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Quinteto Villa-Lobos celebra 60 anos no CCBB do Rio de Janeiro

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O Quinteto Villa-Lobos comemora 60 anos de criação com uma programação especial semanal no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ). O evento começa hoje (24) e vai até o dia 12 de junho próximo, sempre às segundas-feiras. A classificação é de 12 anos e as atividades têm acessibilidade.

Os membros fundadores do grupo de sopro foram Celso Woltzenlogel (flauta), Paolo Nardi (oboé), Wilfried Berk (clarinete), Carlos Gomes de Oliveira (trompa) e Airton Lima Barbosa (fagote). Ao longo das seis décadas de existência, o quinteto de música erudita já teve diversos músicos como integrantes e nunca deixou de tocar e gravar.

“Um dos mais antigos conjuntos de câmara em atividade no país, o Quinteto nunca parou de funcionar, gravar e se apresentar ao longo de 60 anos. Os integrantes mudam, mas o quinteto permanece”, conta a produtora do evento, Ana Luisa Lima.

Ana Luisa esclarece que o quinteto foi criado para estabelecer um diálogo mais íntimo com a música brasileira: “Villa-Lobos compõe música erudita, mas ele bebe na cultura popular. O Quinteto nasce com esse objetivo de difundir a música de câmara, com raízes na música brasileira. O conjunto toca Bach, toca Mozart, mas ele nunca perdeu esse viés”.

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O projeto comemorativo de aniversário terá convidados especiais para exaltar a música instrumental brasileira. Dentre os convidados estão o grupo Água de Moringa, Marcello Gonçalves, Henrique Cazes e Guinga. No repertório, músicas que fizeram parte da trajetória do grupo até aqui, além de composições próprias dos convidados.

Os concertos ocorrem sempre às 19h. Nesta segunda, o tema será Música Brasileira Revisitada, com o Quinteto Villa-Lobos instrumental. Já na próxima segunda-feira, dia 1º de maio, o quinteto recebe o grupo Água de Moringa, com o tema Os Chorões e o Choro: a Primeira Música Instrumental Brasileira.

Já no dia 8 de maio, o grupo recebe Henrique Cazes e Marcelo Gonçalves, com o tema Villa-Lobos e Suas Influências. A programação completa pode ser acessada nas redes sociais do CCBB: Twitter, Facebook e Instagram.

Módulo educativo

A programação prevê também um módulo educativo, com uma aula especial (masterclass) de flauta, clarineta e trompa, no dia 15 de maio, às 19h, e um concerto didático com o Quinteto Villa-Lobos no dia 22 daquele mês, às 15h.

Os dois eventos ocorrerão na sala 26 do CCBB-RJ. São cerca de 150 lugares disponíveis para os concertos presenciais, 40 vagas para a masterclass e 80 vagas para o concerto didático. As ações formativas são gratuitas, após preenchimento de formulário de inscrição que está disponível no site da produtora do evento, Caseiras Produções Culturais.

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Instituições de ensino poderão participar do concerto didático e formação de plateia inscrevendo seus alunos pelo e-mail producao@caseirasproducoes.art.br. Durante esse evento, os músicos montam e desmontam os instrumentos e contam histórias para o público escolar.

Os ingressos para os concertos, que custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia), podem ser adquiridos pelo site do CCBB ou na bilheteria física do local. 

O Quinteto Villa-Lobos tem grande relevância sociocultural e histórica para a música brasileira instrumental, tendo se apresentado nos principais festivais de música erudita no Brasil e no exterior. Atualmente, o grupo é formado pelos músicos Rodrigo Herculano (oboé), Aloysio Fagerlande (fagote), Paulo Sérgio Santos (clarineta), Philip Doyle (trompa) e Rubem Schuenck (flauta).

Durante a programação especial em comemoração aos 60 anos do quinteto, o clarinetista e diretor artístico do grupo Paulo Sérgio Santos será substituído por Cristiano Alves. Ele machucou a mão e não se apresentará no CCBB-RJ.

Fonte: EBC GERAL

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Prefeitura de SP constrói muro na Cracolândia para isolar área de usuários de drogas

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A Prefeitura de São Paulo ergueu um muro na Cracolândia, localizada no Centro da cidade, com cerca de 40 metros de extensão e 2,5 metros de altura, delimitando a área onde usuários de drogas se concentram. A estrutura foi construída na Rua General Couto Magalhães, próxima à Estação da Luz, complementada por gradis que cercam o entorno, formando um perímetro delimitado na Rua dos Protestantes, que se estende até a Rua dos Gusmões.

Segundo a administração municipal, o objetivo é garantir mais segurança às equipes de saúde e assistência social, melhorar o trânsito de veículos na região e aprimorar o atendimento aos usuários. Dados da Prefeitura indicam que, entre janeiro e dezembro de 2024, houve uma redução média de 73,14% no número de pessoas na área.

Críticas e denúncias

No entanto, a medida enfrenta críticas. Roberta Costa, representante do coletivo Craco Resiste, classifica a iniciativa como uma tentativa de “esconder” a Cracolândia dos olhos da cidade, comparando o local a um “campo de concentração”. Ela aponta que o muro limita a mobilidade dos usuários e dificulta a atuação de movimentos sociais que tentam oferecer apoio.

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“O muro não só encarcerou os usuários, mas também impediu iniciativas humanitárias. No Natal, por exemplo, fomos barrados ao tentar distribuir alimentos e arte”, afirma Roberta.

A ativista também denuncia a revista compulsória para entrada no espaço e relata o uso de spray de pimenta por agentes de segurança para manter as pessoas dentro do perímetro.

Impacto na cidade

Embora a concentração de pessoas na Cracolândia tenha diminuído, o número total de dependentes químicos não foi reduzido, como destaca Quirino Cordeiro, diretor do Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas. Ele afirma que, em outras regiões, como a Avenida Jornalista Roberto Marinho (Zona Sul) e a Rua Doutor Avelino Chaves (Zona Oeste), surgiram novas aglomerações.

Custos e processo de construção

O muro foi construído pela empresa Kagimasua Construções Ltda., contratada após processo licitatório em fevereiro de 2024. A obra teve custo total de R$ 95 mil, incluindo demolição de estruturas existentes, remoção de entulho e construção da nova estrutura. A Prefeitura argumenta que o contrato seguiu todas as normas legais.

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Notas da Prefeitura

Em nota, a administração municipal justificou a construção do muro como substituição de um antigo tapume, visando à segurança de moradores, trabalhadores e transeuntes. Além disso, ressaltou os esforços para oferecer encaminhamentos e atendimentos sociais na área.

A Secretaria Municipal de Segurança Urbana (SMSU) reforçou que a Guarda Civil Metropolitana (GCM) atua na área com patrulhamento preventivo e apoio às equipes de saúde e assistência, investigando denúncias de condutas inadequadas.

A questão da Cracolândia permanece um desafio histórico para São Paulo, com soluções que, muitas vezes, dividem opiniões entre autoridades, moradores e ativistas.

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