou a hora do encontro. “Ela está ansiando por isso. Já trabalhou com pessoas brasileiras. Era um desejo dela também ter a experiência no meio do cinema do Brasil”, enfatizou Ana Siqueira.
Cauleen é participante do movimento do Afrofuturismo, estética literária e cultural emergente que combina elementos de ficção científica e histórica, fantasia, afrocentricidade e realismo mágico com cosmologias não ocidentais, a fim de criticar não apenas os dilemas atuais de pessoas de cor, mas também para revisar, interrogar e reexaminar os acontecimentos históricos do passado.
O festival
Além de filmes de curta-metragem, o FestCurtasBH promove uma série de atividades artísticas, como shows, apresentações teatrais e exposições, em busca de uma “amarração” com outras atividades artísticas, informou a curadora. O festival faz parte de um centro cultural importante, a Fundação Clóvis Salgado, que trabalha com diversas formas de arte. “O FestCurtasBH está bem inserido aí.”
Das 3.031 inscrições recebidas, o evento selecionou 142 curtas-metragens de 34 países e 18 unidades federativas brasileiras entre mostras competitivas, paralelas e especiais: São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Rio De Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso, Piauí e Rio Grande do Norte.
Haverá mostras de filmes contemporâneos ”mais interessantes, mais instigantes na atualidade, tanto no Brasil, como no mundo”, destacou a curadora. Entre os142 filmes filmes selecionados estão os curtas contemporâneos e também os de mostras especiais, como Cauleen Smith: as possibilidades cotidianas na imaginação e Manifestar o desejo: mulheres e dissidências na América Latina, de 1966 a 2021. As duas mostras não envolvem filmes recebidos, mas têm uma proposta de curadoria.
Fora as mostras especiais, o FestCurtasBH reúne eventos competitivos contemporâneos, com curtas brasileiros e de outros países, de 2022 e 2023, englobando competição internacional, competição Brasil, competição Minas. Além disso, há mostras para a juventude e de animação e infantis, mais segmentadas em relação ao tema, gênero, interesse, geografia e faixa etária.
Há também atividades formativas. “Já é o sexto ano que a gente faz oficinas de crítica”, disse Ana Siqueira. Nos últimos anos, já foram formados ou aprimorados cerca de 50 críticos. Segundo Ana, trata-se de um processo de formação muito importante, que contribuirá tanto para a formação de espectadores quanto de críticos de cinema. Atividades de teatro infantil também estão previstas. “Nosso desejo é formar público desde criança”, destacou a curadora. Ela acrescentou que a programação do FestCurtaBH é aberta a todas as idades.
Fonte: EBC GERAL


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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas
A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.
Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.
Críticas e denúncias
No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.
“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.
A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.
Impacto na cidade
Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.
Custos e processo de construção
O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.
Notas da Prefeitura
Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.
A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.
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