Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Dnit recebe prêmio internacional que avalia segurança de rodovias

Publicados

BRASIL


O ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, participou hoje (16) da entrega de um prêmio internacional ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Destinado a avaliar o grau de segurança das rodovias em relação ao nível de acidentes, o prêmio foi concedido ao Dnit em dezembro do ao passado pela aplicação de uma metodologia que avaliou a questão em mais de 60 mil quilômetros de estradas federais.

O prêmio, chamado de 5-Star Performer Award, foi dado pela iRAP (Programa Internacional de Avaliação de Rodovias, na sigla em inglês), uma organização sem fins lucrativos, sediada na Inglaterra, que se dedica ao trabalho de salvar vidas e reduzir lesões graves por meio de projetos de rodovias mais seguras.

O Dnit foi contemplado por adotar a metodologia desenvolvida por esta ONG que, entre outros pontos, dispõe de um sistema de classificação da qualidade das vias, com levantamento de dados, codificação e classificação de trechos rodoviários federais em estrelas.

Durante a cerimônia, o ministro Tarcísio de Freitas disse que o prêmio forçará o Dnit a “perseguir” a construção de rodovias com melhores classificações nos padrões estabelecidos pelo iRAP, adotando inovações de engenharia e incorporando parâmetros e padrões para torná-las mais seguras.

Leia Também:  Revalida 2022 aplica segunda etapa de provas hoje e amanhã

“O Brasil é signatário de vários acordos que têm por objetivo a redução de mortes no trânsito. De fato, [os acidentes] são um problema com repercussões sociais e econômicas importantes, e é fundamental ser efetivo no combate aos acidentes e às mortes no trânsito. É um objetivo que a gente deve perseguir”, afirmou o ministro.

O diretor-geral do Dnit, Antônio Santos Silva, disse que o aumento da segurança viária é um grande desafio e citou como exemplo de intervenção para tornar as rodovias mais seguras um trabalho realizado no acostamento da BR-135, no Piauí, que diminuiu a ocorrência de acidentes na estrada. “Temos que aperfeiçoar cada vez mais, e quem ganha com isso somos todos nós, particularmente a população brasileira, que teremos rodovias mais seguras com o grande objetivo de salvar vidas”, disse.

O diretor global de projetos da iRAP, Julio Urzua, destacou, entre os motivos para concessão do prêmio a inclusão da metodologia da ONG para aumentar a proteção dos usuários das rodovias nos projetos de concessão sob a liderança do ministério.

Leia Também:  Número de homicídios e latrocínios cai em fevereiro em São Paulo

“A ferramenta da iRAP ajuda as autoridades a definir até que ponto a infraestrutura viária determina a probabilidade de ocorrência de um acidente e protege os ocupantes do veículo de ter uma lesão grave ou morte quando esse acidente ocorre”, disse.

Urzua acrescentou que um “bem-sucedido” programa do Ministério da Infraestrutura está incluindo em algumas concessões o requisito de medir os níveis de segurança das rodovias concedidas usando as métricas do iRAP.

Edição: Nádia Franco

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 45 milhões

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  PF investiga grupo que aplicava fraudes bancárias no exterior

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA