Search
Close this search box.
CUIABÁ

BRASIL

Hoje é Dia: junho termina com Dia do Orgulho LGBTQIA+ e bumba meu boi

Publicados

BRASIL

O mês de junho é o Mês do Orgulho LGBTQIA+, dedicado a pessoas lésbicas, gays, bissexuais, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todas os membros da comunidade. E o marco desse período de celebrações e luta por direitos é o Dia Internacional do Orgulho LGBT, comemorado na terça-feira (28). A data rememora a Revolta de Stonewall, em 1969. 

No contexto da revolta, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, resistiram a uma abordagem policial no estabelecimento. As operações policiais eram frequentes e motivadas pelo preconceito. Sem alternativas, os LGBTs haviam se acomodado a não lutar contra a opressão por parte da polícia, mas não naquele 28 de junho de 1969. 

A revolta de Stonewall deu origem a outras manifestações pelos Estados Unidos e pelo mundo, tornando- se um divisor de águas na luta por direitos. Mas a luta continua. Embora oito em cada dez pessoas LGBTQIA+ se sintam confortáveis em falar sobre sua orientação sexual e identidade de gênero no ambiente de trabalho, 43% delas afirmam que já sofreram preconceito no local. É o que revela esta pesquisa, repercutida em matéria da Agência Brasil.

O programa Viva Maria falou sobre a luta e as conquistas da comunidade LGBTQIA+. Também na rádio, em 2016, o Ponto Com Ponto Br mergulhou no universo com música, conversa com ativistas e criadores de conteúdo . Ouça no player abaixo:

No cenário mundial, outro instrumento importante para os direitos humanos completa 25 anos. A Corte Penal Internacional, sediada em Haia, na Holanda, julga genocídios, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e outras violações aos direitos humanos. Saiba mais sobre o tribunal em matéria do Repórter Brasil, da TV Brasil:

Festa da cultura popular

Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, o Dia Nacional do Bumba Meu Boi, celebração cultural do estado do Maranhão, é celebrado em 30 de junho.

O espetáculo, que mistura dança, folclore, música, religião e teatro, é um dos destaques das festas juninas de São Luís. A Radioagência Nacional conta mais sobre a preparação das festividades. Segundo a matéria, os grupos de Bumba Meu Boi são divididos em Boi de Matraca, Orquestra, Zabumba, Baixada e Costa de Mão:

Leia Também:  Turismo de aventura: associação defende fiscalização de prática segura

Em 2012, o programa Expedições, da TV Brasil, fez uma viagem pela manifestação cultural maranhense que começa logo após o carnaval e vai até outubro. Confira:

Vinte anos do penta

O último dia de junho marca 20 anos da conquista do pentacampeonato mundial de futebol masculino pela Seleção brasileira. Em 30 de junho de 2002, o Brasil ganhou da Alemanha por 2 a 0 e levou a taça da Copa do Mundo para casa. A seleção ainda teve o artilheiro do campeonato: o camisa 9 Ronaldo. O programa De Lá Pra Cá, da TV Brasil, conta a história dessa conquista:

Confira a lista semanal do Hoje é Dia com datas, fatos históricos e feriados:

26 de junho a 2 de julho
26

Nascimento do cantor e compositor baiano Gilberto Gil (80 anos)

Nascimento do compositor paulista Antenor Serra, o Serrinha (105 anos) – compositor de Chitãozinho e Xororó, Bom Jesus de Pirapora e Do mundo nada se leva, dentre outras

J.K. Rowling lança o primeiro livro da série Harry Potter (25 anos)

Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas – data instituída pela Assembleia Geral da ONU, na sua Resolução nº 42/112, de 7 de dezembro de 1987, e que está oficializada no Brasil pelo Decreto 8.091, de 28 de maio de 1999, através do qual se criou a Semana Nacional Antidrogas

Dia Internacional das Nações Unidas em apoio às Vítimas de Tortura – data instituída pela ONU, na sua Resolução nº 52/149, de 12 de dezembro de 1997, para marcar a data de 26 de junho de 1987, em que entrou em vigor nos países-membros signatários a”Convenção Contra a Tortura e Outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanas ou Degradantes

27

Nascimento do jornalista naturalizado brasileiro Vladimir Herzog (85 anos) – símbolo na luta pela democratização do Brasil

Leia Também:  Governo desocupa escolas que abrigavam famílias em São Sebastião

Morte da pintora e professora franco-brasileira Bertha Worms (85 anos)

Nascimento da soprano italiana Anna Moffo (90 anos)

28

Nascimento o filósofo suiço Jean-Jacques Rousseau (310 anos)

Nascimento do regente e compositor cearense Elezar de Carvalho (110 anos)

Nascimento do compositor norte-americano Richard Rodgers (120 anos)

Dia Internacional do Orgulho LGBTI – comemoração para marcar a data do Incidente de Stonewall, de 28 de junho de 1969, quando frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, na cidade norte-americana de Nova York, reagiram pela primeira vez contra as constantes ações policiais ali ocorridas para prender travestis e todos os que vestissem mais de três peças do sexo oposto

29

Morte do poeta cordelista e repentista cearense Cego Aderaldo (55 anos)

Dia de São Pedro

A Apple Inc. lança, nos Estados Unidos, a primeira geração do iPhone (15 anos)

30

Morte do engenheiro e músico baiano Osmar Macedo (25 anos) – um dos criadores do trio elétrico

Nascimento da cantora e compositora mineira Maria Helena Toledo (85 anos) – gravou os LPs Maria Toledo sings Bonfá, em 1962, Jazz, samba, encore, em 1963, cantando em português e acompanhada por Stan Getz, e Braziliana, em 1965, com Luiz Bonfá e Bob Scott; em 1966, participou como compositora do I Festival Internacional da Canção, na TV Rio, com Dia das rosas, com Luiz Bonfá, interpretada por Maysa e classificada em terceiro lugar

Morte do médium e escritor mineiro Chico Xavier (20 anos)

Nascimento da monja zen budista paulista Cláudia Dias Baptista de Sousa, a Monja Coen Roshi (75 anos)

Reino Unido transfere soberania de Hong Kong para China (25 anos)

Seleção brasileira de futebol masculino conquista o quinto título mundial (20 anos)

Dia Nacional do Bumba meu Boi

Edição: Nathália Mendes

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

BRASIL

Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

Publicados

em

A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

Leia Também:  Aliados de Bolsonaro fazem ato político no Rio de Janeiro

“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

Leia Também:  Turismo de aventura: associação defende fiscalização de prática segura

Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA